COI autoriza participação de 169 atletas da Rússia na Olimpíada de Inverno
Atletas da Rússia posam diante dos anéis olímpicos nos Jogos de Inverno de Sochi-2014, com o presidente Vladimir Putin à frente (Foto: Divulgaçãp/ATP)
Em dezembro, o COI havia decidido deste ano, por conta das evidências de um grande esquema de dopagem patrocinado pelo governo da Rússia.
- Hoje nós aprovamos em conjunto com federações nacionais e internacionais a aplicação definitiva de 169 atletas russos - disse Pozdnyakov.
O COI confirmou, em comunicado, que permitirá a participação de atletas russos que "preencheram os requisitos de testes (antidoping) pré-Jogos". A entidade não confirmou, no entanto, o número total de esportistas liberados. Mas informou que cerca de 80% dos atletas considerados "limpos" numa listagem inicial não participaram dos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014.
O Ministro do Esporte russo, Pavel Kolobkov, disse que a decisão final sobre participar ou não da Olimpíada de Inverno será tomada individualmente por cada atleta. Como foram convidados pelo COI, os atletas não poderão competir com a bandeira russa: eles terão de disputar os Jogos sob a bandeira olímpica.
De acordo com Pozdnyakov, vice-presidente do Comitê Olímpico russo, ainda não houve recusa de convite por parte de nenhum atleta.
- No entanto, há a possibilidade de que alguns atletas decidam não participar (dos Jogos) em um gesto de solidariedade - disse Pozdnyakov, referindo-se aos esportistas que não receberam o convite do COI.
Alguns dos principais nomes de esportes de inverno na Rússia não estão entre os atletas autorizados pelo COI a competir sob a bandeira olímpica. São os casos do patinador Victor An, medalhista de ouro em três provas nos Jogos de Sochi, e de Anton Shipulin, atleta do biatlo que também conquistou ouro em Sochi.
Comentários