Superclássico das Américas 2013 deve ser adiado e nova edição será apenas depois da Copa do Mundo de 2014
Réver levantou a taça do Superclássico das Américas na edição 2012 do torneio
(Foto: Reprodução / Assessoria de imprensa)
Com isso, a tendência é que o torneio, programado para ser disputado até 2018, volte a ser realizado apenas no segundo semestre de 2014, após a disputa da Copa do Mundo. Por conta disso, o contrato firmado entre as federações e a empresa responsável pela organização do evento seja estendido por mais um ano.
Em papos informais com os jornalistas durante as Confederações, Felipão deixou bem clara a sua opinião sobre a disputa do torneio. Segundo o treinador, um "choque de motivação" poderia prejudicar o desenvolvimento do trabalho para a Copa do Mundo de 2014, já que muitos atletas que disputariam o Superclássico das Américas de 2013 não seriam chamados para o torneio no Brasil.
Além disso, as negociações de Neymar, que foi para o Barcelona, e Paulinho, vendido pelo Corinthians ao Tottenham, somada a possibilidade da saída de outros nomes que atuam no futebol brasileiro motivaram a comissão técnica da Seleção a cogitar a possibilidade de não disputar a competição. Até a utilização de um time sub-20 foi ventilada caso o torneio não pudesse ser adiado para uma nova data.
Mas tal situação não foi vista apenas pela comissão técnica da seleção brasileira. Alejandro Sabella também não estava disposto a encarar o torneio em 2013. As informações dão conta de que a superioridade das equipes montadas pelo Brasil com atletas locais vinha incomodando os argentinos, que perderam as duas edições anteriores do Superclássico. No ano passado, o time canarinho venceu por 2 a 1 o jogo de ida, em Goiânia, e foi derrotado pelo mesmo placar, na volta, em Buenos Aires. Nos pênaltis, a equipe brasileira venceu e ficou com o caneco.
Com o adiamento dos jogos, o Brasil terá mais oito partidas até a convocação final para a Copa do Mundo - serão sete em 2013 e apenas um, em 2014. O próximo compromisso do time canarinho será no dia 14 de agosto, contra a Suíça, na Basiléia. A convocação será divulgada por Felipão no dia próximo dia 30, no Rio de Janeiro.
Comentários