De Olho na Rússia #4: Brasil e Alemanha, grandes postulantes ao título, estreiam neste domingo (17)
Favoritas ao título, as seleções da Alemanha (que busca o penta) e do Brasil (que quer o hexa) estreiam neste domingo, 17/06 (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
Neymar, que adotou novo estilo de cabelo no sábado, é o principal astro do Brasil (Foto: Pedro Martins/MoWa)
A Alemanha, que tenta igualar o pentacampeonato canarinho, entra em campo diante do México, no estádio olímpico Lujniki, às 12h, pela abertura do Grupo F, que tem ainda Suécia e Coreia do Sul, seleções que iniciam suas participações na segunda-feira, em Nizhny Novgorod.
O Grupo E, que conta com Brasil e Suíça, será aberto por Costa Rica e Sérvia, que se enfrentam às 9h, em Samara.
Todos os três jogos terão transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, com acompanhamento em Tempo Real, além dos canais Fox Sports.
=== Costa Rica x Sérvia ===
Copa do Mundo 2018 - 1ª rodada do grupo E
17/06/2018 – 9h – Estádio de Samara - Samara
Depois de fazer uma incrível campanha na Copa do Mundo de 2014, quando chegou às quartas de final e sobreviveu ao grupo da morte com Uruguai, Itália e Inglaterra, a Costa Rica volta a disputar uma partida na principal competição do futebol mundial. No entanto, o desempenho nos dois últimos compromissos antes da Copa coloca em xeque a qualidade da equipe liderada pelo camisa 10 Bryan Ruíz e pelo goleiro Keylor Navas, ídolo costarriquenho e titular da meta do Real Madrid. Foram duas derrotas e um futebol ruim diante da Inglaterra e da Bélgica.
Keylor Navas, titular do Real Madrid, defende novamente a Costa Rica (Foto: Reuters)
Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Cleber Machado e Junior) e SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende). O site também acompanha em Tempo Real. A partir das 08h45.
Prováveis escalações:
Costa Rica: Navas; Giancarlo González, Acosta, Óscar Duarte; Gamboa, Celso Borges, Guzmán, Venegas, Bryan Ruíz, Calvo; Ureña.
Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic, Kolarov; Milinkovic-Savic, Matic, Kostic, Ljajic, Tadic; Mitrovic.
Arbitragem:
Árbitro principal: Malang Diedhiou (SEN)
Assistentes: Djibril Camara e Hadji Malick Samba (SEN)
Quarto árbitro: Bamlak Weyesa (ETH)
===Alemanha x México ===
Copa do Mundo de 2018 - 1ª rodada do Grupo F
17/06/2018 - 12h - Estádio Olímpico Lujniki - Moscou
Jogadores da Alemanha às vésperas da estreia na Copa na Rússia (Foto: Reuters)
Enquanto isso, os mexicanos tentam apagar o 4 a 1 sofrido para a própria Alemanha, ano passado, na Copa das Confederações. Mostrando confiança que o placar não vai se repetir, os comandados por Juan Carlos Osorio, e o próprio treinador do México, já falaram que a Alemanha não é esse bicho-papão todo. A conferir.
Transmissão: TV Globo (com Luis Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona e Ricardinho). A partir das 11h45.
Prováveis escalações:
Alemanha: Neuer; Kimmich, Boateng, Hummels e Hector; Khedira e Kroos; Müller, Özil e Draxler; Werner.
México: Ochoa; Alvarez, Salcedo, Moreno e Layún; Guardado e Herrera; Lozano, Aquino e Vela; Jiménez.
Arbitragem:
Árbitro principal: Alireza Faghani (IRN)
Assistentes: Reza Sokhandan (IRN) e Moh. Mansouri (IRN)
Quarto árbitro: Moh. A. Mohammed (EAU)
=== Brasil x Suíça ===
Copa do Mundo 2018 - 1ª rodada do grupo E
17/06/2018 – 15h – Estádio de Rostov - Rostov
Os holofotes estão sempre voltados para a seleção brasileira em Copas do Mundo. Desta vez, os pentacampeões mundiais chegam embalados pela campanha feita desde que o técnico Tite assumiu o comando da equipe: são 20 vitórias, uma derrota e apenas cinco gols sofridos. O entusiasmo da torcida é ampliado, ainda, pela recuperação física de Neymar e pela boa fase do capitão Marcelo e do atacante Gabriel Jesus.
A histórica derrota de 7 a 1, na semifinal da Copa de 2014, em Belo Horizonte, não assusta mais. O título, porém, seria uma forma de abrandar o assunto, embora ele não tenha deixado marcas, na opinião do lateral-esquerdo Marcelo.
Marcelo e Neymar brincam durante o treino da Seleção (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)
A Suíça, cujo principal jogador é Xherdan Shaqiri, aposta no setor defensivo para, pelo menos, arrancar um empate contra o único campeão mundial do Grupo E. O time - eliminado da Copa de 2006 sem sofrer gols - vai atuar ciente do resultado de Costa Rica x Sérvia, e, segundo o lateral Ricardo Rodríguez, o segredo será não desperdiçar as (poucas) oportunidades.
- Vamos jogar por uma bola. Sabemos que o Brasil é muito forte. Já mostramos que podemos jogar bem contra os grandes times. Temos uma defesa forte. A grande chave é fazer o gol na chance que tivermos. Não teremos muitas chances. Quando tivermos, temos que aproveitar.
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno; comentários de Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho) e SporTV (com Milton Leite, Lédio Carmona e Mauricio Noriega), a partir das 14h.
Prováveis escalações:
Brasil: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.
Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Schaer, Akanji, Rodriguez; Behrami, Xhaka; Shaqiri, Dzemaili, Zuber; Seferovic.
Arbitragem: Cesar Ramos (MEX)
Árbitro principal: Alireza Faghani (IRN)
Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Miguel Hernandez (MEX)
Quarto árbitro: John Pitti (PAN)
Agenda de jogos da Copa do Mundo - Domingo, 17/06 (Foto: Reprodução/Globo - Canal das Chamadas [YouTube])
Comentários