De Olho na Rússia #7: Portugal e Espanha buscam primeira vitória e Suárez tem nova chance contra o Irã
Portugal, Espanha e Uruguai: três seleções tradicionais que jogam nesta quarta, 20/06 - Foto: GLOBOESPORTE.COM
A partida de abertura desta quarta-feira já tem tapete vermelho estendido porque o melhor do mundo está entre os prováveis titulares de Portugal para encarar Marrocos, no Olímpico Lujniki, em Moscou. O jogo do grupo B marcado para às 9h pode servir para a estrela do Real Madrid se isolar na artilharia da competição, já que foi alcançado por Cheryshev nesta terça-feira, na vitória dos russos sobre a seleção egípicia por 3 a 1.
Em seguida, o Uruguai encara a Arábia Saudita para não deixar a Anfitriã disparar na liderança do grupo A. E, apesar das chances desperdiçadas contra o Egito, Luis Suárez pode, enfim, retomar o caminho do gol. Em seu rumo, terá a frente a frágil equipe da Arábia Saudita, que fez uma partida para se esquecer na última quinta-feira. O confronto no Rostov está marcado para às 12h.
Um dos artilheiros da Espanha nas eliminatórias, David Silva é uma das opções ofensivas da seleção (Foto: Hannah McKay/Reuters)
Todos os três jogos terão transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, com acompanhamento em Tempo Real. Os canais Fox Sports também transmitem os jogos.
Portugal x Marrocos
2ª rodada do Grupo B
9h - Estádio do Olímpico Lujniki - Moscou
CR7 + 10. Na última entrevista coletiva antes da partida contra Marrocos, o técnico Fernando Santos preferiu não revelar o time titular e a escalação ainda é um mistério entre os jornalistas. Isso porque dois jogadores podem perder o posto entre os onze iniciais: Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes. O atacante teve atuação apagada contra a Espanha e deu lugar a André Silva, que pode assumir seu lugar no time. André ganha vantagem por formar uma parceria artilheira com Cristiano. Juntos marcaram 31 gols. Já Bruno Fernandes pode perder a vaga para João Mário.
André Silva e Cristiano Ronaldo formam dupla artilheira de respeito na seleção portuguesa (Foto: Carlos Barria/Reuters)
Na história, Marrocos e Portugal se enfrentaram na fase de grupos da Copa do Mundo de 1986, no México. Na ocasião, o time africano empatou sem gols contra Polônia e Englaterra, e bateu Portugal por 3 a 1, em Guadalajara. Marrocos se classificou para as oitavas de final, e Portugal acabou eliminado em último.
Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Cleber Machado e Junior) e SporTV (com Jader Rocha e Paulo Cesar Vasconcellos). O site faz acompanhamento em Tempo Real.
Prováveis escalações:
Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho, João Mário (Bruno Fernandes) e Bernardo Silva; André Silva e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Fernando Santos
Desfalques: Nenhum
Marrocos: Monir El Kajoui; Noureddine Amrabat, Mehdi Benatia, Roman Saiss e Achraf Hakimi; Karim El Ahmadi, Mbark Boussoufa, Hakim Ziyach e Younes Belhanda; Faycal Fajr e Ayoub El Kaabi (Khalid Boutaib).
Técnico: Hervé Renard
Desfalques: Noureddine Amrabat (lesionado). Nabil Dirar, Hamza Mendyl e Marouane Da Costa são dúvidas.
Arbitragem:
Árbitro principal: Mark Geiger (EUA)
Assistentes: Joe Fletcher (CAN) e Frank Anderson (EUA)
Quarto árbitro: Sergey Karasev (RUS)
Uruguai x Arábia Saudita
2ª rodada do Grupo A
12h - Estádio Rostov - Rostov-on-Don
Dois dos atacantes mais badalados da Copa do Mundo estarão em campo nesta quinta-feira com a camisa do Uruguai. Após um zagueiro garantir a vitória da Celeste na estreia, a expectativa pela atuação de Cavani e Luis Suárez diante da Arábia Saudita é alta. Principalmente porque o camisa 9 vai completar 100 jogos pela seleção sul-americana – é o sexto jogador uruguaio a completar tal marca.
Luis Suarez vai chegar a marca de 100 jogos pela seleção e tem chance de redenção diante da Arábia Saudita (Foto: REUTERS/Jason Cairnduff)
- Nesses 100 jogos, Suárez foi um jogador determinante nas poucas coisas que conseguimos – afirma o técnico Óscar Tabárez.
Do outro lado, a Arábia Saudita garante não estar fora da briga após perder por 5 a 0 na abertura do Mundial. Pelo contrário, a seleção do Oriente Médio se diz ainda mais motivada e quer mostrar ao mundo que pode ser competitiva. A palavra de ordem é mudar a imagem transmitida na partida inicial.
- Nós temos outras prioridades além de ganhar. Temos que recuperar, mostrar nossa capacidade competitiva – diz o treinador Juan Antonio Pizzi.
A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi em um amistoso em outubro de 2014. A partida, no Estádio Rei Abdullah, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, terminou empatada por 1 a 1.
Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Gustavo Villani e Bob Faria) e SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende). O site faz acompanhamento em Tempo Real.
Prováveis escalações:
Uruguai: Fernando Muslera; Guillermo Varela, Jose Maria Gimenez, Diego Godin, Martin Caceres; Nahitan Nandez, Matias Vecino, Rodrigo Bentancur, Cristian Rodriguez; Luis Suárez, Edinson Cavani.
Técnico: Óscar Tabárez
Desfalques: Nenhum
Arábia Saudita: Mohammed Alowais; Mohammed Alburayk, Osama Hawsawi, Ali Albulayhi, Yasser Alshahrani; Salem Aldawsari, Abdullah Otayf, Salman Alfaraj, Taiseer Aljassam, Yahia Alshehri; Fahad Almuwallad.
Técnico: Juan Antonio Pizzi
Desfalques: Nenhum
Arbitragem:
Árbitro principal: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Quarto árbitro: John Pitti (PAN)
Irã x Espanha
2ª rodada do Grupo B
15h - Arena Kazan - Kazan
A Espanha chega para encarar o Irã com a incrível marca de 64 gols marcados, desde o fim da Euro em 2016, e espera manter o excelente retrospecto ofensivo para ainda sonhar com uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Invicta há 21 jogos, com 14 triunfos e sete empates, os espanhóis terão um adversário que tem como forte o sistema defensivo. Após empatar na estreia contra de Portugal, os campeões do mundo em 2010 precisam dos três pontos e contam com a boa fase de Diego Costa, confirmado no ataque.
A única possível mudança dos 11 que enfrentaram os portugueses é a entrada de Carvajal, no lugar de Nacho, na lateral-direita. Quem está confirmado entre os titulares é o goleiro David Gea. A imprensa espanhola pegou no pé do jogador após o frango em finalização de Cristiano Ronaldo, mas Fernando Hierro garantiu o arqueiro no time principal.y
Carvajal participa do treino da Espanha e pode ser novidade na lateral direita (Foto: RFEF/Carmelo Rubio)
Com apenas cinco gols sofridos nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo, o Irã se notabilizou por uma defesa muito sólida, sob o comando do português Carlos Queiroz. A equipe, que ficou 12 jogos sem ser vazada, tem a esperança de manter um bom retrospecto e parar o ataque espanhol. Depois da vitória na estreia diante de Marrocos, os iranianos são líderes do grupo B, com três pontos, e um empate é visto com bons olhos. Caso não perca, a seleção asiática pode chegar na última rodada da fase de grupos bem perto da vaga inédita para as oitavas de final. Para o confronto, o treinador tem apenas um problema. O zegueiro Roozbeh Cheshmi se machucou no treino de segunda-feira e está fora da partida.
Transmissão: TV Globo e GloboEsporte.com (com Luis Roberto e Roger Flores) e SporTV (com Luiz Carlos Jr. Lédio Carmona e Ricardinho). O site faz acompanhamento em Tempo Real; Fox Sports.
Prováveis escalações:
Irã: Ali Beiranvand, Rezaelan, Hosseini e Pouraliganji; Ebrahimi, Hajisafi, Ansarifard e Shojaei; Jahanbakhsh, Azmoun e Amiri.
Técnico: Carlos Queiroz
Desfalques: Roozbeh Cheshmi (lesionado)
Espanha: De Gea, Nacho (Carvajal), Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Koke, Iniesta, Isco e David Silva; Diego Costa.
Técnico: Fernando Hierro
Desfalques: Nenhum
Arbitragem:
Árbitro principal: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Nicolás Taran (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Quarto árbitro: Julio Bascuñán (CHI)
Comentários