"O Outro Lado do Paraíso": Excesso de maldades e primeira fase longa demais explicam baixa audiência inicial


Nesta quinta-feira, 23 de novembro, a atual novela das 21h da Globo completa um mês no ar. E depois do estrondoso sucesso de audiência e repercussão de "A Força do Querer", "O Outro Lado do Paraíso" vem cambaleando no horário e encara uma rejeição por parte dos telespectadores: estreou com 35 pontos e nunca mais repetiu tal índice. Além disso, a trama começa a ter dificuldades para consolidar médias acima dos 30 pontos. Com o grande excesso de maldades e sofrimento e uma primeira fase muito longa (30 capítulos), é compreensível a baixa audiência alcançada pela novela escrita por Walcyr Carrasco.

Autor de grandes sucessos recentes, como Verdades Secretas (2015) e Êta Mundo Bom! (2016), Walcyr se equivocou na elaboração da sua nova novela. Devido a imprevistos, o escritor, que só voltaria às novelas em 2018, acabou sendo remanejado para substituir "A Força do Querer". Primeiramente, precisa-se destacar os acertos: o nome da novela é apropriado (o outro lado do paraíso; Paraíso: Tocantins, mas mostrando situações que transformam esse paraíso em um 'inferno'), a sinopse é promissora, a trilha sonora é excelente e o elenco é o grande destaque nesse primeiro mês da novela. Entretanto, são visíveis dois grandes equívocos: o excesso de maldades e suas repetições, bem como a primeira fase longa demais.

Cena da internação de Clara - que foi ao ar nesta terça-feira, 21 - com direito a choques elétricos, foi bem forte e impactante, destacando o talento de Bianca Bin, mas mostrando o quão 'O Outro Lado do Paraíso' foi pesada nessa primeira fase (Foto: Reprodução)

Logo na primeira semana da novela, a violência doméstica e o racismo foram abordados, através de Clara (Bianca Bin) e Raquel (Érika Januza). Embora pertinentes e muito bem feita, várias situações foram se repetindo, como as agressões de Gael (Sergio Guizé) na esposa e os insultos de Nádia (Eliane Giardini) contra a empregada, que acabou sendo demitida e se tornará juíza na segunda fase, até as viradas na vida das duas ---- a primeira foi internada em uma clínica psiquiátrica, nesta terça (21), em uma cena forte e a segunda vai se tornar juíza, nos próximos capítulos ---- acontecerem. Portanto, o excesso de situações de maldade acabaram afastando o público da faixa, que é mais conservador.

Outro problema que pode ser citado é o fato da primeira fase da trama ter 30 capítulos. Já com duas semanas no ar, a trama já tinha sido explicada ao telespectador: os motivos que levariam Clara a se vingar de Sophia (Marieta Severo), bem como a história de Elisabeth/Duda (Glória Pires) e dos outros personagens. 10 a 15 capítulos já seriam suficientes, pois com essa duração longa, a primeira fase acabou tendo repetições, como já citado anteriormente.

"O Outro Lado do Paraíso" tem tudo para ser uma ótima novela, e os cortes feitos para que a trama chegue aos dias atuais mais rápido foram justificáveis. Agora, com a grande virada na trama, os índices de audiência podem subir, dependendo do desempenho de "Apocalipse", a nova novela da RecordTV, que pode tirar alguns pontos da trama da Globo. É aguardar os próximos dias para ver os próximos caminhos na disputa de audiência e como será o desenvolvimento da vingança da personagem de Bianca Bin e desta segunda fase da trama de Walcyr Carrasco.

Comentários

Unknown disse…
Para eu novela ficar boa tinha que tiraramente do ar o ator Jucá de Oliveira e demitir a atriz Eliane Gardne PR racismo é crime

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira