"O Outro Lado do Paraíso": Excesso de maldades e primeira fase longa demais explicam baixa audiência inicial
Nesta quinta-feira, 23 de novembro, a atual novela das 21h da Globo completa um mês no ar. E depois do estrondoso sucesso de audiência e repercussão de "A Força do Querer", "O Outro Lado do Paraíso" vem cambaleando no horário e encara uma rejeição por parte dos telespectadores: estreou com 35 pontos e nunca mais repetiu tal índice. Além disso, a trama começa a ter dificuldades para consolidar médias acima dos 30 pontos. Com o grande excesso de maldades e sofrimento e uma primeira fase muito longa (30 capítulos), é compreensível a baixa audiência alcançada pela novela escrita por Walcyr Carrasco.
Autor de grandes sucessos recentes, como Verdades Secretas (2015) e Êta Mundo Bom! (2016), Walcyr se equivocou na elaboração da sua nova novela. Devido a imprevistos, o escritor, que só voltaria às novelas em 2018, acabou sendo remanejado para substituir "A Força do Querer". Primeiramente, precisa-se destacar os acertos: o nome da novela é apropriado (o outro lado do paraíso; Paraíso: Tocantins, mas mostrando situações que transformam esse paraíso em um 'inferno'), a sinopse é promissora, a trilha sonora é excelente e o elenco é o grande destaque nesse primeiro mês da novela. Entretanto, são visíveis dois grandes equívocos: o excesso de maldades e suas repetições, bem como a primeira fase longa demais.
Cena da internação de Clara - que foi ao ar nesta terça-feira, 21 - com direito a choques elétricos, foi bem forte e impactante, destacando o talento de Bianca Bin, mas mostrando o quão 'O Outro Lado do Paraíso' foi pesada nessa primeira fase (Foto: Reprodução)
Outro problema que pode ser citado é o fato da primeira fase da trama ter 30 capítulos. Já com duas semanas no ar, a trama já tinha sido explicada ao telespectador: os motivos que levariam Clara a se vingar de Sophia (Marieta Severo), bem como a história de Elisabeth/Duda (Glória Pires) e dos outros personagens. 10 a 15 capítulos já seriam suficientes, pois com essa duração longa, a primeira fase acabou tendo repetições, como já citado anteriormente.
"O Outro Lado do Paraíso" tem tudo para ser uma ótima novela, e os cortes feitos para que a trama chegue aos dias atuais mais rápido foram justificáveis. Agora, com a grande virada na trama, os índices de audiência podem subir, dependendo do desempenho de "Apocalipse", a nova novela da RecordTV, que pode tirar alguns pontos da trama da Globo. É aguardar os próximos dias para ver os próximos caminhos na disputa de audiência e como será o desenvolvimento da vingança da personagem de Bianca Bin e desta segunda fase da trama de Walcyr Carrasco.
Comentários