Globo e Band endurecem jogo com operadoras e atrapalham negociações da Simba
Sinal do Viva pode vir a ser cobrado, caso operadoras aceitem canal do mesmo estilo lançado pela Simba (Foto: Reprodução)
Band e Globo, hoje remuneradas pelo pacote de canais fechados (que inclui seus sinais de TV aberta), fizeram chegar às operadoras o pedido para uma readequação de valores, caso Record, RedeTV! e SBT passem a receber por seus sinais digitais – oferecidos de graça via TV aberta. A Band chegou a produzir matérias para seus telejornais, atestando que os canais da Simba não têm direito à remuneração.
Outro plano da joint-venture, o de ter um canal de reprises semelhante ao Viva, da Globosat, também pode vir a se tornar uma frustração para seus executivos. A programadora da Globo, que nunca exigiu pagamento pelo sinal do Viva – um dos mais bem colocados no ranking de audiência da TV paga –, já avisou que passará a cobrar pelo canal caso um outro de formato similar, da Simba, seja remunerado.
Record, RedeTV! e SBT retiraram seus sinais do line-up das operadoras de TV paga no dia 29 de março, após o desligamento do sinal analógico na Grande São Paulo. O corte implicou em acentuada queda de audiência – que apresentou crescimento na última semana. As emissoras ainda negociam com Net e Sky; o acerto envolve a criação de novos canais de TV fechada.
Comentários