"Deus Salve o Rei" é uma aposta totalmente imprevisível da Globo: pode ser tanto um sucesso, como um fracasso
'Deus Salve o Rei' estreia na próxima terça-feira, 09/1 (Foto: Divulgação)
■ A HISTÓRIA
Há décadas, os reinos de Montemor e Artena vivem em paz, e tudo continuaria assim se as consequências de uma escolha não mudassem o curso de seus destinos.
Afonso (Romulo Estrela), príncipe herdeiro de Montemor, é um homem honrado, justo e que, desde criança, foi preparado para, um dia, assumir o trono. Exatamente o oposto de seu irmão caçula, o irresponsável e inconsequente Rodolfo (Johnny Massaro), que só pensa em aproveitar as mordomias de sua vida de príncipe.
Montemor é um reino próspero, rico em minério de ferro, mas onde falta algo essencial para sua subsistência: água. Artena, por outro lado, possui este recurso em abundância. Um acordo, há muitos anos vigente entre os dois reinos, garante que o minério produzido em Montemor seja fornecido à Artena em troca de sua água.
Artena é governada pelo rei Augusto (Marco Nanini), um homem sábio e benevolente, que tem em sua filha, a princesa Catarina (Bruna Marquezine), sua sucessora. Mas Catarina, ao contrário do pai, tem planos mais ambiciosos para seu reino e não medirá esforços para conquistar seus objetivos.
A morte da rainha de Montemor, Crisélia (Rosamaria Murtinho), avó de Afonso e Rodolfo, abala perigosamente a paz até então mantida entre os dois reinos. Afonso logo deverá se tornar rei, mas o amor pela plebeia Amália (Marina Ruy Barbosa), de Artena, o faz abdicar do trono, entregando o posto a seu despreparado irmão, o que torna ainda mais frágil as relações com o reino vizinho. E, neste momento, Catarina tem uma grande oportunidade de colocar em prática seus planos expansionistas.
Equipe de "Deus Salve o Rei" reunida (Foto: Divulgação)
Rômulo Estrela e Marina Ruy Barbosa formam casal protagonista da novela (Foto: Divulgação)
■ COM A PALAVRA, O AUTOR DA TRAMA: “A novela é uma trama medieval que tem como ponto de partida dois príncipes que não querem o trono. É uma história que tem já, na essência, um elemento muito dramático e muito cômico entre esses dois príncipes, irmãos: um com medo de ser rei e outro abdicando ao trono por amor a uma plebeia”, complementa Daniel Adjafre.
A próxima novela das sete, Deus Salve o Rei trata das escolhas e suas consequências, e questiona o poder do destino na vida das pessoas.
■ ANÁLISE: Chamadas impressionam e trama tem grande desafio pela frente
Pôster oficial da novela, que também terá 1° capítulo exibido nos cinemas; aposta da Globo é grande nesta produção (Foto: Divulgação)
As chamadas desta novela das 19h estão promissoras e mostram a ansiedade da emissora em estrear este produto. A apresentação de todas as tramas, a chamada de elenco e a também apresentação dos personagens foram feitas com um grande capricho. Os efeitos especiais da novela também impressionam. Pelo que já foi visto, a novela tem tudo pra ser uma grande produção e uma das melhores deste ano de 2018.
Na audiência, o desafio é difícil. A faixa das sete viveu momentos difíceis entre 2013 e 2014, quando foram exibidos os dois maiores fracassos do horário na história: "Além do Horizonte" e "Geração Brasil". "Alto Astral" começou a recuperar o horário, "I Love Paraisopólis" manteve a tendência crescente e a faixa vem ficando na meta estabelecida (25 pontos) desde a exibição do fenômeno "Totalmente Demais". As tramas seguintes, "Haja Coração, "Rock Story" e agora, "Pega Pega" mantiveram a faixa em alta. Vale destacar que a trama de Cláudia Souto é o auge desse crescimento: terminará sua passagem com 29 pontos de média geral, a maior desde o grande fenômeno "Cheias de Charme" (2012). Agora, o futuro da faixa no quesito audiência é uma incógnita. "Deus Salve o Rei" difícilmente conseguirá manter os 29 pontos da novela anterior.
No entanto, a trama tem um grande potencial para manter a faixa em alta. Pegará uma época em que toda a grade da Globo está em alta ---- apesar da dificuldade de "Celebridade" em registrar bons índices ----, mas pode sofrer devido ao chamado "luto" que sempre acontece quando uma novela que o público gostou termina. Sendo assim, a tendência é que a novela seja ou um grande sucesso, ou um grande fracasso.
No saldo geral, "Deus Salve o Rei" vem apresentando ótimas chamadas e a história é promissora. O horário das 19h teve uma brusca queda de qualidade com "Pega Pega" e a torcida é para que a próxima trama da faixa seja boa. Segundo os resumos já divulgados, tem tudo pra atrair o público. O elenco foi muito bem selecionado, bem como a fotografia, a cenografia, o figurino e a trilha sonora. É uma grande aposta, mas o resultado dela só será conhecido a partir desta terça-feira, 09 de janeiro. É aguardar pra ver!
Comentários