Abordagem da pedofilia em "O Outro Lado do Paraíso" foi bem conduzida, apesar de alguns deslizes e dá espaço para elenco brilhar


"O Outro Lado do Paraíso" é um fenômeno de audiência e repercussão, isso todo mundo já sabe. O folhetim de Walcyr Carrasco é o maior sucesso do horário desde "Avenida Brasil" (2012). E exibiu, entre segunda (19) e terça (20), uma das sequências mais esperadas da novela: o julgamento de Vinicius (Flávio Tolezani), acusado de abusar sexualmente de Laura (Bella Piero), quando a menina tinha apenas oito anos de idade.

No início da trama, na primeira fase da mesma, houve uma introdução do drama da personagem, através dos olhares de revolta e tristeza daquela menina, que ainda era apenas uma criança. No entanto, devido aos baixos índices da primeira fase da novela, a abordagem foi atenuada e apenas na segunda fase da trama o destaque foi crescendo, a medida que a vingança de Clara (Bianca Bin) avançava. .

Em um primeiro momento, depois da passagem de tempo, o telespectador começou a ver como era a relação entre Laura e o padrasto. As cenas eram poucas, mas a abordagem começou a aumentar a partir do momento em que ela conhece Rafael (Igor Angelkorte), um médico que trabalha ao lado de Renato (Rafael Cardoso). As conversas que os dois tinham, aliás, foram o motor para que Clara conseguisse iniciar a vingança contra o delegado, que ajudou a jogar pra debaixo do tapete as denúncias que a mocinha fazia contra Gael (Sergio Guizé) e também pediu o exame psiquiátrico que levou a interdição da mesma. Pouco a pouco, o romance entre os dois foi avançando, mas Laura mostrava sua aversão a um relacionamento. Nem mesmo um beijo ela conseguia dar. Mesmo assim, o amor foi tão grande que os dois acabaram se casando, em uma linda cerimônia.

A abordagem da pedofilia e todos os seus desdobramentos começaram a ganhar ainda mais importância diante do casamento de Laura e Rafael. Logo na primeira noite de casados, os dois chegaram a fazer amor, mas para a enteada do delegado tudo aquilo dava apenas nojo. Diante disso, Rafael acabava desabafando com Renato. Logo depois, o médico acabava contando tudo pra Clara, que decidiu investigar a família e também se aproximou de Laura. Assim, a mocinha descobriu a aversão da esposa de Rafael por sexo, chegando ao ponto de empurrar o marido da cama, em uma cena impactante. Depois de uma conversa, em que Laura chegou a pedir a separação, os dois resolvem continuar juntos. Foi aí foi que tudo começou a fazer sentido. Clara, então, resolve pedir ajuda a Adriana (Julia Dalavia), advogada e que fazia uso de "coach" (técnicas que fazem as pessoas se lembrarem de traumas e momentos que buscavam esquecer). Era aí a chave para a máscara do delegado cair.

Após várias sessões envolvendo o "coaching", com direito a sessões de hipnose, finalmente Laura conseguiu se lembrar: foi abusada sexualmente pelo delegado Vinicius quando era criança. A cena, aliás, foi impactante demais. Bella Piero vem se mostrando uma grande revelação e já havia feito parte do elenco de "Verdades Secretas" (2015 - também do Walcyr). De início, ela ficou aflita com a ideia de denunciar o padrasto, principalmente pelo fato dele ser delegado. Mesmo assim, com o apoio de Rafael, Patrick (Thiago Fragoso), Renato e Clara, a denúncia é feita ao segundo delegado, Bruno (Caio Paduan).

A vida de Vinicius, assim, acaba desmoronando. Laura revela tudo para a mãe, Lorena (Sandra Coverloni), que de inicio não acredita na filha. No entanto, Laura segue determinada e denuncia o pedófilo. Bella Piero, aliás, brilhou em todas as cenas exibidas nas últimas semanas da novela, com destaque para a cena em que Laura resgata as memórias de quando tinha oito anos e era abusada, bem como a cena em que ela conta tudo para a mãe. Foram cenas muito bem dirigidas e interpretadas, valorizando o talento da atriz.

Com a denúncia feita, Vinicius acaba perdendo o cargo de delegado. E em poucos capítulos é julgado, em cenas que foram ao ar na segunda (19) e na terça (20). Vale destacar o elenco da trama, que brilhou na cena. Ilva Niño abrilhantou ainda mais a cena, em que se destacaram também a própria Bella Piero, que emocionou com o seu depoimento; Sandra Corveloni, que se destacou em todo o julgamento, e seu depoimento foi de cortar o coração; Flávio Tolezani, que se entregou ao personagem e suas expressões de ódio e de risadas diante da situação foram impressionantes; também vale a pena citar Marieta Severo, Igor Angelkorte, Eliane Giardini, Fábio Lago, Bianca Bin, entre outros. O choque e o nojo das vilãs interpretadas por Eliane e Marieta diante do crime cometido por Vinicius também merece menção.  A cena do julgamento, aliás, marcou o recorde de audiência da novela até agora: 46 pontos de média na Grande São Paulo.

Além da cena do julgamento, que teve uma tensão crescente e o momento da condenação foi uma grande cena de Mauro Mendonça Filho, diretor artístico da novela, a trama de Vinicius também teve um último grande momento: ao chegar no presídio, o ex-delegado foi avisado que os presos que cometem o tipo de crime que ele cometeu não duram muito tempo. Ele, então, ficaria numa cela especial e o diretor recomendou que Vinicius ficasse apenas dentro da prisão. No entanto, no capítulo de quarta (21/02), ele resolve desobecer a recomendação e vai tomar banho de sol. É assassinado em pleno presídio, com várias facadas. Só vale destacar que foi desnecessário mostrar as facadas e o sangue, no entanto, a cena acabou bem feita e as imagens em preto e branco deixaram a mesma ainda mais impactante. A cena também levou ao recorde da novela às quartas, com 41 pontos de média.

A abordagem da pedofilia em "O Outro Lado do Paraíso" foi bem feita e destacou grande parte do elenco da novela do Walcyr. Apesar do "coach" soar desnecessário, vale destacar que o autor foi feliz na condução desta trama do enredo, valorizando principalmente Bella Piero, que já desponta como uma grande atriz. Flávio Tolezani e Sandra Corveloni também se destacaram. Os avisos veiculados ao fim de cada capítulo com o disque 100 também impactou. A cena do assassinato do Vinicius mostrou como é que os casos de pedofilia são resolvidos na cadeia, apesar de ter sido pesado demais a veiculação das facadas. No saldo final, foi um tema muito importante tratado pela novela e o lema "Tudo que você faz, um dia volta pra você" faz cada vez mais sentido a cada vingança de Clara. Agora, a mocinha iniciará a vingança contra Gustavo (Luís Melo), o juiz que sempre ficou ao lado de Sophia e assinou a interdição da mesma. Ela já se aproximou de Nádia (Eliane Giardini) e pouco a pouco, vai descobrir os podres da família. Aguardemos os próximos capítulos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os consolidados do domingo, 06 de dezembro de 2015

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

'Malhação - Seu Lugar no Mundo': Resumo dos capítulos finais, de 25/7 à 29/7

Raiva: Qual o lado negativo? Por que tanta raiva? Como controlá-la?

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

EXCLUSIVO: Falta de Respeito com os nordestinos após apagão é enorme!

Brasil x Austrália- Seleção não toma conhecimento da Austrália e goleia por 6 a 0

"Momento News": Facebook fica fora do ar por cerca de 20 minutos!

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Boletim Copa 2018: Pelo grupo do Brasil, Sérvia vence a Costa Rica