'Isso a Globo Não Mostra' foi a melhor novidade do humor da Globo no ano
O setor de humor da Globo, nos últimos anos, vem se restringindo. Ao longo dos quase 55 anos no ar, a emissora sempre procurou exibir séries e programas destinados ao riso do público. Entretanto, nos últimos seis anos, uma sequência de fatos levou a diminuição dos programas/séries humorísticos da programação. Apesar disso, em 2019, a emissora conseguiu apresentar duas grandes novidades: a deliciosa série 'Cine Holliudy', apresentada no primeiro semestre e o quadro de humor 'Isso a Globo Não Mostra', que estreou em janeiro deste ano. Vale destacar ainda o ótimo especial 'A Gente Riu Assim', que foi ao ar na última segunda-feira (23/12).
O público foi surpreendido logo no começo do ano, quando ao ocorrer o término da edição do Fantástico, ocorrer uma espécie de 'invasão' que acabou culminando na primeira edição do 'Isso a Globo Não Mostra'. O quadro surgiu diante da referência a certos comentários feitos pelo público, de que a emissora não mostrava tais acontecimentos e/ou pontos de vista, ou seja, que é parcial. De início, o telespectador não sabia do que realmente se tratava, mas logo depois começou a entender que se tratava de uma nova inserção do humor na emissora.
Inicialmente previsto para ter apenas quatro episódios e diante do sucesso alcançado pela atração, a emissora resolveu ficar o quadro. Foram 50 exibições, com duração de até cinco minutos cada uma. O êxito alcançado pelo quadro se deu em função das críticas, através de atrações da própria emissora, e também focando nos acontecimentos da semana nos mais diversos âmbitos, principalmente no político, mas abordando as notícias policiais, do entretenimento e dos esportes. Os memes proporcionados foram vários, como o dos três reais, exibido no 'É de Casa'; os vários conselhos dados que tornaram 'Bom Sucesso' em 'Bom Conselho'; Carminha correndo atrás de Nina e se despedindo de Rita (que na realidade era Betânia fingindo ser a mesma) em 'Avenida Brasil', mostrando o telespectador assustado com a chegada de dezembro e ansioso para a chegada de 2019, entre outros.
Outro ponto que chamou a atenção no quadro foram as paródias feitas com críticas ao atual cenário político, que geralmente destacavam algum fato que aconteceu durante a semana. Vários sucessos nacionais foram usados, como 'Palpite', de Vanessa Rangel; 'O Quereres', de Caetano Veloso; 'A Luz de Tieta', de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo; e a própria música de fim de ano da Globo, 'Hoje é um novo dia'.
O 'Isso a Globo Não Mostra' foi o maior achado do humor da Globo em 2019, conforme destacado por parte da crítica. Por conta do forte tom político, o quadro foi bastante criticado em função do seu posicionamento, mas não deixou de ser um bom meio para analisarmos toda a situação vivida atualmente. Considerando que o quadro agora entra em férias e só volta em março de 2020 ---- provavelmente em função do novo programa do humor da emissora, "Fora de Hora" ----, pode se dizer que essa primeira temporada, que foi finalizada com chave de ouro no último domingo do ano (29/12), foi um divisor de águas no atual momento do humor da Globo. A segunda temporada tem tudo pra manter o bom nível.
Comentários