Escândalo na FIFA: A corrupção chega a entidade máxima do futebol
Depois das notícias de corrupção na Petrobras, em que bilhões de reais foram tirados das mãos dos brasileiros, na última quarta-feira (27) foi o mundo do futebol que se abalou com as notícias de corrupção na FIFA, a entidade máxima do futebol mundial, em meio a eleição presidencial que acontece nesta sexta-feira (29), em Zurique, na Suíça.
Joseph Blatter, atual presidente da FIFA, tentará quinto mandato nesta sexta, 29
(Foto: Reprodução/Internet)
A notícia da prisão de sete dirigentes da FIFA, que ocorreu na manhã de quarta (27), abalou o mundo do futebol. E o número aumentou na quinta-feira, 28, com a prisão do oitavo dirigente da FIFA, em Trinidad e Tobago. São oito dirigentes presos em meio a vários escândalos que surgem a cada instante.
Copa de 2002 com manipulação de resultados
A Copa do Mundo da FIFA de 2002, realizada de maneira conjunta por Coreia do Sul e Japão, está na lista de suspeitas de propina e é simples o motivo: manipulação de resultados. Na ocasião, os coreanos chegaram até a semifinal e eliminaram Portugal (fase de grupos), Itália (oitavas de final) e Espanha (quartas) - em jogos com polêmicas de arbitragem. Essa informação é do jornal italiano "Corriere dello Sport".
Copas de 2010, 2018 e 2022 também estão na lista de escândalos
A Copa na África do Sul (2010) e as duas próximas Copas, a de 2018, na Rússia e a de 2022, no Catar, estão na lista de suspeitas, devido a escolha de sedes 'diferentes' do padrão utilizado pela FIFA. Segundo o site do Globo Esporte, a escolha da sede de 2010 foi 'comprada' por dirigentes da Fifa, para que fosse possível a realização da mesma na África.
Além disso, os mesmos dirigentes da Fifa teriam escolhido de maneira desonesta as sedes das Copas na Rússia, em 2018 e no Catar, em 2022
Corrupção estaria em outras Copas, há mais de 20 anos
As investigações que revelam os escândalos das Copas de 2002, 2010, 2018 e 2022 estão agora centradas em descobrir o que mais foi escondido por mais de 20 anos, ou seja, desde 1994. Agora é esperar os próximos capítulos desta novela.
José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está na lista de dirigentes presos
Além de José Lázaro Margulies, outro brasileiro que está na lista de dirigentes presos é José Maria Marin, que esteve na presidência do órgão máximo do futebol brasileiro até abril deste ano. Ele é acusado de lavagem de dinheiro e de intermediar pagamentos ilícitos em vários contratos de direitos comerciais com a Conmebol e a Concacaf.
A que ponto chegamos: Corrupção na FIFA é só mais um triste capítulo de até onde o ser humano pode chegar
Em meados de 2014, todo o mundo foi surpreendido pelos casos de corrupção encontrados na Petrobras pela Operação Lava Jato, que na semana passada chegou a sua 13ª fase e nesta semana, vemos as notícias da corrupção no futebol. É inadmissível que um esporte com a paixão que o futebol proporciona esteja sendo alvo de tantas barbaridades.
Entretanto, a corrupção na FIFA é só mais um triste capítulo de até onde os seres humanos podem chegar, porque para o futebol ser um esporte justo, não se pode fazer com que uma competição com a importância que a Copa do Mundo da FIFA seja alvo de tantas manipulações, como em 2002, dentro de campo e nos anos de 2010, 2018 e 2022, as três envolvendo escolha desonesta por parte dos dirigentes da Fifa. Para que o futebol continue proporcionando essa paixão que todo o mundo tem por esse esporte, é necessário que tudo seja investigado, quem cometeu esses crimes que paguem por eles e que não se repita mais. Só assim o futebol vai ser motivo de estar somente nas páginas de esportes e não nas páginas policias.
Comentários