Retrospectiva 2018 - Novelas #1: Faixa de reprises da Globo sofreu com baixos índices durante o ano


Como já virou tradição, as últimas semanas do ano vão ser dedicadas a relembrar o que de melhor e pior aconteceu neste ano que se passou. O formato desta Retrospectiva segue o padrão de 2016 e 2017: vamos destacar como cada faixa de novelas da Globo apresentaram durante o ano e depois terá uma análise da dramaturgia do SBT e da RecordTV.

Nesta primeira parte da Retrospectiva 2018, vamos falar sobre a faixa do Vale a Pena Ver de Novo, onde a Globo exibe suas reprises.


Novelas exibidas na faixa em 2018:
- Celebridade: entrou no ar novamente em 4 de dezembro de 2017 e ficou no ar até o dia 8 de junho deste ano, com 125 capítulos;
- Belíssima: voltou ao ar no dia 4 de junho e seguirá no ar até as primeiras semanas de 2019.

Como dito na Retrospectiva 2017, a Globo resolveu reexibir Celebridade, uma trama muito pedida pelos fãs por vários anos. E a emissora colocou a trama das 20h novamente. Também foi observado que a novela escrita por Gilberto Braga havia começado muito mal ---- naquela altura, estava com 14 pontos de média geral ----, o que acabou se mantendo ao longo deste 2018.
________________________________________________________

++ LEIA MAIS 

- Retrospectiva 2017 teve análise de Senhora do Destino e do primeiro mês de Celebridade
- Retrospectiva 2016 teve análise da reta final de Caminho das Índias, do desempenho de Anjo Mau e do sucesso de Cheias de Charme

- Retrospectiva 2017: todas as matérias
- Retrospectiva 2016: todas as matérias
- Todas as Retrospectivas aqui!
____________________________________________________________


A novela que ficou em cartaz no "Vale a Pena Ver de Novo" até junho deste ano até bateu recorde semanal na primeira semana do ano, com 15 pontos, mas ao longo dos seis meses que seguiu no ar acabou se mantendo com baixos índices. A trama chegou a bater recorde negativo, com 9 pontos de média. Na antepenúltima semana no ar conseguiu bater recorde semanal novamente: 15,2 pontos. E na penúltima semana marcou 18 pontos, sua maior audiência. No entanto, acabou finalizando sua reexibição com apenas 13,86 (14) pontos de média geral. Apesar da qualidade da trama, nota-se que não foi uma boa escolha analisando os números de audiência.


No dia 16 de maio deste ano, pouco menos de um mês para o fim de Celebridade, a Globo anunciou, por meio de matéria no site Gshow, que a substituta da trama de Laura Prudente da Costa seria Belíssima (2006), da icônica vilã Bia Falcão. A emissora chegou até a realizar uma coletiva de imprensa para lançar a reprise e (re)exibiu o primeiro capítulo para os jornalistas. Com o surpreendente fracasso de Celebridade, a emissora optou por uma intensa divulgação. Inicialmente deu certo: Belíssima reestreou com 18 pontos de média, no dia 4 de junho. E nos dias seguintes manteve bons índices: marcou 18 novamente, bateu recorde negativo com 14 e manteve 15 pontos na quinta e na sexta. Terminou a primeira semana com 16 pontos de média. Parecia que a faixa estava salva.

Parecia. Essa impressão caiu por terra logo na exibição do sexto capítulo da reprise, no dia 11 de junho: recorde negativo de audiência, com 13 pontos de média. No dia seguinte, mais um recorde negativo: 12 pontos de média, índice que se repetiu na quarta. Mas houve um esboço de reação na quinta e na sexta, quando marcou 15 pontos de média. Terminou a semana com seu recorde negativo até então: 13.4 pontos de média. Na sua terceira semana manteve os índices, marcando 14 e 15 pontos ao longo da semana. Na quarta semana, mais um baque: novo recorde negativo - 11 pontos. Na quinta semana, conseguiu repetir o recorde: 18 pontos (02/07), mas caiu novamente: índices entre 12 e 14 pontos. Na sexta semana, consegue bater um novo recorde: 19 pontos (10/07), pois recebeu de uma das semifinais da Copa do Mundo, realizada na Rússia. Na sétima semana, volta a cair, marcando médias entre 12 e 15 pontos -média semanal negativa, com 13 pontos. Nas semanas seguintes, segue mantendo os índices baixos. Em setembro, na semana entre os dias 17 e 21, bate mais um recorde negativo semanal: 12 pontos. E durante todo esse tempo restante (outubro, novembro e dezembro), fica entre altos e baixos, marcando médias boas (15-17 pontos) e ruins (11-14 pontos). A média geral parcial, até o capítulo do dia 20 de dezembro, está em 13.71 (14) pontos.

Com a análise feita no parágrafo anterior, pode-se constatar que Belíssima acabou mantendo os índices baixos de Celebridade. 2018 acabou sendo um péssimo ano para a faixa das 16h30 da Globo. Isso se deve a uma má escolha por parte da emissora? Talvez sim, talvez não. O que se percebe é que novelas exibidas antes de 2006 raramente conseguem obter bons índices e a emissora escolheu duas produções desta época, que apesar de serem boas, não parece ter o público alvo nas tardes. Além disso, o fato de serem novelas das 20h pode ter influenciado, uma vez que a Globo já havia reexibido Senhora do Destino em 2017. A emissora parece ter notado isso e escolheu para reexibir a partir de janeiro de 2019 a novela "Cordel Encantado" (2011), exibida na faixa das 18h. Vamos aguardar pra ver se a escolha vai dar certo.
----------------------------------------------------------------
SEGUNDA PARTE: Vamos falar sobre a faixa de Malhação. Como uma medida totalmente equivocada da Globo influenciou negativamente a faixa? E uma das piores temporadas de todos os tempos, se não for a pior. Aguarde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

20 de Novembro de 2012: Dia da Consciência Negra!

'Melhores do Ano 2012': Categoria Melhor Amigo- Conheça os candidatos!

Canal Gloob é liberado para TVs de assinatura; veja relação

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Consolidados + Média Dia SP – Domingo, 15 de Janeiro de 2017

Comentando (Segunda Temporada)- 34° Edição: Sarah Beatriz.

Consolidados + Média Dia SP | Sábado, 06 de Fevereiro de 2016