BBB18 | Precisamos falar sobre as primeiras eliminações da temporada do reality

O "Big Brother Brasil 18" estreou no dia 22 de janeiro, ou seja, já está há quase dois meses no ar. Entramos na sétima semana do reality e até agora seis participantes foram eliminados. E se faz necessário falar sobre essas eliminações. A lista con os eliminados até agora está assim: Mara, 30 de janeiro - 55,45% dos votos); Jaqueline, 6 de fevereiro - 65,25% dos votos; Ana Paula, 13 de fevereiro - 89,85% dos votos; Nayara, 20 de fevereiro - 92,69% dos votos; Lucas Fernandes, 27 de fevereiro - 49,92% e Mahmoud, 6 de março - 57,23% dos votos.

Todos os seis participantes já eliminados do BBB18 (Foto: Montagem)

Analisando detalhadamente essas eliminações, no geral, pode-se constatar que todos sairam por conta de um posicionamento equivocado dentro da casa. Entretanto, esse posicionamento equivocado levou a uma grande rejeição do público contra os quatro primeiros eliminados: todos saíram com índices acima dos 50% dos votos (como pode ser visto acima). No entanto, vale ressaltar que com exceção de Mara, todos exerceram algum protagonismo no jogo naquela semana, o que levou a eliminação nas datas citadas.

Mara foi a primeira eliminada do reality (Foto: Reprodução/Twitter)

A primeira eliminada foi justamente Mara Telles, que saiu com 55,45% dos votos, em um paredão duplo. Esse índice poderia ser considerado rejeição? Não, pois o fato de ser um paredão duplo não leva essa porcentagem a ser considerada uma rejeição. Talvez o posicionamento dela na casa tenha levado o público a não gostar dela, principalmente pelo fato das questões políticas. A primeira impressão foi realmente a causadora da eliminação de Mara, que tinha tudo pra render na casa. Disputou a preferência do público com Ana Paula, que sairia da casa no terceiro paredão (e com uma rejeição recorde). Portanto, a eliminação de Mara foi uma decepção, pois ela poderia render muito mais na casa e mostra que os veteranos no BBB, em sua maioria, não agradam e acabam eliminados logo na primeira semana (vide Harumi, do BBB16; vale destacar também Ieda, do BBB17, uma exceção, que ficou em terceiro lugar). Uma pena.

Após barraco com Mahmoud, Jaqueline foi a segunda eliminada do BBB 18 (Foto: Reprodução)

A segunda eliminação aconteceu no dia 6 de fevereiro. A escolhida pelo público para sair acabou sendo Jaqueline, com 65,25% dos votos, em um paredão com Gleici e Mahmoud. A sister acabou se envolvendo em uma polêmica com Mahmoud sobre a questão da imunização do anjo. Segundo o sexólogo, Jaqueline havia prometido que se ela ganhasse a prova do anjo (como de fato aconteceu) iria imunizar ele. No entanto, ela não imunizou e resultou em um grande barraco na véspera da eliminação da sister. Por conta de ter sido considerada falsa e também pelo seu comportamento na discussão, que gerou uma das marcantes frases dessa temporada: "Senta aqui seu falso!", sendo que para o público a falsa era a própria Jaqueline, ela acabou sendo eliminada. Também foi uma perda importante, pois poderia render muito mais 'fogo no parquinho'.

Com quase 90% dos votos, Ana Paula foi a terceira eliminada do BBB 18; rejeição recorde até então (Foto: Reprodução)

A terceira eliminação foi histórica até então. Foram para o Paredão: Ana Paula, Família Lima e Paula. A eliminada da vez foi Ana Paula, com 89,85% dos votos, o recorde em paredões triplos até então. Vale  destacar que na semana anterior Ana Paula, junto com Caruso, Diego e Patrícia combinaram votos para colocar Mahmoud na berlinda. Deu certo e com 7 votos o sexólogo foi ao segundo paredão do reality. No entanto, na terceira semana, o jogo virou e Ana Paula levou 7 votos da casa. Tal fato gerou alusão a frase "Tudo o que você faz, um dia volta pra você" (que, aliás, vem se mostrando protagonista dessa edição) e Ana Paula, também pelo seu comportamento na casa, com dizeres absurdos foi a eliminada. Essa eliminação, no entanto, acabou sendo justa para o que ela fez no jogo, mas para o reality também foi uma perda ---- ela ainda podia render bastante.

Com 92,69% dos votos, Nayara se despediu com a maior rejeição até agora desta edição do BBB e a maior da história do reality em paredões triplos (Foto: Reprodução)

A quarta eliminada foi Nayara, que acabou batendo o recorde de rejeição que pertencia à Ana Paula. Ela saiu com quase 93% dos votos (92,69%), em um paredão com Gleici e Mahmoud. Ela acabou não ficando na casa, em função das várias fofocas que fazia na casa, o que acabou provocando a indicação da Família Lima, os líderes até então do reality. A eliminação foi desnecessária, para o atual momento do jogo (quarta semana) e Nayara também poderia render muito mais, principalmente pelo lado "jornalista", que provocou até memes nas redes sociais. Pode-se dizer que os 93% foram até demais para ela, que não merecia essa tamanha rejeição.

Eliminação de Lucas foi com o menor índice desta edição até o momento (Foto: Reprodução/Twitter)

A quinta eliminação aconteceu no dia 27 de fevereiro. Lucas Fernandes acabou sendo eliminado, com 49,92% dos votos. Esse índice foi o menor até o momento nesta temporada do BBB e a eliminação do Lucas aconteceu em uma disputa com Caruso e Diego. Foram vários os motivos que o público colocou para o eliminar. Entre eles, o relacionamento do brother dentro da casa com Jéssica, sendo que ele era noivo aqui fora (Ana Lucia Vilela era a pessoa que ele estava comprometido). Esse motivo da traição acabou provocando vontade de vingança nas outras mulheres. Mas não foi o principal: no dia da formação do Paredão, dia 25 de fevereiro, ele acabou se envolvendo em uma richa com o participante Kaysar, que tinha a maior torcida até então. Depois de ter sido sorteado, o sirio teve que indicar uma pessoa e escolheu o Lucas. Acabaram tendo um desentendimento, e a torcida do brother acabou levando as dores e escolheu ser #ForaLucas neste Paredão.

Vale destacar que a eliminação do Lucas foi o maior erro do público nessa temporada do reality. Diego, já havia sido bastante rejeitado e para muitos, não resistiria nem ao seu primeiro paredão. Não foi o que aconteceu: Lucas acabou sendo eliminado e Diego pôde seguir arquitetando, ao lado de Patrícia, a formação de um paredão com apenas os favoritos da casa. E foi o que aconteceu. Portanto, eliminar Lucas por conta de seu envolvimento aqui fora e também pelo desentendimento com Kaysar foi um erro grotesco.

Na sexta semana do reality, foi anunciado que o Paredão seria no estilo "Vai e Volta', que já havia acontecido nas edições de 2013 e 2016 do reality. Na formação do Paredão do dia 4 deste mês, Patrícia (então líder) indicou Paula para a berlinda. Como já foi citado acima, ali então aconteceu uma das artimanhas de Diego e Patrícia: um empate triplo que resultaria no desempate pela aliada. O empate foi entre o próprio Diego (salvo pela Patrícia), Gleici e Mahmoud (indicados por ela). Ou seja, o sexto paredão foi totalmente armado por Diego e Patrícia, reforçando a burrice do público na questão da votação.

Em um Paredão formado totalmente por Diego, com a ajuda de Patrícia, um dos favoritos --- Mahmoud --- acabou sendo eliminado, mas sem rejeição aqui fora (Foto: Reprodução)

Na terça-feira, 06/03, foi anunciado o resultado do Paredão Vai e Volta. Gleici foi a escolhida para ser a eliminada para o povo da casa, mas na verdade ela iria para um quarto secreto no segundo andar, uma vez que foi a menos votada. Já Mahmoud, por conta da sua própria burrice na hora da votação, acabou sendo o eliminado com 57,23%. Esse índice foi bem alto, mas ao contrário dos outros, ele saiu amado pelo público, que acabou escolhendo ele para sair em função dos andamentos do jogo. Vinha ali a oportunidade de ouro para Patrícia ir ao Paredão.

Depois de três dias no Quarto Farol, Gleici finalmente saiu, na sexta-feira (09/03). Tal acontecimento acabou sendo marcado pela comparação com atual novela das nove da emissora, 'O Outro Lado do Paraíso'. Gleici seria a 'Clara (Bianca Bin)' do reality e Diego e Patrícia, os vilões Renato e Sophia. Gleici não hesitou em colocar Patrícia na berlinda, o que acabou provocando um grande barraco (o melhor desta edição e o primeiro bom barraco da Era Leifert). No domingo (11), ocorreu o complemento da formação do sétimo paredão e o jogo acabou virando: Caruso, pela indicação de Jéssica e Paula (líderes) e Diego (4 votos da casa) acabam indo para a berlinda.

Em uma semana, o jogo virou para Patrícia e Diego. Os dois comemoraram a formação do Paredão entre os favoritos e na semana seguinte estão no Paredão;  é lei do retorno que chama?

Já está cravado o resultado deste Paredão, cujo resultado será revelado apenas na noite desta terça (13/03 - essa análise será atualizada com a porcentagem dos votos) e Patrícia sairá com índices acima de 85%, podendo bater recorde de rejeição, que atualmente está com Nayara (92,69%). Em relação ao jogo dela, pode-se dizer que foi bastante equivocado no que se refere ao respeito, carisma, foco, determinação... Enfim, é uma participante que realmente abusou da inteligência do público e a sua aproximação com Kaysar e briga com Gleici, os dois principais favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão, será determinante para essa eliminação. No entanto, o jogo vai perder uma das suas antagonistas, o que acabará provavelmente com boas discussões entre a "vilã" e a "mocinha" do reality. Mais uma perda desta temporada. E graças a grande sacada de Gleici, que movimentou o jogo nos últimos dias.

Obviamente esse texto não irá mudar o resultado desse, dos paredões anteriores ou dos próximos. Mas é uma constatação que deve ser considerada: o público brasileiro está preparado para lidar com votações como as do "Big Brother Brasil", eliminando quem movimenta o jogo, não deixando o programa no marasmo? Aparentemente, não. Principalmente no começo do reality, pois tirando quem está movimentando o BBB, o jogo acaba ficando desinteressante, sem boas intrigas, brigas e confusões, o que um bom reality sempre pede. Infelizmente as seis primeiras eliminações e a próxima acabaram tirando (vão tirar) participantes que se destacaram e movimentaram a atração comandada por Tiago Leifert. Talvez o principal motivo seja a possível articulação de votos para os favoritos saírem, mas poderiam focar nas plantas, deixando os vilões para os paredões do meio de março, o que deixaria a reta final do reality bem movimentada. 

Apesar disso, a edição 18 do BBB está sendo bem atrativa e com bons acontecimentos. Depois da pavorosa décima sétima edição, o público merecia um bom "Big Brother Brasil". Que siga assim até a grande final, no dia 19 de abril.

Observação: Em nenhum momento deste texto eu defendo algum participante do reality de maneira pessoal. Aqui me refiro especialmente ao jogo e apenas a isso. Não estava torcendo para nenhum deles ganhar o prêmio, mas seria bom para o jogo a permanência deles por mais algum tempo, como dito nesta análise. 

Texto por: Décio Lucas Pereira Rodrigues.
Twitter: @lucass_decio15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira