Retrospectiva 2017 - #2: o contraste nas duas temporadas de Malhação exibidas neste ano


Em 2017, a Globo colecionou tramas boas em todos os horários. Seja às 16h40, às 17h45, com Malhação, às 18h15, 19h30 e 21h30, a emissora teve um excelente ano. Nesta segunda parte da Retrospectiva, vamos falar das duas temporadas de Malhação exibidas durante o ano. Conforme o título sugere, vamos falar sobre os contrates nas tramas de Emanuel Jacobina, com Malhação: Pro Dia Nascer Feliz, e de Cao Hamburger, com Malhação - Viva a Diferença. Vamos lá!

>>> + Retrospectiva 2017: o ano da faixa das 16h40 da Globo; clique aqui e veja a primeira parte
> Relembre: a Retrospectiva 2016 das temporadas de Malhação

☆☆ RETROSPECTIVA 2017 ☆☆
| #02 | O ANO DAS TEMPORADAS DE "MALHAÇÃO"

TEMPORADAS EXIBIDAS (em 2017):
■ "Pro Dia Nascer Feliz": estreou em agosto de 2016 e ficou no ar até maio de 2017. Escrita por Emanuel Jacobina.
■ "Viva a Diferença": no ar desde maio deste ano. Fica no ar até o primeiro semestre de 2018. Escrita por Cao Hamburger. 

Malhação teve uma péssima temporada, que se perdeu ao longo da exibição e uma que se destaca pela grande temporada que é (Foto: Montagem)

Em 2017, Malhação teve um ano de contrastes. A temporada "Pro Dia Nascer Feliz" acabou se perdendo ao longo da sua exibição, tal como havia acontecido com "Seu Lugar no Mundo" (2015-16), que começou bem, mas acabou se diluindo. Já a atual, "Viva a Diferença" surpreende a cada dia e é uma trama deliciosa e totalmente coerente com as histórias que a série conta desde 1994. Na audiência, as duas tiveram excelentes desempenhos: apesar da trama limitada, Pro Dia Nascer Feliz teve expressivos 19 (18,60) pontos de média geral. Já a ótima Viva a Diferença tem um desempenho ainda melhor, merecidamente, com 20,75 (21) pontos de média geral até o momento. Vale a pena ver essa temporada.


Malhação: Pro Dia Nascer Feliz foi uma temporada que já havia sido criticada na Retrospectiva 2016 feita por este blog, em função de alguns problemas vistos (como os núcleos mantidos de "Seu Lugar no Mundo"), mas que estava agradável de se assistir. Durante os meses que ficou no ar em 2017, o que se viu foi situações inverossímeis que acabaram deixando a trama subestimando da inteligência do público. Casais que se separaram do nada, personalidades sendo mudadas sem nenhuma explicação e excessiva exibição do núcleo de Joana (Aline Dias) e Barbara.    (Barbara França). Vale ressaltar que a abordagem dos temas, como o racismo, ficou a desejar. Enfim, foi uma temporada, assim como anterior, que deixou muito a desejar. Malhação: Seu Lugar no Mundo e Malhação: Pro Dia Nascer Feliz foram dois erros de Emanuel Jacobina. Uma pena.

Já a atual temporada de Malhação, intitulada de "Viva a Diferença", é infinitamente melhor que a anterior. Escrita por Cao Hamburger, autor de clássicos como o "Castelo Rá-Tim-Bum", esta temporada conta com cinco protagonistas e não um casal, como as temporadas anteriores. Além disso, se tornou a primeira temporada ambientada em São Paulo. Gabriela Medvedovski (Keyla), Daphne Bozaski (Benê), Manoela Aliperti (Lica), Heslaine Vieira (Ellen) e Ana Hikari (Tina) são as principais atrizes da trama e todas as personagens são bem construídas, assim como outros do elenco, como Tato (Matheus Abreu), Anderson (Juan Paiva), Guto (Bruno Gadiol), Jota (Hall Mendes), Roney (Lúcio Mauro Filho), enfim, o elenco da temporada foi muito bem selecionado.


Vale destacar a abordagem de temas fortes feitos pela atual temporada. Ao contrário das duas temporadas anteriores, que falharam em tais abordagens, Cao Hamburger conseguiu falar sobre temas importantes com muita competência. Gravidez na adolescência, racismo, problemas nas escolas públicas, autismo, uso de drogas, entre outros. Esses temas foram tratados da maneira necessária e é muito importante que isso aconteça, pois o público alvo do seriado precisa ficar alerta a essas situações.

Os casais da trama, por sua vez, tiveram um desenvolvimento muito bom. Ellen e Jota e Benê e Guto, por exemplo, são dois casais muito shippáveis e os atores estão em plena sintonia. As festas elaboradas, como a dos anos 70, que foi exibida na semana passada, são bem legais e proporcionam excelentes momentos. O beijo lésbico entre Samantha (Giovanna Grigio) e Lica (Manoela Aliperti), o primeiro da história da novela, inclusive, aconteceu durante esta festa.

Malhação: Viva a Diferença, sem dúvidas, está entre as melhores temporadas do seriado/novela. Abordagens necessárias e conduzidas com competência, casais bem desenvolvidos e personagens cativantes, abertura bem feita, trilha sonora bem desenvolvida, enfim, uma ótima temporada. Já Malhação: Pro Dia Nascer Feliz, infelizmente, deixou a desejar e será esquecida facilmente. Vamos esperar agora por 2018 e que tenhamos boas produções nesta faixa.

--> Vamos analisar o ano da faixa das 18h da Globo na terceira parte da Retrospectiva 2017. "Sol Nascente", "Novo Mundo" e "Tempo de Amar" foram as produções exibidas às seis em 2017. As duas últimas são bem produzidas, mas o enredo de "Novo Mundo" é conduzido de maneira melhor que o de "Tempo de Amar". Aguarde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

SBT volta atrás e acaba desistindo da demissão de Patati Patatá

Amistoso: 'Só' com Messi, Barcelona perde mais uma vez para o Bayer de Munique

'Melhores do Ano 2012': Categoria Melhor Amigo- Conheça os candidatos!

São Paulo x Botafogo é o jogo de abertura do Brasileirão, dia 27 de abril. Veja a tabela detalhada

Anjo Mau: Resumo do primeiro capítulo, segunda, 28 de março

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Malhação: Pro Dia Nascer Feliz – Resumo dos capítulos de 12 à 16 de setembro

"Totalmente Demais" foi uma ótima novela e conquistou o telespectador