"Zig Zag Arena" não surpreende ao ser um fracasso comercial, de audiência e repercussão

No dia 03 de outubro deste ano, a Globo estreou um novo programa na faixa das 14h30, ocupando as tardes de domingo: o "Zig Zag Arena", programa que consiste em reeditar brincadeiras marcantes da infância dos telespectadores. A apresentadora escolhida foi Fernanda Gentil, que já vinha sendo testada em diversos projetos – duas versões do "Se Joga", entre 2019 e setembro deste ano. 

Logo na estreia, confusões sobre o formato foram alvo de críticas pela imprensa e também pelo grande público. As brincadeiras do formato são divididas em três fases: Pique-pega, Megaball e Tudo ou Nada. Duas equipes participam do programa – um tipo de game show –, que podem ser famosas ou anônimas das mais diversas áreas. No entanto, o formato não agradou o público e já estreou com uma baixa audiência: 10,4 pontos de média (a meta do horário é de 12 pontos), perdendo inclusive a liderança para o SBT, que exibe na faixa o quadro "Comprar é bom, levar é melhor", dentro do "Domingo Legal", apresentado por Celso Portiolli.

Ao longo dos outros programas, a audiência oscilou entre 8 e 10 pontos, ou seja, derrubando do "The Voice Kids" e também do "The Voice +", versões de programas do estilo reality exibidos ao longo de 2021. Entre abril e junho, também foi exibida a série sobre Sandy e Junior, ou seja, um documentário, que teve bons índices, bem como o show final exibido no final de maio. Voltando para o "Zig Zag Arena", já era esperado o fracasso do programa apresentado por Fernanda Gentil, tanto em relação ao mercado publicitário, e também na audiência e na repercussão.

O formato não envolve o telespectador e também em vários momentos confunde, e até o moderno estúdio do MG4 utilizado para a produção do Zig Zag Arena é cheio de elementos que corroboram para um cenário de confusões perante a quem assiste o programa. O fato de não ter vendido nenhuma cota publicitária também deixou claro que o mercado não se interessou ou não viu potencial no programa. Até a apresentadora, Fernanda Gentil, que saiu do Esporte para o Entretenimento, também não se encontrou na atração, que também não mostra o melhor lado de Fernanda. A apresentadora teria melhor destino como repórter esportiva mesmo - vide a sua excelente cobertura na Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Tudo o que foi colocado acima é reforçado pelos péssimos índices registrados pelo "Zig Zag Arena" neste domingo, 14 de novembro. Durante o horário que ficou no ar, a atração apresentada por Fernanda Gentil e que conta com as participações do narrador Everaldo Marques e o comediante Marco Luque, além das equipes dos ex realitys "Big Brother Brasil" e "The Voice Brasil" disputando entre si, ficou em terceiro lugar  e marcou apenas 6.8 pontos de média, batendo recorde negativo, e teve um pico de 10.6 pontos, herdado da "Temperatura Máxima", e um share de 14.7%. No mesmo horário, a Band ficou na liderança, exibindo o GP do Brasil, com 7.3 pontos de média, o SBT ocupou o segundo lugar, com 6.9 pontos de média e a Record ficou em terceiro lugar, com 5.6 pontos de média. A soma dos canais pagos foi de 4.5 pontos, a Record News teve 0.5 pontos de média e as emissoras Rede Vida e Cultura obtiveram apenas 0.4 pontos de média. Dados na Grande São Paulo e medidos pelo Kantar Ibope Media.

Antes marcado para ficar no ar até o dia 30 de janeiro de 2022, totalizando 18 domingos no ar, o "Zig Zag Arena" corre o risco de sair do ar já em dezembro e não terá a sua segunda temporada produzida pela Globo, conforme chegou a ser dito antes da estreia. Ou seja, encaminha-se para o fim de mais uma atração comandada por Fernanda Gentil, que ainda não se encontrou no Entretenimento e teve o contrato renovado até 2025. Resta aguardar os próximos passos dos domingos da Globo e também da apresentadora. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Comentando (Segunda Temporada)- 13° Edição: Como definir Maria Eduarda Silva, Maria Eduarda Pinto e Maria Eduarda Dantas?