Boletim Copa 2018: Com gol nos acréscimos, Uruguai bate Egito no encerramento da primeira rodada do Grupo A
Giménez marcou o gol da vitória do Uruguai sobre o Egito aos 44 minutos do segundo tempo (Foto: FIFA/ Divulgação)
Com o triunfo, Uruguai soma os mesmos três pontos que a Rússia, mas a dona da casa lidera pelo saldo de gols, já que fez 5 a 0 na Arábia Saudita no jogo de abertura do Mundial. O Egito ainda não pontuou, assim como os árabes.
Mesmo praticamente recuperado de uma lesão no ombro, o astro egípcio Mohamed Salah iniciou o duelo no banco de reservas e não entrou. Pelo lado uruguaio, o técnico Óscar Tabárez mandou a campo força máxima, com o cruzeirense De Arrascaeta no meio de campo e Suárez e Cavani no comando de ataque.
Primeiro tempo equilibrado
O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com maior volume de jogo e posse de bola do Uruguai. O Egito ficou a maior parte da etapa inicial se defendendo, arricando poucos contra-ataques.
A melhor chance de gol foi de Luis Suárez , que recebeu na segunda trave após cruzamento na área e finalizou mascado, acertando a rede pelo lado de fora. Cavani também teve uma boa oportunidade depois de driblar um defensor e chutou de perna esquerda, mas a zaga do Egito conseguiu afastar o perigo.
Gol no fim salvou o Uruguai
Suárez tentou em cobrança de falta
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Suárez recebeu de Cavani na área e ficou cara a cara com o goleiro El Shenawy, que fez uma excelente defesa com o joelho, à queima roupa.
A exemplo do que aconteceu na primeira metade do duelo, os uruguaios mantiveram a posse de bola e sempre rondavam a área egípcia, mas sem criatividade para penetrar. Quando conseguiu furar o bloqueio e ficar mais uma vez na frente do gol, Suárez errou no drible e o goleiro rival fez a defesa.
Em um dos poucos ataques que fez, o Egito obrigou o goleiro Muslera a fazer uma defesa difícil em chute cruzado de Fathi. O arqueiro El Shenawy também trabalhou aos 36 minutos fazendo uma intervenção fantástica em chute de primeira de Cavani, da entrada da área.
Aos 43 minutos, Cavani bateu falta da meia-esquerda e acertou a trave. Mas, no lance seguinte, aos 44, saiu o gol da vitória. Carlos Sanchez levantou na área em cobrança de falta pela direita e o zagueiro Gimenez subiu mais alto que a zaga egípcia para balançar as redes.
FICHA TÉCNICA
EGITO 0 x 1 URUGUAI
Local: Estádio Central, em Ecaterimburgo (Rússia)
Data: 15 de junho de 2018 (sexta-feira)
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander Van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda)
Cartão amarelo: Hegazy (EGI)
GOL: URU - Giménez, aos 44 minutos do segundo tempo.
EGITO: El Shenawy, Fathi, Ali Gabr, Hegazy e Abdel-Shafi; Hamed (Morsy), Elneny, Warda (Sobhy) e Abdalla; Trezeguet e Marwan Mohsen (Kahraba).
Técnico : Héctor Cúper
URUGUAI: Muslera; Varela, Godín, Giménez e Cáceres; Nández (Sanchez), Vecino, Bentancur e De Arrascaeta (Cristian Rodriguez); Cavani e Luis Suárez.
Técnico: Óscar Tabárez
FIM DO JEJUM
Desde 1970, o Uruguai não vencia na partida de estreia de uma Copa do Mundo. Até aqui foram seis mundiais (1974, 1986, 1990, 2002, 2010 e 2014) disputados sem conseguir um triunfo no primeiro jogo. O gol de José Giménez contra o Egito colocou fim à "maldição" celeste.
MELHOR EM CAMPO - EL SHENAWY (EGITO)
Apesar da derrota, El Shenawy foi o grande nome do jogo. O goleiro egípcio fez ao menos três grandes defesas - duas em lances com Suárez e outra em chute de Cavani - e garantia o placar em branco até os 44 do segundo tempo. Por isso, a Fifa elegeu o arqueiro o melhor em campo na partida.
PRÓXIMOS JOGOS
Na segunda rodada da competição, o Uruguai enfrenta a Arábia Saudita, quarta-feira (20/06), às 12h, em Rostov. Já o Egito vai enfrentar a Rússia, os donos da casa, mas um dia antes, em São Petersburgo, às 15h.
Comentários