Aprendendo Mais - #EsquentaENEM2016: Proposta de Redação


Falta menos de um mês para o ENEM 2016 e é hora de intensificar ainda mais os estudos e também a realização de simulados. Nesta edição do Aprendendo Mais - Esquenta ENEM 2016, vamos falar sobre uma proposta de Redação para ajudar nos estudos da área que talvez seja mais importante do ENEM, juntamente com Linguagens e Matemática. Confira!


Texto I

Infraestrutura dos jogos Rio 2016 deixará legado para o esporte nacional

Os Jogos Olímpicos serão no Rio de Janeiro, mas a perspectiva de investimentos em infraestrutura esportiva do governo federal tem abrangência nacional. Os investimentos, superiores a R$ 4 bilhões, têm proporcionado a construção e a consolidação de uma Rede Nacional de Treinamento, com unidades que beneficiarão brasileiros em todas as regiões, contribuindo para a formação de novas gerações de atletas.

Somente o investimento em infraestrutura física ultrapassa a marca de R$ 3 bilhões. São recursos destinados à construção de centros de treinamento de diversas modalidades, 249 Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), 47 pistas oficias de atletismo e instalações olímpicas no Rio de Janeiro (RJ).

Durante a realização dos Jogos, a delegação brasileira e as equipes estrangeiras terão instalações esportivas modernas para os períodos de treinamento. O Ministério do Esporte está investindo R$ 207,5 milhões em construção, reformas e adaptações em unidades militares e na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Após 2016, essas instalações, que atenderão a diversas modalidades olímpicas e paralímpicas, serão incorporadas à Rede Nacional de Treinamento.

Os investimentos em unidades militares estão sendo feitos no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), na Escola Naval, na Universidade da Força Aérea (Unifa), no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan) e no Clube da Aeronáutica (Caer).

O objetivo da Rede é interligar as instalações esportivas e oferecer espaço para detecção de talentos, formação de categorias de base e treinamento de atletas e equipes, com foco em modalidades olímpicas e paralímpicas. Também pretende aprimorar e permitir o intercâmbio entre técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte.

(Disponível em http://www.brasil.gov.br/esporte/2016/04/infraestrutura-dos-jogos-rio-2016-deixara-legado-para-o-esporte-nacional. Acesso em 01/08/2016)

Texto II
A possível contradição entre interesses privados e interesses públicos – no que tange a resolução ou amenização da questão social – permanece como um dos 110 pontos mais latentes desta fase de implementação do projeto. Ao mesmo tempo em que projetos que conectam a educação e o esporte – como os programas Segundo Tempo, Mais Educação, Rio Cidade Global, Rio em Forma Olímpico, dentre outros – fornecem uma perspectiva positiva para o incremento e inovação de políticas públicas, projetos como o da Vila Olímpica – a ser construída pela construtora dona do terreno onde será localizada a Vila – despertam questionamentos por parte daqueles que poderão ser atingidos negativamente.

A questão da remoção autoritária de comunidades carentes, que estariam em áreas de risco segundo as autoridades públicas, poderia ser reconsiderada no sentido de passar a contemplar o interesse social destes moradores, agregando-os a programas direcionados a estas áreas como as UPPs sociais e o novo programa Morar Carioca. A observância do interesse social se faz mister também no projeto de revitalização da região portuária, o Porto Maravilha, onde, apesar da contemplação de áreas carentes com a proteção de delimitação de áreas de habitação social, da previsão de projetos de reurbanização e do próprio Morar Carioca, a cessão de terrenos para financiar a iniciativa para o setor privado e o privilégio dado ao turismo de alto rendimento e às sedes de empresa, poderão colocar em risco uma melhoria concreta para os setores menos privilegiados da região. Com relação à zona portuária, também é importante ressaltar positivamente a articulação pública, capitaneada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, de alteração do projeto inicial para os jogos ao deslocar algumas instalações não esportivas para a região em detrimento da Barra da Tijuca, conforme vimos. Apesar do privilegiamento da região da Barra – um dos maiores pontos negativos do projeto em termo de legado urbano para a cidade – a crescente mobilização em prol da revitalização do Porto poderá concretizar um legado nos moldes de Barcelona, com o necessário diferencial social. 

(LO BIANCO, Vittorio Leandro Oliveira. O legado dos megaeventos esportivos em questão: as mudanças ou as continuidades na cidade Rio de Janeiro pós-sede. Dissertação de Mestrado. UFRJ, 2010)

Texto III
A 200 dias dos Jogos Olímpicos, na reta final dos preparativos para o megaevento e do fim das grandes obras, cresce a preocupação com o futuro dos milhares de operários que vieram à cidade para trabalhar na construção dos locais de competição, projetos de infraestrutura e mobilidade.

Em entrevista à BBC Brasil, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fábio Goulart Villela, diz que o contexto é desfavorável ao trabalhador.

“Nós já estamos vivenciando um período de crise econômica, incertezas, casos de má gestão, e muitas dessas empreiteiras vivem reflexos da Lava Jato. É provável que tenhamos uma série de disputas e negociações”, diz o procurador, citando casos como o da semana passada, quando 300 trabalhadores demitidos de uma das construtoras do Parque Olímpico fizeram protestos por não terem recebido salários nem o pagamento das rescisões contratuais.

“A tendência infelizmente é piorar, e é claro que vai estourar sempre na base, no trabalhador”, afirma Villela, ao ressaltar que muitos desses operários vieram de outros Estados e podem se ver em condições muito vulneráveis sem dinheiro e com poucas chances de encontrar outro emprego no Rio.
Outra questão no radar do MPT são as greves de setores como controladores de tráfego aéreo, policiais federais, motoristas de ônibus, garis, que a exemplo do que aconteceu nos meses anteriores à Copa do Mundo, em 2014, podem fazer paralisações para aumentar o poder de barganha em negociações de reajuste salarial. 

(Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160118_olimpiada_entrevista_mp_jp. Acesso em 01/08/2016)

No mês de agosto de 2016, o tema mais comentado pela mídia brasileira e do resto mundo serão os jogos olímpicos, sediados no Rio de Janeiro. Notícias sobre problemas na infraestrutura estão sendo veiculadas, mas é importante discutir também o que acontecerá com essa infraestrutura após os jogos. Com base no seu conhecimento de mundo e nos textos apresentados acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Infraestrutura das Olimpíadas do Rio de Janeiro: legado para a população ou problema?

Fonte da proposta: http://psalm.escreveronline.com.br/o-legado-das-olimpiadas-do-rio-de-janeiro/. Acesso em: 06/10/2016.

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AULA: COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita

A primeira competência cobrada é o domínio de gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa e suas aplicações. Serão observados os conhecimentos sobre todas as regras gramaticais, levando em consideração critérios relacionados á ortografia, regência, concordância e semântica.

O que será avaliado?

  • Diferença entre a modalidade oral e escrita;
  • Atenção á ortografia e as regras gramaticais;
  • Estética geral do texto e o respeito ao número de linhas;
  • Ausência de marcas da oralidade;
  • Precisão vocabular;
  • Colocação das letras maiúsculas e minúsculas;
  • Divisão silábica na mudança de linha (translineação).

Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

A segunda competência cobrada na Redação do Enem, é a compreensão da proposta. Aqui o candidato precisa entender o tema a ser desenvolvido, organizar as ideias e aplicá-las em um texto. Para isso é preciso ler o tema com bastante atenção, para conseguir relacionar outras áreas do conhecimento e provar que sabe o que é um texto dissertativo.

O que será avaliado?

  • Compressão da proposta: evite ficar preso aos textos motivadores, não os copie, mas também não deve ignorá-los;
  • Conhecimento sobre outras áreas, como, por exemplo, literatura, biologia, cinema, biotecnologia, entre outras;
  • Se o aluno sabe estruturar uma texto dissertativo.

Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.


Na terceira competência é cobrado se a argumentação do candidato é feita com base em fatos concretos para defender seu ponto de vista. Tudo que será escrito na Redação do Enem precisa estar fundamentado em algo verdadeiramente comprovado e real. O aluno pode usar dados estatísticos, analogias, metáforas (comparações), fatores com causa e consequência, enumerações e citações.

O que será avaliado?

  • Progressão qualitativa (relação de sentido entre as partes do texto);
  • Ordem lógica entre as ideias apresentadas;
  • Coerência: adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real;
  • Encadeamento de ideias: cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.


Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Nessa competência, será avaliado se o candidato sabe escrever um texto coeso. Como na redação do Enem é exigido um texto dissertativo-argumentativo, as ideias precisam, além de serem sólidas, estar ber articuladas e organizadas por meios de parágrafos bem elaborados. A utilização de conectores deve ser explícita, ligando os argumentos e parágrafos, evitando repetições.

O que será avaliado?

- Estruturação dos parágrafos: Em um texto dissertativo-argumentativo, o parágrafo é formado por uma ideia principal á qual se ligam as ideias secundárias;

- Estruturação dos períodos: Os períodos de um texto dissertativo são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possa expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.

- Uso de referências: Os lugares, pessoas, coisas, dados, informações e fatos quem são introduzidos devem ser retomados, á medida que o texto vai progredindo. Referências podem ser expressas por meio de pronomes, advérbios, e artigos.

Competência V – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

A competência cinco é a mais importante, pois a elaboração de uma solução do problema proposto é a mais criteriosa entre os corretores e onde os alunos possuem mais dificuldade.

O candidato deve ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado. Ao concluir seu texto, deve-se apresentar uma solução para o que foi discutido ao longo da redação.

A proposta de intervenção deve ser ser detalhada de modo a permitir ao leitor o julgamento sobre sua exequibilidade, portanto, deve conter a exposição da intervenção sugerida e o detalhamento dos meios para realizá-la. Além disso, é preciso considerar os pontos abordados durante o desenvolvimento do texto e meter coerência com os argumentos utilizados, já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a questão discutida.

O que será avaliado?

  • Presença de proposta;
  •  Detalhamento dos meios para realização da solução proposta;
  • Possibilidade de ser executada: A solução que eu apresento é viável?
  • Respeito aos Direitos Humanos: A intervenção não pode ferir valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

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