Ponto no Ibope da Grande SP agora equivale a 62 mil casas
Peoplemeter do Ibope, aparelho que mede audiência (Foto: Reprodução)
Todo início de ano, o Ibope atualiza a equivalência dos pontos em suas medições de audiência de televisão.
A atualização leva em consideração a variação populacional de cada região medida. Por exemplo: se a Grande São Paulo cresce, cada ponto equivale a mais gente ou mais casas.
Durante 2013, cada ponto domiciliar na Grande SP equivalerá a 61.952 domicílios. No ano passado, cada ponto representava 60.204 casas. O aumento foi de quase 3%.
Então, se um programa dava 10 pontos em 2012, ele era sintonizado em 602.040 casas. Neste ano, o mesmo programa de 10 pontos é visto em 619.520 residências da Grande SP.
Cada um ponto representa 1% do universo dos domicílios do universo pesquisado. Em outras palavras, para o Ibope a Grande SP tem 6,195 milhões de residências.
No Rio e no Brasil
Na região metropolitana do Rio de Janeiro, um ponto passou de 36.319 casas em 2012 para 38.621 neste ano, um acréscimo de 6%.
Já no PNT, o Painel Nacional de Televisão, um ponto passa a representar 204.107 residências, contra 191.175 no ano passado. O aumento foi de 7%.
Audiência individual
Esses pontos domiciliares são diferentes de audiência em número de pessoas, raramente divulgada pelas emissoras. Somente o Ibope publica uma lista dos cinco programas mais vistos de cada emissora pelo total de indivíduos.
Neste ano, cada ponto de audiência individual em SP equivalerá a 185.814 pessoas. Cada ponto é 1% de 18,6 milhões de habitantes na Grande SP.
No Rio, um ponto individual representará 108.578 pessosas. No PNT, 608.165.
Fonte: Jornalista Daniel Castro, do R7
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