Coronavírus: Pandemia traz novo momento pro blog, que tratará do tema diariamente; saiba mais

Esse blog foi criado no dia 4 de março de 2012 e este ano fez seu oitavo aniversário. É um meio que eu encontrei de expor opiniões, mostrar o que curto, postar notícias das mais diversas áreas, enfim, é, particularmente, um espaço de distração no qual eu me manifesto. Em função da rotina exaustiva a que fiquei submetido e que não contei aqui, acabei deixando de lado o blog. Contudo, a partir desta segunda-feira (13), ele voltará a ser atualizado. E o tema que abre esta nova leva de publicações é o Coronavírus, uma doença que surgiu recentemente e que vem provocando mudanças na vida da sociedade como um todo.

Tudo começou em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Uma pneumonia misteriosa começou a chamar a atenção das autoridades locais, bem como da Organização Mundial da Saúde (OMS). Logo no começo deste ano de 2020, foi descoberta que essa doença na verdade era derivada de uma nova espécie de Coronavírus, que já havia provocado epidemias anteriores. Não demorou muito para a COVID-19 – nome dado a doença ainda em janeiro – se espalhar para os outros países e continentes.

Momento inicial, de atenção

O Brasil foi um dos países que demorou para detectar a doença. Durante todo o mês de fevereiro, a recomendação da OMS era apenas de higienizar as mãos. Contudo, conforme a doença foi avançando por outros países (foi passando pela Ásia, Europa, América do Norte) até chegar em território brasileiro. O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso apenas no dia 26 de fevereiro. Entretanto, não é difícil de se pensar que o Coronavírus já estava no País desde a segunda quinzena do referido mês, em função da lentidão para iniciar os testes e também para a preocupação com a doença aumentar.

Março: o ápice da doença, declaração de pandemia e medidas restritivas

Começo de março. Passado o Carnaval, a preocupação com o Coronavírus começou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Mas as mudanças nos hábitos de vida só começaram depois do dia 11 de março, quando a OMS declarou pandemia da doença.

O que é uma pandemia? É quando se detecta uma nova doença que está se espalhando pelo mundo. O alerta foi ligado. A partir do dia 16 de março, vários Estados passaram a tomar medidas de restrição, como o fechamento dos serviços considerados não essenciais e também suspensão de aulas de creches, escolas e universidades. Tais atos foram acontecendo conforme a doença atingiu o seu ápice no País. No dia 17, foi confirmada a primeira morte, o que reforçou a necessidade do que se chama de isolamento social.

Do dia 17 até agora (13 de abril), a doença avançou - e muito - no nosso país. São mais de 23 mil casos confirmados e também mil mortes. O objetivo deste post inicial acerca da doença é sinalizar o novo momento do blog, que começará a tratar a respeito das atitudes que vem sendo tomadas e chamando a atenção de todos.

A partir desta segunda (13), teremos matérias a respeito do avanço da doença, com a atualização dos números em todo o País, bem como a análise das medidas que vem sendo tomadas, como o mundo está lidando com a doença e muito mais. E, a partir desta terça (14), também teremos momentos de distração, com o quadro "Músicas" de volta e ao longo dos próximos dias trataremos muitos outros conteúdos. Fiquem ligados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

#Comentando- Edição #04: Empreguetes, o sucesso que começou na internet!

A Voz do Décio- ESPECIAL (Parte 2/3): 'Acabei perdendo a amizade dos meus amigos por vacilo.'

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção