Retrospectiva 2019 - Novelas - #1: "O Sétimo Guardião", "A Dona do Pedaço" e "Amor de Mãe" mostram suas diferenças e atraem sentimentos distintos pelo público

Em 2019, a teledramaturgia brasileira seguiu firme e forte. E na Globo, portanto, não foi diferente. Desde 2016, esse blog faz a Retrospectiva de como foi o ano das novelas nas cinco faixas (Vale a Pena Ver de Novo, Malhação, faixa das 18h, faixa das 19h e faixa das 21h). A partir desta segunda-feira (23/12), o blog começará a postar como foi o desempenho das faixas da Globo em termos de enredo e qualidade, primeiramente, e também na audiência. 

Neste ano, a Retrospectiva começará do ponto mais alto, na questão do horário (21h) e irá, gradativamente, até a faixa do Vale a Pena Ver de Novo. Hoje, portanto, começarei pela caixa das 21h.


    | Retrospectiva 2019 - Novelas - #1: a       faixa das 21h da Globo

O Sétimo Guardião (Novembro de 2018 à maio de 2019), A Dona do Pedaço (Maio à novembro de 2019) e Amor de Mãe (no ar desde o dia 25 de novembro) foram as produções exibidas na Globo às 21h durante o ano (Foto: Reprodução)

A principal faixa da dramaturgia da Globo segue sendo a das 21h. E, em 2019, a emissora exibiu três novelas: "O Sétimo Guardião" ---- que estreou em novembro de 2018 e ficou no ar até maio deste ano ----, "A Dona do Pedaço" (que estreou em maio e ficou no ar até novembro deste ano) e está exibindo desde o dia 29 de novembro a trama "Amor de Mãe". Foi um ano bem balanceado na questão de qualidade, enredo e audiência no horário, como será descrito mais detalhadamente a seguir. 

--> O Sétimo Guardião: volta de Aguinaldo Silva ao realismo fantástico foi decepcionante, em todos os aspectos



Antes de estrear, "O Sétimo Guardião" passou por várias polêmicas envolvendo a autoria do seu enredo. Por isso mesmo, a trama de Aguinaldo Silva estreou com desconfiança dentro da própria Globo e pela crítica. Seus dois primeiros meses, exibidos em novembro e dezembro de 2018, foram marcados por grande expectativa, em função do fato do autor retornar as origens, com o realismo fantástico marcando grande parte da história. No entanto, o que se viu ao longo dos cinco meses que a novela ficou no ar em 2019, acabou deixando a desejar.

Fora dos bastidores, polêmicas marcando atores e atrizes, além de processo na Justiça que quase tirou a novela do ar, acabou manchando ainda mais uma novela com qualidade questionável. Foi uma decepção, com poucas atuações primorosas, em função do pouco aproveitamento do talento do elenco como um todo, principalmente Marina Ruy Barbosa, Tony Ramos, Bruno Gagliasso, Lília Cabral, Ana Beatriz Nogueira, entre outros. O enredo, por sua vez, foi pouco atrativo e convicente, decepcionando também.

Outro ponto principal que confirma o fracasso de O Sétimo Guardião é a sua audiência. Marcando médias entre 25 e 32 pontos ao longo de sua transmissão, conseguiu marcar índices inimagináveis para a faixa, nos dias de Natal e Ano Novo (16 e 15 pontos, respectivamente), igualando "A Lei do Amor" (2016). Ao longo de sua exibição, só conseguiu atingir a meta, na média semanal, em fevereiro, quando entre os dias 04 e 09 do referido mês marcou 30 pontos cravados.  Como marcou na estreia 33 pontos, só superou esse índice no seu penúltimo mês, em abril deste ano, mas precisamente no dia 04, quando marcou 34 pontos. Só ultrapassou novamente esse índice na exibição do seu penúltimo capítulo, no dia 16 de maio, quando marcou 35 pontos. No geral, entre os dias  12 de novembro de 2018 e 18 de maio de 2019 (período em que ficou no ar), finalizou sua trajetória com apenas 29 pontos.

--> Contexto pré 'A Dona do Pedaço': furo na fila do horário e Walcyr mais uma vez chamado para salvar a faixa

Diante de tudo que o que aconteceu com "O Sétimo Guardião", em questão de enredo, repercussão e audiência, a Globo optou, antes mesmo da estreia da novela de Aguinaldo Silva, em adiar a então estreia de Manuela Dias na faixa mais importante da emissora, e trazer Walcyr antes de "Amor de Mãe". Ou seja, o autor de "A Dona do Pedaço'" acabou 'furando' a fila com sua trama. É importante salientar que essa decisão da Globo foi tomada em setembro de 2018, um mês antes da estreia de "O Sétimo Guardião".

--> A Dona do Pedaço coloca a faixa de novo em evidência, apesar da discussão em torno da qualidade

20 de maio de 2019. Nove dias depois de completar um ano da exibição do último capítulo de "O Outro Lado do Paraíso", Walcyr Carrasco voltou a tela da Globo com uma história movida à justiça e vingança, tal como sua produção anterior. Desta vez, o tema da superação também foi abordado pelo autor, através da resiliente e persistente Maria da Paz (Juliana Paes). A primeira fase, na qual a mocinha sofreu com a separação do seu amado Amadeu (Marcos Pasquim), além da presença da Dulce (Fernanda Montenegro), os cenários belíssimos e uma boa construção agradaram inicialmente. Entretanto, conforme a trama avançou para uma nova fase, os elementos já vistos anteriormente nas novelas do autor, principalmente às 21h, ficaram bem evidentes. Temas abordados de forma superficial, acontecimentos pouco críveis e texto pouco convincente marcaram a trama.

Apesar dos elementos citados acima, a trama conseguiu ser bem atrativa e mostrou uma história que o público queria ver. O clima solar, mesclado pelo tom mais escuro em alguns momentos, é um ponto positivo e que chamou a atenção. A abertura e a trilha sonora também foram bem selecionados. A repercussão da trama, como um todo, foi grande, em função do elenco bem escalado e da história que a novela contou. Destaques: Juliana Paes, Agatha Moreira, Paolla Oliveira, Reynaldo Gianecchini, Fernanda Montenegro, entre outros.

Diferentemente de "O Sétimo Guardião", a trama de Walcyr Carrasco conseguiu atingir o objetivo estipulado pela Globo: recuperou a audiência da faixa. Da média geral de 29 pontos, elevou para 36, um crescimento expressivo de sete pontos.  Com médias entre 30 e 35 pontos em seu início, não demorou para bater recordes. Seu recorde foi de 45 pontos, na exibição do penúltimo capítulo. Foi, sem dúvidas, a trama de maior repercussão em 2019.

--> Amor de Mãe mostra que é uma trama bem diferente do que foi visto na faixa durante o ano


No um ar há quase um mês, não dá para fazer uma análise precisa de "Amor de Mãe". A trama estreou no dia 25 de novembro e atualmente vem se mostrando uma trama bem diferente do que foi visto na faixa durante o ano. Com índices na casa dos 30 pontos, em pleno final de ano, vem se mostrando uma produção que tem tudo para crescer em 2020. Destaques iniciais para Adriana Esteves, Regina Casé, Taís Araújo, as protagonistas e para Humberto Carrão, Irandhir Santos, entre outros. 

    √ Panorama geral: a faixa foi bem conduzida e se levantou durante o ano, mas enredos foram distintos

Fazendo uma análise agora mais geral, foi possível constatar que 2019 foi um ano no qual a faixa das 21h foi muito bem. Cabe destacar, claro, a grande importância de "A Dona do Pedaço" teve, ao recuperar a faixa da instabilidade de "O Sétimo Guardião" e também é importante citar o bom desempenho inicial de "Amor de Mãe". A faixa termina o ano com uma média de 35,8 pontos, cinco pontos acima da meta estipulada pela emissora (30, desde 2016).

Outro ponto da análise é que os enredos foram distintos, conforme colocado na análise individual das tramas. Com denúncia até de plágio, infelizmente "O Sétimo Guardião" não conseguiu ser uma trama consistente e decepcionou; Ao abordar o mais do mesmo, o clássico "feijão com arroz", "A Dona do Pedaço" conseguiu levantar a faixa e fez por onde; e "Amor de Mãe" vem valorizando o realismo e se mostra uma trama bem diferente do que já foi visto no horário.

________________________________________

Na próxima edição da Retrospectiva, trataremos a respeito da faixa das 19h, que contou com as exibições de "O Tempo Não Para", "Verão 90" e "Bom Sucesso". Até lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

#Comentando- Edição #04: Empreguetes, o sucesso que começou na internet!

A Voz do Décio- ESPECIAL (Parte 2/3): 'Acabei perdendo a amizade dos meus amigos por vacilo.'

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção