Carnaval 2016: Águia de Ouro faz 'samba-procissão' com homenagem a Virgem Maria em primeiro dia de desfile de SP

Escola da Pompeia foi a 3ª a desfilar pelo Grupo Especial no Anhembi. Desfile teve Nossa Senhora saindo de caldeirão e Cristo chicoteado.


Terceira a desfilar no primeiro dia do Grupo Especial de São Paulo, a Águia de Ouro se inspirou na figura de Maria, mãe de Jesus, para falar sobre fé e maternidade. A escola encerrou o desfile às 3h20, dentro do tempo regulamentar.

A escola da Pompéia levou para o Anhembi um desfile repleto de elementos religiosos, com direito a imagens da Nossa Senhora e a uma encenação do flagelo de Cristo em plena avenida. E no meio disso, ainda teve o Egito, a Grécia e a África.Com o enredo “Ave Maria cheia de faces”, a proposta dos carnavalescos Amarildo de Mello e André Marins, foi falar das diversas mães e divindades que reforçam a figura da maternidade como Ísis, no Egito, Ártêmis, na Grécia, e Vênus, em Roma.

Apesar do ecumenismo (ou miscelânea), o que prevalesceu mesmo no desfile foi o universo de Virgem Maria.Apesar do tema pouco convencional para um desfile de carnaval e das licenças poéticas dos carnavalescos, o clima da apresentação se aproximou ao de uma procissão. A maior ousadia foi uma bailarina fantasiada de Nossa Senhora saindo de um caldeirão esfumaçante.A escola ainda nunca levou um título no Grupo Especial. Em 2015, a escola da Pompéia ficou em quarto lugar.Surpresa da comissão de frente.

A comissão de frente da Águia de Puro trouxe 13 bailarinas representando sacerdotisas. Durante o desfile, o público foi surpreendido com uma bailarina que saía de dentro de um caldeirão na imagem de Nossa Senhora.À frente dos ritmistas da bateria de Mestre Juca, mais uma vez veio a rainha Cinthia Santos.A atriz Nicette Bruno fez sua estreia no carnaval de São Paulo como destaque da escola da Pompéia.E escola entrou com 3.500 componentes distribuídos em 25 alas e 5 alegorias.

Comissão de frente da Águia de Ouro, que trouxre como surpresa o surgimento de Nossa Senhora (Foto: Reprodução/TV Globo)

Carros alegóricos - O primeiro carro lembrou Gaia, a mãe terra na mitologia grega.O segundo carro trouxe o universo do Egito para falar sobre a deusa Ísis.O terceiro carro trouxe a figura de Artemis, a deusa da caça, em meio a colunas gregas na forma de mulheres. O carro mais grandioso foi o que destacou a Grande Mãe Negra e a África.Fechando o desfile, a Águia de Ouro fez uma homenagem à padroeira do Brasil, com representações de Nossa Senhora Aparecida e diversas réplicas de pinturas da Virgem Maria.

Cinthia Santos mostra samba no pé. (Foto: Caio Kenji/G1)

Regras - Sete escolas se apresentaram na primeira noite: Pérola Negra, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Gaviões da Fiel e Acadêmicos do Tatuapé. No sábado (6), mais sete escolas desfilaram: Unidos do Peruche, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Dragões da Real, X-9 Paulistana. 

Cada uma das 14 escolas terá o tempo mínimo de 55 minutos e o máximo 65 minutos para percorrer toda a extensão da avenida. 

APURAÇÃO

São 9 os quesitos julgados: comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, samba enredo, fantasia, bateria, alegoria, harmonia e evolução. Para cada quesito, são 4 os jurados, que podem dar notas de 8 a 10 fracionadas em décimos. A menor das 4 notas é descartada.

A campeã do carnaval de São Paulo será conhecida na terça-feira, 9.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações