Retrospectiva 2019: De "O Tempo Não Para" à "Bom Sucesso, o ano da faixa das 19h da Globo
Neste ano de 2019, tivemos novelas que marcaram positivamente e negativamente durante suas exibições. Na segunda parte da Retrospectiva, será destacado o ano da faixa das 19h da Globo. Segue abaixo.
+ Leia como foi o ano da faixa das 21h
+ Confira todas as Retrospectivas do ano
+ Veja todas as Retrospectivas (2016, 2017, 2018 e 2019)
Em 2019, a faixa das 19h teve três produções distribuídas ao longo do ano: "O Tempo Não Para", que ficou no ar até o dia 28 de janeiro e apresentou os seus momentos finais; "Verão 90", no ar entre janeiro e julho; e "Bom Sucesso", no ar desde julho.
|Momentos finais de "O Tempo Não Para" mostraram falta de criatividade do autor para segurar a novela até o final (no ar entre 31 de julho de 2018 e 28 de janeiro de 2019)
Estreando em julho de 2018, "O Tempo Não Para" surpreendeu o telespectador ao abordar a história de uma família que fica congelada por 132 anos e de repente aparecem no mar, mantendo os costumes da época em que viveram, contrastando com a nova época em que viviam. O choque inicial dos personagens e as adaptações dos mesmos empolgaram inicialmente. Entretanto, a novela de Mário Teixeira acabou se perdendo no caminho, uma vez que o autor não conseguiu manter a criatividade para os rumos que a história iria tomar.
Ficando no ar até o dia 28 de janeiro deste ano, a novela acabou se mostrando totalmente sem histórias para contar em sua reta final. Ao focar em um sequestro da família de Dom Sabino (Edson Celulari), o autor comprovou que não conseguiu criar conflitos mais convidativos para a trama, que acabou terminando com 24 pontos de média geral, um ponto abaixo da meta do horário. Entretanto, não conseguiu manter a audiência alcançada nos primeiros capítulos, quando chegou a marcar 32 pontos de média, um excelente índice para a faixa. Infelizmente, terminou como uma decepção.
Apesar do clima nostálgico, "Verão 90" se perdeu durante sua exibição (no ar entre 29 de janeiro e 26 de julho de 2019)
Substituindo a razoável "O Tempo Não Para", 'Verão 90' atraiu o telespectador através do foco na memória afetiva, conforme seu próprio nome leva a deduzir, dos anos 1990. A abertura, com símbolos marcantes da década, mexeu com o telespectador. A história, ao focar inicialmente em um grupo musical de crianças chamado de Patotinha Mágica – que teve destaque nas primeiras chamadas da trama –, também agradou. Ao longo da exibição, no entanto, o enredo se mostrou limitado.
Houve falhas no desenvolvimento de vários personagens, o enredo infelizmente não teve conflitos convidativos, enfim... Apesar disso, cabe destacar, além da abertura, a excelente seleção da trilha sonora e a audiência da trama, que terminou com 26 pontos de média geral, dois pontos acima da sua antecessora. Sua repercussão, no entanto, foi razoável.
"Bom Sucesso" entra para a lista de melhores novelas da década e do horário (no ar desde 28 de julho de 2019)
Prestes a finalizar sua trajetória – assim como neste ano de 2019, a faixa em 2020 terá estreia logo no final de janeiro, com a trama de Daniel Ortiz, "Salve-se Quem Puder" –, "Bom Sucesso" conseguiu recuperar a qualidade da faixa das sete e ainda elevar os índices da sua antecessora, "Verão 90". Cabe destacar, inclusive, que Rosane Svartman e Paulo Harm estão conseguindo mais uma vez mostrar os competentes autores que são. A história de Paloma (Grazi Massafera) e de Alberto (Antônio Fagundes); os romances bem desenvolvidos; o grande vilão, Diogo (Armando Babaioff); e os núcleos paralelos, a trilha sonora e a abertura foram muito bem desenvolvidos e selecionados.
Na audiência, a trama fez bonito em 2019. Conseguiu elevar ainda mais os índices de "Verão 90" e finalizará a sua trajetória em janeiro de 2020 com provavelmente 29 pontos de média geral. A repercussão da trama é grande, principalmente do casal 'Maloma' – Paloma e Marcos (Rômulo Estrela). É uma das grandes novelas da década e da faixa, sem dúvidas.
✓ Saldo geral da faixa em 2019: faixa consegue se reerguer após crise do segundo semestre de 2018
A faixa das 19h em 2019 exibiu três histórias distintas. Uma história totalmente ligada na fantasia, em "O Tempo Não Para"; uma história que provocou nostalgia no telespectador, como em "Verão 90"; e uma história de lição de vida, romance e superação, em "Bom Sucesso". Apesar das críticas as duas primeiras citadas, foram produções que de certa maneira atraíram o telespectador e promoveram discussões nas redes sociais. Mas, certamente, o grande destaque da faixa no ano é a trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, que provoca muito barulho, seja em discussões em família e entre colegas, amigos, etc, seja nas redes sociais.
Outro ponto da faixa em 2019 é que ela se reergueu em relação ao segundo semestre de 2018, quando os baixos índices predominavam durante a exibição de "O Tempo Não Para". A faixa termina o ano com um saldo em audiência bem positivo: a média anual alcançada pelas três novelas, foi de 27 pontos, dois pontos acima da meta estipulada, ou seja, foi um ótimo ano para a faixa.
Em janeiro de 2020, o telespectador será logo apresentado, a partir do dia 27 de janeiro, a nova trama do horário: "Salve-se Quem Puder", de Daniel Ortiz.
-- | Na próxima retrospectiva, analisarei o ano da faixa das 18h da Globo. Até lá!
Comentários