Retrospectiva 2017 - #4: Rock Story chega ao fim como uma excelente novela e Pega Pega traz tudo o que o horário das 19h pede, mas também muitos erros

Na quarta e penúltima parte da análise das faixas de novelas da Globo exibidas em 2017, chegou a hora de analisar as novelas das 19h exibidas neste ano. Ao contrário do que vinha acontecendo desde 2014, quando chegava a ter três produções no horário durante o ano (uma estreava em novembro e ficava no ar até o primeiro semestre, a segunda estreava no primeiro semestre e chegava ao fim em novembro e a terceira entrava no ar no mês citado anteriormente): em 2014, Além do Horizonte, Geração Brasil e Alto Astral; em 2015, Alto Astral, I Love Paraisopólis e Totalmente Demais; e em 2016, Totalmente Demais, Haja Coração e Rock Story, a emissora optou por adiar a estreia de "Deus Salve o Rei" de novembro para janeiro, deixando apenas duas produções na faixa durante todo o ano. Uma tática arriscada, pois deixou "Pega Pega" quase oito meses no ar, quando a média da faixa é de cinco a sete meses no ar. Também foi visível isso em "Rock Story", que ficou sete meses no ar e com uma história já praticamente finalizada em meados de maio. Nesta Retrospectiva, vamos analisar "Rock Story" e "Pega Pega". Confira. 


☆☆ RETROSPECTIVA 2017 ☆☆
Quarta parte: faixa das 19h da Globo

PRODUÇÕES EXIBIDAS NA FAIXA (em 2017):
■ Rock Story: de Maria Helena Nascimento, ficou no ar entre 9 de novembro de 2016 e 5 de junho deste ano, com um total de 179 capítulos;
■ Pega Pega: escrita por Cláudia Souto, estreou no dia 6 de junho deste ano e ficará no ar até o dia 8 de janeiro de 2018, finalizando sua passagem com 184 capítulos.

Rock Story e Pega Pega foram as novelas das 19h de 2017 (Foto: Montagem)

Como já destacado na introdução desta parte da Retrospectiva, a Globo optou por deixar apenas duas produções no ar em 2017. "Rock Story", que havia estreado em novembro de 2016, ficou no ar até o dia 5 de junho deste ano. Já "Pega Pega", estreou no dia seguinte, 6 de junho e só chegará ao fim em janeiro de 2018. Tal atitude foi tomada em função da baixa audiência que as novelas da faixa costumam registrar nessa época, principalmente por conta do Horário de Verão e das festas de fim de ano. Portanto, "Deus Salve o Rei", próxima produção da faixa entra no ar apenas na segunda semana de 2018.

Mesclando música e romance com competência, "Rock Story" foi a melhor novela das 19h de 2017 (Foto: Divulgação)

"Rock Story" foi a primeira novela escrita por Maria Helena Nascimento, que fez parte do time de colaboradores de "Celebridade" (2003), que está sendo reprisada atualmente na Globo. A autora optou por trazer justamente elementos da novela citada anteriormente, e funcionou perfeitamente. A história da rivalidade entre o roqueiro Gui Santiago (Vladimir Brichta) e o cantor rebelde Léo Régis (Rafael Vitti) foi um dos pontos altos da trama, bem como os romances: Gui e Júlia (Nathalia Dill) ---- que também fazia a irmã gêmea da mocinha, Lorena (esta uma vilã) ---- mostraram muita química, apesar da ausência de bons conflitos para o casal.

Além disso, pode-se afirmar que todos os núcleos da novela foram interessantes. Vale destacar também Alinne Moraes, que deu um show como a Diana, Ana Beatriz Nogueira (Néia), Herson Capri (Gordo), entre outros autores que brilharam na novela. Vale destacar também a abertura da novela, uma das melhores já feitas pela Globo, além da belíssima trilha sonora. Também merece menção a cena final da novela, com todos os personagens cantando a música "Paula e Bebeto" (Toda forma de amor vale a pena), que foi bem arrepiante e encerrou a trama com chave de ouro. Com certeza foi uma novela marcante e que sempre será lembrada. Terminou com 26 pontos de média geral, chegando a 35 pontos de média em seu último capítulo.

Sucesso de audiência, "Pega Pega" tem erros, mas é uma boa opção para o horário (Foto: Divulgação)

"Pega Pega", da também estreante Cláudia Souto, pode ser definida como uma novela que reúne tudo o que o horário das 19h pede, mas também tem uma dose de suspense. O roubo do Carioca Palace Hotel é o fio condutor da história. Agnaldo (João Baldasserini), Júlio (Thiago Martins), Malagueta (Marcelo Serrado) e Sandra Helena (Nanda Costa) se juntam para roubar 40 milhões de dólares do dono, Pedrinho Guimarães (Marcos Caruso), que venderia o hotel para Eric Ribeiro (Mateus Solano). O empresário acaba se apaixonando logo no primeiro capítulo por Luíza (Camila Queiroz), numa paixão à primeira vista totalmente sem sentido e cujo desenvolvimento rápido acabou aniquilando uma torcida pelo casal.

Luíza e Eric foram o casal protagonista da novela, mas nunca demonstraram uma química realmente convicente. Júlio, o mocinho da novela, acabou irritando o telespectador, pelo fato de sempre querer bancar o bonzinho e até dar lição de moral para as pessoas, mesmo roubando o hotel. Já outro casal que acabou não convencendo foi justamente Júlio e Antônia (Vanessa Giácomo. Mas nesse caso, o que acabou sendo o erro foi o fato da submissão da policial, que vai largar a carreira para ficar com o filho de Arlete (Elizabeth Savalla).

Entre os acertos da novela, o casal Maria Pia (Mariana Santos, ótima em sua primeira novela) e Malagueta, que desde o primeiro momento arrebataram o público. A química entre os dois é visível. Grandes cenas também merecem ser citadas, como a volta de Maria Pia, Bebeth descobrindo a verdade sobre o seu nascimento, a virada de ano com um clipe da música "É Preciso Saber Viver", dos Titãs, enfim. Também merece destaque a abertura da trama, que mostrou bem a história que a novela pretendia contar e sua trilha sonora.

"Pega Pega" terminará com 29 pontos de média geral, a maior desde o fenômeno "Cheias de Charme" (2012). Sem dúvidas, é um grande sucesso e até a crítica não consegue explicar isso. No entanto, o fato da novela reunir tudo o que o horário das 19h tradicionalmente pede ---- uma comédia romântica ---- também teve elementos de ação e suspense, com os casos do assassinato de Mirella, esposa de Eric, além do roubo do hotel. Apesar dos erros, a trama de Cláudia Souto não merece o título de pior novela de 2017, pois dentro do que a faixa das sete pede foi totalmente competente.
Em 2017, tivemos uma grande novela às 19h: "Rock Story", que mesclou música e romance com competência e arrebatou o público, que correspondeu com os 26 pontos de média geral e o recorde de 35 pontos, além da ótima repercussão. Já "Pega Pega", que chega ao fim na segunda, dia 08/01, merece ser tratada como uma novela mediana, que dentro da proposta que o horário pede, foi totalmente competente. No entanto, teve erros visíveis e a audiência pode ser reflexo de uma trama leve, em que o telespectador conseguiu relaxar e o sucesso é compreensível. Que em 2018, já a partir do dia 9 de janeiro, com "Deus Salve o Rei", a próxima trama da faixa, o horário das 19h siga apresentando ótimas novelas.

》RETROSPECTIVA 2017 》
• QUINTA E ÚLTIMA PARTE DA ANÁLISE DE FAIXAS DE NOVELAS
A crise do horário das 21h acontecia desde 2015, quando a problemática "Babilônia" acabou derrubando os índices da faixa e acumulando apenas 25 de média geral. Desde então, fracassos sucessivos ocuparam a faixa: "A Regra do Jogo" (2015/16), "Velho Chico" (2016) e "A Lei do Amor" (2016/17) acabaram mesclando bons e maus momentos, com a trama de João Emanuel Carneiro perdendo para a novela "Os Dez Mandamentos", da RecordTV. Entretanto, em 2017 tudo mudou. "A Força do Querer" e "O Outro Lado do Paraíso" trouxeram um alívio e sossego para a principal faixa horária da Globo. E na próxima parte da Retrospectiva, a última que analisa as faixas de novelas, o ano das tramas das 21h. Aguarde.

E não perca: na sexta parte da Retrospectiva 2017, um ano de crise de audiência na RecordTV. Saída das operadoras de TV pagas, trocas de horários e mudanças na programação ajudam a explicar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

20 de Novembro de 2012: Dia da Consciência Negra!

'Melhores do Ano 2012': Categoria Melhor Amigo- Conheça os candidatos!

Canal Gloob é liberado para TVs de assinatura; veja relação

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Consolidados + Média Dia SP – Domingo, 15 de Janeiro de 2017

Comentando (Segunda Temporada)- 34° Edição: Sarah Beatriz.

Consolidados + Média Dia SP | Sábado, 06 de Fevereiro de 2016