OMS: Variante ômicron já foi detectada em 110 países
Dose de reforço das vacinas contra covid-19 parece aumentar eficácia contra a cepa | Pixabay
A variante ômicron do novo coronavírus continua se disseminando rapidamente pelo mundo e já foi detectada em 110 países. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta 6ª feira (24.dez), que afirmou a propagação exponencial da cepa.
Segundo o boletim epidemiológico da organização, a compreensão atual da variante continua a evoluir à medida que mais dados se tornam disponíveis. Além disso, há evidências consistentes de que a ômicron tem uma vantagem de crescimento substancial sobre a delta, sendo mais transmissível.
As taxas de contágio, no entanto, estão diminuindo na África do Sul, país onde a cepa foi inicialmente detectada, muito devido ao declínio das taxas de contaminações na província de Gauteng. Dados procedentes de focos de contágio na África do Sul, no Reino Unido e na Dinamarca também indicam um menor risco de hospitalização em pacientes que contraíram a ômicron, em comparação com a delta.
Outros estudos preliminares em vários países indicam redução da proteção de vacinas, como a AstraZeneca ou a da Pfizer/BioNTech, em relação à ômicron, embora uma dose de reforço dos imunizantes pareça aumentar a eficácia. "Os dados preliminares disponíveis devem ser interpretados com cautela porque os estudos podem estar sujeitos a viés de seleção e os resultados são baseados em números relativamente pequenos", ressalta a OMS.
Com informações do site SBT News.
Comentários