Retrospectiva 2017 - #4: Rock Story chega ao fim como uma excelente novela e Pega Pega traz tudo o que o horário das 19h pede, mas também muitos erros
Na quarta e penúltima parte da análise das faixas de novelas da Globo exibidas em 2017, chegou a hora de analisar as novelas das 19h exibidas neste ano. Ao contrário do que vinha acontecendo desde 2014, quando chegava a ter três produções no horário durante o ano (uma estreava em novembro e ficava no ar até o primeiro semestre, a segunda estreava no primeiro semestre e chegava ao fim em novembro e a terceira entrava no ar no mês citado anteriormente): em 2014, Além do Horizonte, Geração Brasil e Alto Astral; em 2015, Alto Astral, I Love Paraisopólis e Totalmente Demais; e em 2016, Totalmente Demais, Haja Coração e Rock Story, a emissora optou por adiar a estreia de "Deus Salve o Rei" de novembro para janeiro, deixando apenas duas produções na faixa durante todo o ano. Uma tática arriscada, pois deixou "Pega Pega" quase oito meses no ar, quando a média da faixa é de cinco a sete meses no ar. Também foi visível isso em "Rock Story", que ficou sete meses no ar e com uma história já praticamente finalizada em meados de maio. Nesta Retrospectiva, vamos analisar "Rock Story" e "Pega Pega". Confira.
☆☆ RETROSPECTIVA 2017 ☆☆
Quarta parte: faixa das 19h da Globo
PRODUÇÕES EXIBIDAS NA FAIXA (em 2017):
■ Rock Story: de Maria Helena Nascimento, ficou no ar entre 9 de novembro de 2016 e 5 de junho deste ano, com um total de 179 capítulos;
■ Pega Pega: escrita por Cláudia Souto, estreou no dia 6 de junho deste ano e ficará no ar até o dia 8 de janeiro de 2018, finalizando sua passagem com 184 capítulos.
Rock Story e Pega Pega foram as novelas das 19h de 2017 (Foto: Montagem)
Mesclando música e romance com competência, "Rock Story" foi a melhor novela das 19h de 2017 (Foto: Divulgação)
Além disso, pode-se afirmar que todos os núcleos da novela foram interessantes. Vale destacar também Alinne Moraes, que deu um show como a Diana, Ana Beatriz Nogueira (Néia), Herson Capri (Gordo), entre outros autores que brilharam na novela. Vale destacar também a abertura da novela, uma das melhores já feitas pela Globo, além da belíssima trilha sonora. Também merece menção a cena final da novela, com todos os personagens cantando a música "Paula e Bebeto" (Toda forma de amor vale a pena), que foi bem arrepiante e encerrou a trama com chave de ouro. Com certeza foi uma novela marcante e que sempre será lembrada. Terminou com 26 pontos de média geral, chegando a 35 pontos de média em seu último capítulo.
Sucesso de audiência, "Pega Pega" tem erros, mas é uma boa opção para o horário (Foto: Divulgação)
Luíza e Eric foram o casal protagonista da novela, mas nunca demonstraram uma química realmente convicente. Júlio, o mocinho da novela, acabou irritando o telespectador, pelo fato de sempre querer bancar o bonzinho e até dar lição de moral para as pessoas, mesmo roubando o hotel. Já outro casal que acabou não convencendo foi justamente Júlio e Antônia (Vanessa Giácomo. Mas nesse caso, o que acabou sendo o erro foi o fato da submissão da policial, que vai largar a carreira para ficar com o filho de Arlete (Elizabeth Savalla).
Entre os acertos da novela, o casal Maria Pia (Mariana Santos, ótima em sua primeira novela) e Malagueta, que desde o primeiro momento arrebataram o público. A química entre os dois é visível. Grandes cenas também merecem ser citadas, como a volta de Maria Pia, Bebeth descobrindo a verdade sobre o seu nascimento, a virada de ano com um clipe da música "É Preciso Saber Viver", dos Titãs, enfim. Também merece destaque a abertura da trama, que mostrou bem a história que a novela pretendia contar e sua trilha sonora.
"Pega Pega" terminará com 29 pontos de média geral, a maior desde o fenômeno "Cheias de Charme" (2012). Sem dúvidas, é um grande sucesso e até a crítica não consegue explicar isso. No entanto, o fato da novela reunir tudo o que o horário das 19h tradicionalmente pede ---- uma comédia romântica ---- também teve elementos de ação e suspense, com os casos do assassinato de Mirella, esposa de Eric, além do roubo do hotel. Apesar dos erros, a trama de Cláudia Souto não merece o título de pior novela de 2017, pois dentro do que a faixa das sete pede foi totalmente competente.
Em 2017, tivemos uma grande novela às 19h: "Rock Story", que mesclou música e romance com competência e arrebatou o público, que correspondeu com os 26 pontos de média geral e o recorde de 35 pontos, além da ótima repercussão. Já "Pega Pega", que chega ao fim na segunda, dia 08/01, merece ser tratada como uma novela mediana, que dentro da proposta que o horário pede, foi totalmente competente. No entanto, teve erros visíveis e a audiência pode ser reflexo de uma trama leve, em que o telespectador conseguiu relaxar e o sucesso é compreensível. Que em 2018, já a partir do dia 9 de janeiro, com "Deus Salve o Rei", a próxima trama da faixa, o horário das 19h siga apresentando ótimas novelas.
》RETROSPECTIVA 2017 》
• QUINTA E ÚLTIMA PARTE DA ANÁLISE DE FAIXAS DE NOVELAS
A crise do horário das 21h acontecia desde 2015, quando a problemática "Babilônia" acabou derrubando os índices da faixa e acumulando apenas 25 de média geral. Desde então, fracassos sucessivos ocuparam a faixa: "A Regra do Jogo" (2015/16), "Velho Chico" (2016) e "A Lei do Amor" (2016/17) acabaram mesclando bons e maus momentos, com a trama de João Emanuel Carneiro perdendo para a novela "Os Dez Mandamentos", da RecordTV. Entretanto, em 2017 tudo mudou. "A Força do Querer" e "O Outro Lado do Paraíso" trouxeram um alívio e sossego para a principal faixa horária da Globo. E na próxima parte da Retrospectiva, a última que analisa as faixas de novelas, o ano das tramas das 21h. Aguarde.
E não perca: na sexta parte da Retrospectiva 2017, um ano de crise de audiência na RecordTV. Saída das operadoras de TV pagas, trocas de horários e mudanças na programação ajudam a explicar.
Comentários