'A Regra do Jogo' teve uma trama central absolutamente espetacular, mas núcleos paralelos desagradaram

O horário das nove da Globo teve um período de boa audiência com "Império", que havia substituído a fraca "Em Família", que derrubou a audiência da faixa. Após este período, a faixa das 21h voltou a passar por um período em crise, com a péssima "Babilônia", que terminou com a pior audiência da história da faixa. A novela foi encurtada e deu lugar para "A Regra do Jogo", trama de João Emanuel Carneiro, o mesmo autor de "Avenida Brasil", como foi enfatizado nas chamadas da novela, que teve um impactante teaser divulgado e que serviu para deixar o público e a crítica ansiosos pela exibição da novela.


Com a missão de recuperar a audiência da faixa, a novela passou por péssimos momentos durante seus três primeiros meses no ar; chegando a perder para a novela "Os Dez Mandamentos", fenômeno de audiência da Record. A história da facção criminosa, a dubiedade de Romero Rômulo (Alexandre Nero), a comicidade da vilã Atena (Giovanna Antonelli), o núcleo da família Stweart e um núcleo da favela foram os ingredientes propostos pela segunda novela de João Emanuel Carneiro na faixa mais nobre da Globo.


A trama da facção criminosa se revelou a melhor e mais envolvente da novela, deixando os outros núcleos no chinelo, exceto o Stweart, que na reta final teve uma grande importância na história. Todos os momentos em que Romero teve que mostrar seu lado dúbio acabou mostrando a versatilidade de Alexandre Nero, que teve apenas cinco meses de intervalo entre o José Alfredo e o personagem da trama de João Emanuel Carneiro. Além disso, Giovanna Antonelli novamente se destacou, repetindo a ótima química vista em "Salve Jorge" (2012) e formando uma dupla ótima com o Alexandre. A morte da Djanira (Cassia Kis) acabou se revelando um erro e Tony Ramos mais uma vez brilhou como o vilão Zé Maria.

Infelizmente, os equívocos da trama do autor foram muitos. Vanessa Giácomo fez uma mocinha apática, embora na reta final, quando ela descobriu a verdadeira face de Romero, tenha brilhado e muito; a química entre Vanessa e Cauã Reymond ---- que mais uma vez fez um mocinho justaceiro ---- não existiu, deixando o casal insosso e dispensável; os núcleos da favela, por fim, deixaram a desejar, sendo completamente dispensáveis também.

Entre os destaques no decorrer da novela, está José de Abreu, que deu o tom certo à Gibson Stweart, principalmente quando o mesmo revelou a sua face vilão e como o Pai da facção. Foi um dos melhores personagens da novela. Renata Sorrah e Eduardo Moscovis também puderam se destacar durante a produção.


Vendida como a novela que pararia novamente o Brasil, depois do fenômeno "Avenida Brasil" (2012), 'a Regra do Jogo' esteve longe de se tornar um fenômeno. Elevou a audiência da faixa em três pontos, encerrando a sua jornada com 28 pontos de média geral e como o segundo maior fracasso da faixa, superando apenas Babilônia.

O final da novela, com a morte de Romero, a prisão de Zé Maria, a morte de Gibson e o final feliz da dupla Atena e Ascânio foi bastante agradável.


"A Regra do Jogo" foi uma novela regular, mas que prometeu muito e acabou cumprindo muito pouco. Teve uma trama central absolutamente espetacular (embora tenha tido alguns equívocos), mas os núcleos paralelos deixaram a desejar. Infelizmente, a trama passou longe de ser uma nova "Avenida Brasil". Uma pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os consolidados do domingo, 06 de dezembro de 2015

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

'Malhação - Seu Lugar no Mundo': Resumo dos capítulos finais, de 25/7 à 29/7

Raiva: Qual o lado negativo? Por que tanta raiva? Como controlá-la?

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

EXCLUSIVO: Falta de Respeito com os nordestinos após apagão é enorme!

Brasil x Austrália- Seleção não toma conhecimento da Austrália e goleia por 6 a 0

"Momento News": Facebook fica fora do ar por cerca de 20 minutos!

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Boletim Copa 2018: Pelo grupo do Brasil, Sérvia vence a Costa Rica