Retrospectiva 2021: análise do ano dos realitys


Em 2020, este blog escreveu uma análise dos realitys. Foi um ano histórico, com duas edições marcantes do "Big Brother Brasil", na Globo e de "A Fazenda", na RecordTV.
Por ser o primeiro ano da pandemia, com muitas pessoas em casa, as pessoas se viram dispostas a acompanhar os programas de confinamento na televisão. Não teve muitas novidades, com algumas atrações até canceladas ou adiadas para este ano, quando se esperava um melhor cenário da pandemia - o que realmente aconteceu, com o avanço da vacinação. E, com este avanço, aliado aos protocolos que deram certo em 2020, as emissoras seguiram trazendo edições de realitys que agradaram o público. Vamos a análise.


| | Retrospectiva 2021 | | 

• #2: o ano dos realitys [análise]



1. The Voice +: O  ano iniciou com um novo formato já conhecido do público: o The Voice Kids. Por conta da pandemia, que atrasou o término da sexta temporada da versão para as crianças em 2020, a emissora optou por colocar no ar o programa com talentos acima dos 60 anos. O formato deu certo, com bons índices de audiência. No entanto, foi alvo de críticas em função da época que foi gravado, quando nem sequer havia vacinas para combater a pandemia de coronavírus. Mais prestou um bom entretenimento na faixa das 14h30 --- que pela primeira vez foi colocada como horário dos programas da tarde do domingo, que também recebeu a sétima temporada do "The Voice Kids" e o cancelado "Zig Zag Arena". Boa escolha para iniciar o ano do entretenimento da Globo.

2. Big Brother Brasil 21: Diante do sucesso de audiência e fenômeno de votos da edição 2020, a expectativa ficou alta para o novo ano do principal reality show da Globo. Com novidades no formato, como o aplicativo Flecha e 100 dias de confinamento e a manutenção do que deu certo no Big Brother Brasil 20, o programa teve "fogo no parquinho" logo nos primeiros dias, com as polêmicas discussões proporcionadas por Lumena, além do criticado tratamento dos brothers com Juliette Freire e Lucas Penteado, que acabou desistindo do programa logo na segunda semana. Nego Di, Projota e Karol Konká foram os vilões da temporada, saindo com índices de rejeição acima dos 90%. Carla Diaz protagonizou um dos grandes momentos da temporada, como o retorno após o Paredão Falso como Dummy, além do romance conturbado com Arthur Picoli. Gilberto se tornou um dos maiores participantes da história do reality e sua eliminação foi alvo de lamentações pelo público. A final com Camilla de Lucas, Fiuk e Juliette foi mera formalidade, uma vez que a paraibana foi campeã com 90,15% dos votos em uma votação de mais de 650 milhões de votos. A média geral da temporada foi de 28 pontos e a repercussão nas redes sociais foi gigantesca. Foi a última temporada apresentada por Tiago Leifert, que será substituído por Tadeu Schimidt na edição de 2022, que estreia dia 17 de janeiro.



3. No Limite: Diante do isolamento ainda necessário e também do sucesso do "Big Brother Brasil 21", a Globo optou por voltar com o reality que teve como slogan "Nossa paixão por reality começou aqui". Com a participação de ex-BBBs, principalmente da edição de 2018, e apresentação de André Marques, o reality foi ao ar entre abril e julho deste ano. O quinto ano da atração foi alvo de várias críticas: apenas um dia de exibição, provas razoáveis, regalias para os participantes, apresentador antipático, entre outras. A repercussão foi bem negativa e a vitória da Paula Amorim, do BBB18, serviu pelo menos para coroar a grande participação dela no reality. A Globo já confirmou uma nova temporada para abril de 2022, com novidades nos dias de exibição, no apresentador e nos participantes --- a maior parte será de anônimos. Resta aguardar para ver se o reality conseguirá conquistar o público como nos primeiros anos, na década de 2000.



4. Power Couple: Após um ano fora do ar por conta da pandemia, a Record produziu uma nova temporada do "Power Couple", com novos casais em busca do grande prêmio. Com a disponibilidade de câmera para acompanhar o confinamento, agradou o público que gosta de acompanhar programas do tipo. Teve a apresentação de Adriane Galisteu, que trouxe um novo fôlego para o reality. Ficou no ar entre maio e julho deste ano.



5. Ilha Record: Também adiado para 2021 por conta da pandemia do coronavírus, a nova aposta da Record foi colocar 12 pessoas para conviverem juntos em uma ilha, disputando um prêmio milionário, com direitos a provas, eliminações e a grande final para premiar o campeão. No entanto, teve um diferencial: o eliminado ficaria em um outro espaço dentro da ilha e com poderes para interferir no cotidiano dos participantes restantes no reality. Foi uma boa aposta e ficou no ar entre julho e setembro, esquentando a faixa para a décima terceira temporada de "A Fazenda". Apesar da aposta na mistura de outros realitys da concorrência e até da própria Record, foi uma boa aposta e teve bons índices de audiência e boa repercussão.



6. The Masked Singer Brasil: Grande aposta pós Olimpíadas no campo de linha de shows em 2021, o novo reality musical da Globo estreou sua primeira temporada em agosto deste ano e ficou no ar até novembro. Apresentado por Ivete Sangalo, constituiu em colocar famosos de diversas áreas ---- cantores ou não ---- para cantarem no palco, fantasiados. O grande objetivo era descobrir, através de pistas, quem estava por debaixo da máscara. Os melhores de cada noite ganhavam benefícios para o próximo programa e passavam de fase, enquanto os piores disputavam entre si quem seguiria no formato e quem seria eliminado. A emissora apostou alto no formato, com direito a matéria no Fantástico meses antes da estreia. Teve boa repercussão e excelentes índices de audiência. Teve grande faturamento, com várias cotas vendidas e a grande campeã foi Priscilla Alcântara, na fantasia de Unicórnio. Nicolas Prattes surpreendeu como Monstro, além de Jéssica Ellen (Gata Prateada), Sandra de Sá (Girassol), Renata Ceribelli (Brigadeiro), entre outros participantes. Voltará ao ar já na segunda quinzena de janeiro, desta vez ocupando a faixa do futebol dos domingos da Globo.



7. The Voice Kids: Apesar do nítido desgaste de toda franquia The Voice, a Globo não parece disposta a largar um dos seus formatos mais lucrativos. A sétima temporada do The Voice Kids ficou no ar entre junho e setembro deste ano. O formato seguiu como nos últimos anos, mas com uma nítida diferença na qualidade das vozes selecionadas. Michel Teló e Gaby Amarantos ganharam vaga no programa, além da apresentação de Márcio Garcia, que teve o 'Tamanho Família' cancelado. Foi uma boa temporada e Gustavo Bardim, do Time Teló, foi o grande campeão do reality. Terminou com dois dígitos de média geral, sendo a última atração inédita dos domingos à tarde bem sucedida na Globo.



8. A Fazenda 13: A Record teve um grande desafio em 2021. Com a grande temporada do reality rural em 2020, quando juntou boa seleção de participantes com excelentes índices de audiência, chegando a vencer a Globo, a emissora teve que apostar em novas formas de conquistar o telespectador. E, com isso, teve uma edição que não teve uma repercussão como a do ano passado. No entanto, conseguiu ter grandes participantes, como Dayane Mello e Rico Melquides. Provocou grande barulho aqui fora, com a discussão sobre a relação entre participantes solteiros e comprometidos. Foi um bom entretenimento, apesar de deixar a desejar em comparação ao seu ano anterior.



9. The Voice Brasil: Não chegou a completar um mês do término da versão 'Kids' do reality musical, e a Globo já estava estreando uma nova temporada do The Voice Brasil, que completou seu 10° ano em 2021. Ficou no ar entre outubro e dezembro deste ano. A Globo anunciou, antes da estreia, que Tiago Leifert teria no programa a chance de se despedir, uma vez que não quis renovar o contrato com a emissora, em função de problemas pessoais. No entanto, Leifert só apresentou a fase de Audições às Cegas do reality, com André Marques apresentando as fases seguintes do programa. Foi uma temporada marcante, pelo décimo ano, com boas vozes, mas com um formato bem confuso. Várias vozes não tiveram espaço na edição do programa na TV aberta, vozes que avançaram de fase sem cantar, Teló acompanhando o programa e indo com vozes que nem cantaram mais de uma vez no reality, entre outros. Teve a segunda pior audiência do formato, mas superou "A Fazenda" em todas as exibições. Além disso, Teló foi campeão pela sexta vez desta versão do reality.



10. Realitys de culinária na Globo, no SBT e na Band: No SBT e na Band, as apostas seguiram sendo os realitys de culinária. No canal de Silvio Santos, o "Bake Off" com as suas várias versões e o "MasterChef" seguiram ocupando espaço na grade de programação das emissoras. Na Globo, a aposta seguiu sendo o "Mestre do Sabor", que segue atrativo para quem gosta dos realitys de culinária. Prato cheio para quem gosta se deliciar com este tipo de reality.


.........

Em linhas gerais, 2021 foi um ano que o público se viu inserido em um contexto de diversos realities: de confinamento, culinária, musicais... O ano foi bem mais "cheio" em relação a 2020. Big Brother Brasil, A Fazenda, The Voice (Kids, Brasil e +), Ilha Record, The Masked Singer Brasil, entre outros que foram citados na lista acima. O fenômeno do ano, sem dúvidas, foi o Big Brother Brasil 21, que terminou com a grande campeã Juliette Freire. O público foi presenteado com essa paraibana que tanto nos ensinou e transformou a vida de diversas pessoas, com mais de 33 milhões de seguidores. O ano foi marcado pela surpresa. E que venham mais em 2022. Novas edições de todos os realitys citados na lista estão garantidos, é só escolher. Vamos seguir em frente!


•••••••• 2021: FIM!!! ••••••••

Esta foi a última postagem do blog em 2021. Com essas duas retrospectivas, cumpro a proposta que foi colocada desde 2016, de relembrar o que de mais marcante aconteceu na televisão. Desejo a todos um feliz ano novo. Volto logo, a partir do primeiro dia do ano, para compartilhar novidades sobre 2022 na televisão, no esporte e também atualizar sobre a pandemia, que infelizmente não acabou. Além das análises que já são a marca deste blog. Até lá.



Feliz Ano Novo e até 2022!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações