Para se explicar um fracasso como o que Babilônia está dando, é preciso, além de uma comparação forte da sua audiência com a de Em Família, de Manoel Carlos, também é necessário entender o contexto da sua estreia, em meados de março deste ano. Nessa época, as chamadas davam a entender que a novela seria um sucesso do tamanho que os 50 anos da Globo poderia merecer, mas do outro lado, na casa vizinha- no caso da estreia da novela, na sua primeira semana-, estava reservado um fenômeno: Carrossel, que o SBT fez questão de reexibir sem esperar muito tempo para isso.
Então, no mesmo dia, 16 de março de 2015, entravam no ar uma novela inédita das 21h, Babilônia e a reprise de uma novela, Carrossel: Babilônia na faixa das 21h20 e Carrossel começando cinco minutos antes, às 21h15. Logo no primeiro capítulo de ambas as novelas, foi ali que 'nasceu' essa baixa audiência registrada por Babilônia hoje: a novela global estreou com 33 pontos (Império havia fechado o ciclo com 46- último capítulo e 27, na reexibição do último capítulo), enquanto Carrossel estreou com 12 pontos, alcançando pico de 14, mostrando assim uma divisão que ficou nítida, semanas depois.
Analisando agora o primeiro capítulo de Babilônia, podemos notar que logo ali, nas primeiras cenas, foi ao ar a cena que polemiza até hoje, uma das primeiras cenas exibidas: o beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, que repercutiu- e muito- nas redes sociais.
Também no primeiro capítulo, foi exibida a cena de um acontecimento que até hoje está rondando a novela: o assassinato do motorista Cristovão por Beatriz, personagem da Glória Pires, que o matou por suspeitar que ele estava sendo amante da sua inimiga Inês, vivida pela Adriana Esteves. Ali mostrava que a novela iria abordar temas polêmicos mesmo.
'Os Dez Mandamentos' chega, e audiência cai ainda mais; Novela tem vários pontos mudados, reage, mas volta os índices pífios
Uma semana depois, onde registrou 33, 30, 29, 29, 26 e 23 na semana de estreia, a Record entrou na briga por audiência, mas numa faixa mais cedo, às 20h30, concorrendo com Chiquititas, do SBT. A Novela Bíblica Os Dez Mandamentos estreia na semana seguinte a estreia de Babilônia: 23 de março, uma segunda-feira, surpreendendo até os diretores da própria Record. Na sua primeira semana, registrou uma média de 12,2 pontos, que não era vista na emissora há muito tempo.
Após derrapar na audiência (médias da primeira à quarta semana: 28,3| 25,3| 23,0| 24,5), a Globo resolveu 'mexer os pauzinhos' e interferir nas tramas da novela. Foram várias histórias alteradas, podendo ser destacadas as tramas de Alice (Sophie Charlotte) e de Murilo (Bruno Gagliasso), a relação de inimigas que chegou mais cedo em Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves), o personagem de Marcos Pasquim não ser mais homossexual, entre outras, mas nenhuma surtiu efeito e a novela não sabe o que é registrar 30 pontos em São Paulo desde o segundo capítulo (o primeiro deu 33).
Um corte de três semanas foi a solução encontrada pela Globo
Com uma audiência beirando de 20 à 25 pontos, a Globo resolveu tomar a atitude drástica que toma sempre que uma novela não dá certo: encurtar e agilizar a próxima produção do horário. O corte dessa vez foi de três semanas, ou seja, 18 capítulos. Pode se afirmar que é um corte gigantesco, tamanho o fracasso da produção global. Procurando culpados, podemos compreender, entender e afirmar que o fracasso de Babilônia se deu devido a seu enredo.
Exatamente! Babilônia perdeu a chance de ser um sucesso desde a elaboração do seu enredo, em uma história que passa mais de 50 minutos (contando a arte), só enchendo linguiça e que não anda. Fica só na história do assassinato do pai de Regina, vivida pela Camila Pitanga, que não vingou no papel, exatamente o que ocorre com diversos atores: Marcos Veras (Noberto), Gabriel Braga Nunes (Luís Fernando), entre outros.
30 pontos será 'luxo' pra Globo em próxima produção das 21h
'A Regra do Jogo', que estreia no começo de setembro- novela escrita por João Emanuel Carneiro- estreará com uma pressão enorme diante do fiasco de Babilônia e pode se afirmar sim, 30 pontos será 'luxo' para essa novela. Que venha 'A Regra do Jogo'!
Análise por: Décio Lucas Pereira Rodrigues.
Comentários