Canonical libera download do Ubuntu 13.04 com interface remodelada; confira as novidades
Seguindo o cronograma de desenvolvimento da distribuição, a Canonical liberou, nesta quinta-feira (25), a versão final do Ubuntu 13.04, também chamado de Raring Ringtail. Essa versão traz profundas alterações na interface Unity, algumas mudanças estéticas e melhorias na performance do sistema.
Nova versão do Ubuntu traz melhorias visuais e velocidade (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)
Como não poderia deixar de ser, a atualização traz várias correções de bugs, novas funcionalidades e muitos refinamentos relacionados à melhoria da performance do sistema. A interface padrão do sistema, Unity, também recebeu várias mudanças para torná-la mais rápida. No passado, ela já foi muito criticada por ser lenta e consumir muitos recursos, no entanto, as mudanças não foram impulsionadas pelas críticas e, sim, pela necessidade de adaptar o sistema a outros dispositivos.
O novo sistema vem com a versão 3.8.0-19-29 do kernel (baseada no 3.8 do kernel Linux). Lançado há alguns meses, ele traz correção de diversos bugs e uma maior integração da estrutura do S.O com diversos tipos de hardware, principalmente, com as placas de vídeo da Nvidia e da AMD.
O Ubuntu 13.04 traz o Firefox 20.0 e o LibreOffice 4.0.2 (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)
Além do kernel, o sistema traz: Firefox 20.0, Thunderbird 17.0.5, Nautilus 3.6.3, LibreOffice 4.0.2, Empathy 3.6.4, Totem (Videos) 3.6.3, Gedit 3.6.2, Deja Dup Backup Tool 26.0, Rhythmbox 2.98, GNOME Contacts 3.6.2, Brasero 3.6.1, Transmission 2.77, Remmina 1.0.0, Ubuntu Software Center 5.6.0 e GNOME Control Center 3.6.3, Compiz 0.9.9~daily13.04.18.1, Unity 7.0.0daily13.04.18 e GTK 3.6.4.Contudo, a mudança mais visível na nova versão do sistema operacional da Canonical está na aparência do ambiente Unity. Aplicativos essenciais, como o Ubuntu Software Center, Software Updater, Nautilus e o Dash estão com novos ícones. Agora, o usuário pode ativar ou desativar áreas de trabalho e também adicionar a opção do ícone “exibir área de trabalho” no lançador. E como parte da tradição de novas versões, o sistema traz um belo conjunto de novos papéis de parede que ajudam a tornar o ambiente mais agradável.
Ubuntu 13.04 oferece novos papéis de parede (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)
O Unity agora tem uma opção nas quicklists que permite ao usuário alternar entre as janelas de qualquer aplicação. Com isso, se você tiver duas ou mais instâncias do mesmo aplicativo abertas, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa e escolher a janela que deseja usar na quicklist.
Ubuntu 13.04 apresenta ícones maiores (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)
Também foram adicionadas novas animações na pré-visualização do Unity, tornando o uso desse recurso mais dinâmico e moderno. Com isso, caso você tenha contas sociais e elas estiverem configuradas em contas on-line, ou imagens importadas no Shotwell, você pode visualizá-las em uma nova lente no Dash: uma lente foto. Além dela, a antiga lente Gwibber foi substituída por uma nova, a Friends (assim como seus respectivos aplicativos), o que permite a você executar algumas ações comuns nas redes sociais (Twitter, Facebook, etc), a partir de uma pré-visualização no Dash.
Opção "contas on-line" do Ubuntu 13.04 (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)
A Canonical colocou no ar um “tour”, onde é possível conhecer o novo sistema antes de instalá-lo. O Ubuntu 13.04 promete levar ao usuário um desktop leve, bonito, configurável e cheio de recursos. Será que ele irá cumprir o que promete?
____________________________________________________________________
UBUNTU 13.04 É LANÇADO; CONFIRA AS NOVIDADES
Redação com informações do Techtudo.
Imagens: Edivaldo Brito/Techtudo
Comentários