Conquista do Emmy Internacional é o ápice do sucesso de "Verdades Secretas"


Na última segunda (21/11), aconteceu em Nova York, a premiação do 44° Emmy Internacional, que conta com as indicações de programas, novelas e séries de emissoras de todo mundo. E, como não poderia deixar de ser, a Globo mais uma vez foi indicada, desta vez em cinco categorias, totalizando seis indicações nas categorias Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Série/Telefilme, Melhor Novela e Melhor Comédia. A seguir, vamos primeiramente analisar o desempenho do Brasil em cada categoria, para depois falar sobre o merecido troféu de "Verdades Secretas" (2015, escrita por Walcyr Carrasco e com direção de Mauro Mendonça Filho).


|| MELHOR ATOR: Alexandre Nero fez valer a indicação, mas perde
Na categoria "Melhor Ator", Alexandre Nero estava entre os indicados, pelo papel como Romero Rômulo, em "A Regra do Jogo" (2015, escrita por João Emanuel Carneiro e com direção de Amora Mautner). Foi merecido, afinal o ator fez um personagem bem diferente do José Alfredo, o "Comendador" de 'Império' (2014) e protagonizou grandes cenas. Entretanto, o ator não conseguiu vencer o grande Dustin Hofmann (que já ganhou o Oscar), mas valeu a indicação.

|| MELHOR ATRIZ: Grazi Massafera não conquista troféu, mas ganha reconhecimento e alavanca carreira
Na categoria "Melhor Atriz", Grazi Massafera estava entre as indicadas. Porém, perdeu para a alemã Christiane Paul. Entretanto, a indicação da atriz pela Larissa, de "Verdades Secretas", é o reconhecimento pelo grande trabalho feito pela Grazi, que brilhou durante toda a novela de Walcyr Carrasco e também mostra uma grande virada na vida dela, afinal ela sofreu muito no começo da carreira. Infelizmente, o prêmio não veio, mas como já dito, a indicação valeu a pena.

|| MELHOR SÉRIE E MELHOR COMÉDIA
Já na categoria "Melhor Série/Telefilme", a primorosa "Os Experientes", produção escrita por Fernando e Quico Meireles, esteve entre as indicadas. Lamentavelmente, também não conquistou o prêmio, mas merecia muito. Foram quatro episódios excelentes. O "Zorra", que foi totalmente reformulado em 2015 e abandonou o "Total", esteve entre os indicados na categoria "Melhor Comédia", mas também não acabou levando, embora merecesse, pois o formato atual deu um novo 'fôlego' ao humorístico.

| MELHOR NOVELA: O RECONHECIMENTO MUNDIAL DO FENÔMENO "VERDADES SECRETAS"

Na principal categoria disputada pelo Brasil, a de "Melhor Novela", "A Regra do Jogo" e "Verdades Secretas" estiveram entre as tramas indicadas. As duas indicações só reforçam a tradição do País na categoria, pois a conquista da trama de Walcyr Carrasco é a quinta consecutiva. Desde 2012, com o excelente remake de "O Astro", as produções brasileiras vem vencendo o prêmio. "Lado a Lado", em 2013; "Joia Rara", em 2014 e "Império", em 2015, foram as conquistas anteriores obtidas pela Globo. A emissora também venceu em 2009, no primeiro ano da categoria, com "Caminho das Índias".

Após apostar em uma sequência de remakes na faixa das 23h ---- "O Astro" (2011), "Gabriela" (2012), "Saramandaia" (2013) e "O Rebu" (2014) ----, a Globo resolveu produzir a sua primeira novela inédita após a reativação da faixa. Assim começou a ser desenhada "Verdades Secretas". A história da novela girou em torno de Arlete/Angel (Camila Queiroz), uma garota cujo sonho era se tornar uma grande modelo. Após sua mãe, Carolina (Drica Moraes) descobrir a traição do marido, acabou resolvendo ir para São Paulo. Lá, a então Arlete conhece uma agência de modelos, da ambiciosa Fanny (Marieta Severo) e acaba sendo considerada a nova "new face", e recebe o nome de Angel.


Só que nem tudo é flores para a personagem. Diante da necessidade de ajudar a mãe financeiramente, ela se vê obrigada a praticar o book rosa, um lado obscuro retratado com brilhantismo na novela das onze. Durante essa caminhada, ela acaba conhecendo o empresário Alex (Rodrigo Lombardi), com quem acaba se envolvendo. No decorrer da novela, eles ficam entre idas e vindas e entram em um triângulo amoroso que vai provocar consequências sérias com a mãe de Angel, Carolina.


Todos os desdobramentos do núcleo principal da novela foram bem desenvolvidos e a melhor cena foi justamente a em que Carolina flagra Alex e Angel juntos na cama. Tanto Drica Moraes como Rodrigo Lombardi e a então novata Camila Queiroz brilharam na sequência decisiva da trama.

Além do book rosa, outros temas polêmicos foram retratados com competência na novela de Walcyr Carrasco. O alcoolismo, drama vivenciado pela Fábia (Eva Wilma). A atriz brilhou ao lado de Reynaldo Gianecchini e mostrou, mais uma vez, a grande atriz que é. Outro tema retratado de forma responsável foi o uso de drogas, principalmente pela personagem Larissa, interpretada por Grazi Massafera. A atriz e ex-BBB finalmente mostrou, desta vez para todos, que é uma atriz de verdade. Toda a degradação da modelo que se afunda ao usar drogas foi feita de maneira extremamente condizente com a realidade, uma vez que não foi jogado ao público toda a degradação de uma vez da modelo e sim o passo a passo. Foi essencial isso, inclusive, para que a Grazi pudesse mostrar o seu talento. Não à toa que a personagem lhe rendeu uma indicação como Melhor Atriz no Emmy Internacional, que infelizmente acabou não levando, mas valeu assim mesmo.

Vale destacar ainda todo o elenco da novela, que brilhou: Agatha Moreira (Giovanna), Reynaldo Gianecchini (Anthonny), Ana Lúcia Torres (Hilda), Marieta Severo (que voltou às novelas após 14 anos vivendo a Nenê de "A Grande Família" e em grande estilo como a Fanny), Genésio de Barros, Gabriel Leone, entre outros. Todos estes nomes e os outros tiveram a oportunidade de mostrarem seu talento durante a exibição dos 64 capítulos da novela.

A situação escolar no País, a homossexualidade, traições, o cotidiano das modelos, muitas outras situações foram abordados com extremo realismo, reforçando a qualidade da novela, que foi a melhor novela do ano de 2015 e agora, recebe, merecidamente, o prêmio Emmy Internacional.

Além de um enredo bem desenvolvido, ótimos atores e ótimas atrizes e situações cotidianas abordadas com competência, vale destacar também a trilha sonora da novela, muito bem selecionada, com músicas como: "Sua Estupidez", Roberto Carlos; "Eu Amo Você" (Céu); "Sentimental" (Los Hermanos); "Criança" (Marina Lima), entre outras. O último capítulo da novela foi irretocável e o suicídio de Carolina ao flagrar Angel e Alex e o assassinato de Alex por parte de Angel foram os finais que surpreenderam o público.



A audiência da novela fez jus a qualidade e a grande repercussão da novela. Foram 20 pontos de média geral, sendo muitas vezes exibida depois da 0h --- o que reforça ainda mais o sucesso da mesma ---, chegando a marcar 27 pontos de média e 31 de pico em seu último capítulo, o que comprova a aceitação da história contada por Walcyr Carrasco. No Twitter, a tag #VerdadesSecretas ou o nome dos próprios personagens frequentemente ficavam entre os assuntos mais comentados no País. Durante toda a sua exibição, foi a novela mais comentada no Facebook e no Instagram, muito merecidamente.

Durante todas as premiações realizadas entre o fim de 2015 e começo de 2016 (Prêmio Extra, Prêmio Contigo, Melhores do Ano, Troféu Imprensa...), a novela protagonizada por Camila Queiroz, Drica Moraes e Rodrigo Lombardi teve sua grande qualidade reconhecida, ganhando a maioria dos prêmios e sendo indicada na maioria das premiações. Agora, a novela de Walcyr Carrasco chega ao ápice do sucesso com a conquista do Emmy Internacional e reforça ainda a grande qualidade da teledramaturgia brasileira, que em menos de dez anos da categoria "Melhor Novela", já ganhou seis vezes o prêmio, sendo que além de "Verdades", "O Astro" e "Lado a Lado" também foram as grandes merecedoras dos troféus conquistados em 2012 e 2013. As outras (Império, Caminho das Índias e Joia Rara) também mereceram, mas não como as três citadas acima.


O 44° Emmy Internacional reforça uma tendência que vem ocorrendo desde 2012, com a vitória do remake de "O Astro". As novelas brasileiras estão cada vez mais à frente das do mundo inteiro e a conquista de "Verdades Secretas" só reforça isso. Uma trama polêmica sim, mas que como foi bem escrita e bem dirigida e principalmente, bem desenvolvida pelo autor e pelos atores, a tornou esse fenômeno todo. Walcyr Carrasco, Mauro Mendonça Filho e todo o elenco e a equipe da novela merecem muito. Em 2017, é a vez de "Liberdade, Liberdade" ou de "Velho Chico". Vamos aguardar!

|| A seguir, veja a lista dos vencedores nas categorias em que o Brasil foi indicado:

MELHOR ATOR
Dustin Hoffman (Roald Dahl's Esio Trot) - Reino Unido
Alexandre Nero (A Regra do Jogo) - Brasil
Florian Stetter (Nackt Unter Wölfen) - Alemanha
James Wen (Echoes of Time) - Cingapura

MELHOR ATRIZ
Judi Dench (Roald Dahl's Esio Trot) - Reino Unido
Jodi Sta. Maria (Pangako Sa'yo) - Filipinas
Grazi Massafera (Verdades Secretas) - Brasil
Christiane Paul (Unterm Radar) - Alemanha

COMÉDIA
Dix Pour Cent - França
Hoff the Record - Reino Unido
Puppet Nation ZA - África do Sul
Zorra - Brasil

NOVELA*
30 Vies - Samuel Pagé - Canadá
Bridges of Love - Filipinas
A Regra do Jogo - Brasil
Verdades Secretas - Brasil

MINISSÉRIE
Capital - Reino Unido
Nackt unter Wölfen - Alemanha
Os Experientes - Brasil
Splash Splash Love - Coreia do Sul

PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO NÃO-ROTEIRIZADO
Adotada, Brasil;
Allt för sverige, Suécia;
Gogglebox, Reino Unido;
I can see your voice, Coreia do Sul.

>>> * Vale destacar ainda o fato de que as novelas das seis "Além do Tempo" e "Sete Vidas" mereciam muito mais serem indicadas ao Emmy do que "A Regra do Jogo", que foi a pior novela de João Emanuel Carneiro. Todas as outras indicações foram muito merecidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confira os consolidados do domingo, 06 de dezembro de 2015

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

'Malhação - Seu Lugar no Mundo': Resumo dos capítulos finais, de 25/7 à 29/7

Raiva: Qual o lado negativo? Por que tanta raiva? Como controlá-la?

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

EXCLUSIVO: Falta de Respeito com os nordestinos após apagão é enorme!

Brasil x Austrália- Seleção não toma conhecimento da Austrália e goleia por 6 a 0

"Momento News": Facebook fica fora do ar por cerca de 20 minutos!

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Boletim Copa 2018: Pelo grupo do Brasil, Sérvia vence a Costa Rica