Retrospectiva 2017 - #3: "Sol Nascente", "Novo Mundo" e "Tempo de Amar" na faixa das 18h da Globo

Chegamos a terceira parte da Retrospectiva 2017, que neste primeiro momento analisa as faixas de dramaturgia da Globo. Após analisarmos as produções reexibidas no "Vale a Pena Ver de Novo" e na faixa de "Malhação" neste ano que está chegando ao fim. Agora chegou a hora de analisar como foram as produções exibidas na faixa das 18h da Globo. Confira!



☆☆ RETROSPECTIVA 2017 ☆☆
• Terceira parte: o ano da faixa das 18h da Globo

PRODUÇÕES EXIBIDAS NA FAIXA (em 2017):
■ Sol Nascente: estreou no dia 29 agosto de 2016 e ficou no ar até o dia 21 de março deste ano. Escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer;
■ Novo Mundo: estreou em 22 de março e ficou no ar até o dia 25 de setembro. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson;
■ Tempo de Amar: no ar desde o dia 26 de setembro e fica no ar até março de 2018. Escrita por Alcides Nogueira, em parceria com Bia Corrêa do Lago, com base no argumento de Rubem Fonseca. 


Em 2017, a Globo apostou novamente em duas estreias de novelas às 18h (Novo Mundo, em março e Tempo de Amar, em setembro) e a exibição dos três últimos meses de Sol Nascente. A trama de Whalter Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer foi uma decepção, enquanto Novo Mundo foi a melhor trama da faixa este ano, com um contexto histórico abordado (o governo de Dom Pedro I, com destaque para a Independência do Brasil) com competência e com casais e histórias cativantes. Além delas, outra trama exibida na faixa e que ainda está no ar é "Tempo de Amar", que tem um ótimo roteiro, mas o enredo carregado no drama acabou ofuscando estes primeiros meses.


"Sol Nascente", que estreou no fim de agosto de 2016, ficou no ar até o dia 21 de março deste ano, totalizando 175 capítulos e quase sete meses no ar. A trama em torno de duas famílias (uma italiana e outra japonesa), além do romance entre os melhores amigos Mário (Bruno Gagliasso) e Alice (Giovanna Antonelli) foi um erro, já que o enredo não apresentava grandes conflitos que animassem o telespectador. Além disso, os outros núcleos da trama, como das caiçaras, não tiveram o destaque que mereciam, bem como bons conflitos, como já dito anteriormente. O único destaque positivo desta novela foi a Dona Sinhá (vivida pela grande Laura Cardoso). O resto foi para esquecer. Uma novela decepcionante, como já era esperado pelas chamadas e pela sinopse divulgada. Pena.


A trama que substituiu "Sol Nascente" foi um dos grandes destaques (positivos) do ano. "Novo Mundo", escrita pelos novatos Alessandro Marson e Thereza Falcão contou a história do romance entre Anna Milmann (Isabelle Drummond) Joaquim Martinho, que começa em 1817 e vai até 1822. O contexto histórico que ajudou a contar a história da trama foi um grande acerto da trama, já que o período da chegada da família Real ao Brasil, o governo de Dom Pedro I, o Dia do Fico e da Independência do Brasil sempre rendem boas histórias, já que se trata de um período que muita gente gosta.

Além disso, os atores selecionados para viverem estes dois personagens históricos ---- Dom Pedro I e a Princesa Leopoldina ----, não poderiam ser melhores. Caio Castro e Letícia Collin honraram o grande destaque que tiveram na trama. Além da Princesa e do Príncipe do Brasil, vale destacar a Domitila, vivida pela Agatha Moreira, que foi também uma escolha muito acertada.  A abordagem do racismo também vale a pena de se destacar, pois grandes cenas foram protagonizadas. Um destaque que deve ser feito é a abertura da trama, a melhor de 2017, além da trilha sonora primorosa. Vale ressaltar também que "Novo Mundo" rendeu a Globo a maior audiência da faixa no ano, com 29 pontos de média no último capítulo da trama, que foi levado ao ar no dia 25 de setembro. O fato da cena da Independência do Brasil ir ao ar em pleno 7 de setembro também merece menção.

"Novo Mundo" foi uma delícia de novela, primorosa do começo ao fim. Terminou com 24 pontos de média geral, elevando três pontos da antecessora. Além disso, teve uma grande repercussão. Infelizmente, a trama acabou sendo esquecida nas tradicionais premiações de fim de ano, mas sempre será lembrada pelo telespectador como uma das melhores novelas exibidas às 18h. Novelão!


Substituindo "Novo Mundo", "Tempo de Amar" estreou no dia 26 de setembro, com a missão de manter a qualidade vista na sua antecessora. A trama que está no ar atualmente conta a história do romance que acaba sendo interrompido pelo destino. Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio (Bruno Cabrenizio) acabam se apaixonando à primeira vista e a mocinha acaba ficando grávida,   mas José Augusto (Tony Ramos), pai de Maria Vitória acaba mandando internar a filha em um convento, enquanto Inácio vai para o Brasil e acaba sendo assaltado e perdendo a visão e a memória. É resgatado por Lucinda (Andreia Horta), que fez de tudo para ele não lembrar e nem se aproximar do seu grande amor. O reencontro dos dois, por sinal, é um erro visível, pois a novela vai para o quarto mês e nada de o tão esperado encontro acontecer. Além disso, o excessivo tom dramático que cercou os dois primeiros meses da novela, com Maria Vitória e Inácio sofrendo demais foi um grande erro, o que até fez a novela ser apelidada de "Tempo de Sofrer".

Entretanto, os destaques de "Tempo de Amar" ---- que assim como "Novo Mundo", é uma novela de época ---- também devem ser destacados. A trilha sonora, a abertura e a fotografia, além da cenografia são um primor. Vale mencionar também que o texto da trama é ótimo. E a novela vem conseguindo atrair a atenção do telespectador nestes últimos dias, o que faz com que se espere uma novela ainda melhor em 2018. Vamos aguardar.

Neste ano de 2017, "Sol Nascente" acabou destoando um ano muito bom para as produções exibidas às 18h. Apesar das diferenças no enredo, "Novo Mundo" e "Tempo de Amar" merecem muitos elogios e a novela que está no ar atualmente tem tudo para que ganhe muito mais elogios nos próximos meses. Que "Orgulho e Paixão", estreia de março de 2018, além de mais uma novela das seis que deve estrear no segundo semestre, sejam ótimas novelas também.

Retrospectiva 2017 
QUARTA PARTE: NOVELAS DAS 19H
--> Na penúltima parte da Retrospectiva da faixa de novelas da Globo, vamos relembrar como foi o ano da faixa das 19 horas da emissora. Em 2017, a mesma optou pela exibição de apenas duas novelas no horário. "Rock Story" ocupou a faixa de 9 de novembro de 2016 à 5 de junho deste ano, fazendo um merecido sucesso de audiência e repercussão. Já "Pega Pega" está no ar desde o dia 6 de junho e chega ao fim no dia 8 de janeiro de 2018. Embora não seja um novelão, foi uma novela que reuniu tudo que o horário pede, mas que teve muitos erros. Na próxima parte, você verá mais detalhes. Aguarde! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

A Voz do Décio- ESPECIAL (Parte 2/3): 'Acabei perdendo a amizade dos meus amigos por vacilo.'

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

"The Voice Kids" estreia segunda temporada com fôlego de sobra

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?