Escrava Mãe: o que esperar da novela que abre o horário das 19h30 da Record?


Constantes adiamentos e insegurança. Uma produção épica e que promete apresentar muita qualidade. Assim é que podemos falar de "Escrava Mãe", novela que estreia na última terça deste mês de maio --- dia 31/5, juntamente com "Haja Coração", da Globo. E do que foi visto das chamadas, podemos esperar uma novela promissora, que promete engradecer a faixa das 19h30 e pode promover uma nova disputa entre Globo e Record.

Após "Escrava Isaura" (2004/2005), a nova novela da emissora vai contar a história da mãe de Isaura (personagem clássica da literatura e também da televisão): Juliana. A história começa a partir do momento que um navio negreiro navega em direção ao Brasil trazendo mulheres e homens capturados na África, que aqui serão vendidos como escravos. Entre eles, está Luena (Nayara Justino), que éabusada sexualmente pelo feitor Osório (Jayme Periard) durante o trajeto. Ao chegar ao Brasil, Luena dá a luz a Juliana (Gabriela Moreyra), mas morre logo após o parto. Juliana é então, criada pela família do Coronel Custódio Avelar (Antônio Petrin) como serva familiar, trabalhando em um engenho chamado, “Engenho do Sol”. O português Miguel (Pedro Carvalho), ao chegar ao engenho, se apaixona por Juliana, mas para viverem esse amor vão ter que enfrentar as armações do Comendador Almeida (Fernando Pavão), filho do Coronel Custódio que se apaixonou pela bela escrava; e de Maria Isabel (Thaís Fersoza) que vai se encantar por Miguel.

Do que foi visto do enredo, a novela parece bem promissora, e as chamadas tem deixado muita ansiedade, afinal a novela está engavetada desde novembro de 2015 (leia mais sobre isso logo abaixo) e agora que enfim estreará pode ser uma boa opção frente à 'Haja Coração' (uma releitura de "Sassaricando", com tramas da mesma e novas histórias), que vem com a missão de substituir o fenômeno "Totalmente Demais", que terminará seu ciclo numa segunda-feira e não numa sexta, como de costume, com o último capítulo sendo reapresentado na sessão do "Vale a Pena Ver de Novo", provavelmente na faixa das 16h35.

A novela de Gustavo Reiz --- autor das minisséries "Sansão e Dalila" (2011), "Fora de Controle" (2012) e "Milagres de Jesus" (2014) e da novela "Dona Xepa" (2013), sofreu com constantes adiamentos. Primeiramente, estrearia sucedendo a novela "Os Dez Mandamentos", fenômeno da faixa das 20h30 da emissora, mas, em 10 de novembro de 2015, durante a exibição do capítulo da abertura do Mar Vermelho, mostrou, no intervalo, uma chamada anunciando apenas para esse ano a novela. Posteriormente, ficou definido que a faixa das 20h30 ficaria destinada para produções bíblicas, e logo em seguida, que 'Os Dez Mandamentos' teria uma segunda temporada, prevista também apenas para esse ano --- e que começou a ser exibida em abril e fica no ar até o mês que vem ---. Durante esta pausa entre as duas temporadas da novela, passou pela faixa de produções bíblicas as reprises das minisséries "Rei Davi" (de 16 de novembro de 2015 à 18 de janeiro deste ano), "José do Egito" (de 11 de janeiro de 2016 à 7 de março do mesmo ano) e de "Sansão e Dalila" (de 7 de Março de 2016 à 1° de abril do mesmo ano), sendo que as duas primeiras conseguiram segurar a vice liderança do horário facilmente, já a última sofreu sucessivas derrotas para "Cúmplices de um Resgate", do SBT. O ano virou e a Record havia adiado mais uma vez a novela, que iria estrear em março, mas sofreu seu terceiro adiamento.

Em fevereiro deste ano, em coletiva para a apresentação da programação 2016 da emissora, ficou definido que a novela estrearia no dia 26 de abril, uma terça-feira, na faixa das 19h30. Mas, com o assustador fenômeno de "Totalmente Demais", que com o fim do horário de verão começou a registrar médias acima dos 30 pontos, a novela sofreria seu quarto adiamento.

Desta vez, o folhetim épico estrearia no dia 30 de maio, mas com a decisão da Globo já citada anteriormente --- de exibir o último capítulo de "Totalmente Demais" no dia 30/5 (segunda), a novela foi adiada pela sexta vez: agora para o dia 31 de maio, juntamente com "Haja Coração", de Daniel Ortiz, na Globo.


Definida pela crítica e pelo público como a novela mais aguardada do ano de 2016, "Escrava Mãe" estreará em meio a uma faixa da concorrente que depois de penar com, principalmente "Além do Horizonte" (2013) e "Geração Brasil" (2014), se encontrou com "Totalmente Demais", que vem registrando médias entre 31 e 35 pontos de audiência e que vai deixar uma boa audiência para a sua sucessora, ou seja, vai ter que apresentar muita qualidade e suar muito para conquistar o público. É aguardar para ver como a audiência se comportará e como será a repercussão da novela. Dia 31, às 19h30, "Escrava Mãe", na Rede Record.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?