Grêmio e Lanús decidem o título da Libertadores 2017 nesta quarta (29)

Agora é pra valer. Nesta quarta-feira, 29 de novembro de 2017, a América do Sul conhecerá seu mais novo campeão. O campeão da competição mais importante do continente, da Libertadores, que disputará o Mundial, em dezembro,  nos Eminados Árabes Unidos e também a Recopa Sul-Americana de 2018, com data a ser divulgada pela CONMEBOL posteriormente.

Finalíssima da Libertadores acontece nesta quarta (29), na Argentina (Foto: Globo Esporte)

Grêmio x Lanús-ARG: os dois melhores times do torneio, que pela primeira vez foi disputado praticamente o ano todo, chegam ao Estádio de La Fortaleza, em jogo com bola rolando a partir das 21h45, em situações distintas. O time gaúcho venceu, em Porto Alegre, por 1 a 0 e qualquer empate (1 a 1; 2 a 2; e assim sucessivamente) ou vitória (1 a 0, 2 a 0, 2 a 1) dará o título ao time comandado por Renato Portaluppi, que tem a grande chance de ser o primeiro brasileiro campeão da Libertadores como jogador e como técnico. Já para o time argentino, que chega à sua primeira final da principal competição da America (o Grêmio faz a sua quinta final; ganhou duas e perdeu outras duas), só resta a vitória por 2 ou mais gols de diferença para faturar diretamente o título. 1 a 0 leva a decisão primeiro para a prorrogação, e caso o placar persista, disputa de pênaltis. Vale destacar que o recurso de árbitro de vídeo também será disponibilizado nesse segundo jogo.

Veja as campanhas dos times até a final.

CLUBE MANDANTE: LANÚS
• Fase de grupos (*): ficou na primeira colocação do grupo 7, onde disputou juntamente com Chapecoense, Nacional e Zulia, onde conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota, com treze gols marcados e três gols sofridos, acumulando um saldo de dez gols. Conquistou 13 pontos.

* Devido a escalação irregular por parte da Chapecoense, o jogo da volta entre o time argentino e o time brasileiro, acabou ficando 3 a 0 para os argentinos. Originalmente, o time de Chapecó havia vencido a partida por 2 a 1.

• Oitavas de final (após sorteio): enfrentou o The Strongest nas oitavas de final, empatando no jogo de ida por 1–1 e vencendo o jogo de volta por 1–0, classificando-se para as quartas de final com um placar agregado de 2–1;

• Quartas de final: em confronto argentino, enfrentou o San Lorenzo, sendo derrotado no primeiro jogo por 0–2, mas vencendo o jogo da volta por 2–0, vencendo novamente na disputa por pênaltis pelo placar de 4–3, classificando-se para as semifinais;

• Semifinais: Jogou com o River Plate em novo confronto argentino pela semifinal, sendo derrotado novamente no jogo de ida pelo placar de 1–0, mas vencendo o jogo de volta por 4–2, classificando-se para a final com um placar agregado de 4–3, sendo considerada uma virada histórica.

CLUBE VISITANTE: GRÊMIO
• Fase de grupos: disputou juntamente com Deportes Iquique, Guaraní e Zamora, onde conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota, com quinze gols marcados e seis gols sofridos, acumulando um saldo de nove gols. Ficou em primeiro lugar no grupo 8, com 13 pontos conquistados;

• Oitavas de final (após sorteio): enfrentou o Godoy Cruz nas oitavas de final, vencendo no jogo de ida por 1–0 e no jogo de volta por 2–1, classificando-se para as quartas de final com um placar agregado de 3–1;

• Quartas de final: em confronto brasileiro, enfrentou o Botafogo, onde no jogo de ida empatou pelo placar de 0–0 e venceu o jogo da volta por 1–0, classificando-se para as semifinais;

• Semifinais: Jogou com o Barcelona de Guayaquil pela semifinal, onde venceu o jogo de ida pelo placar de 3–0, mas perdeu o jogo de volta por 0–1, mesmo assim classificou-se para a final com um placar agregado de 3–1;

AS ESCALAÇÕES

- Lanús: O Lanús chega à partida mais importante de seus 102 anos em clima de revanche. Antes da final, a diretoria acionou a Conmebol para reclamar de maus tratos a seus torcedores no duelo de ida, na Arena. Dentro de campo, o técnico Jorge Almirón se resguarda de uma dúvida na formação para tentar fazer história com o inédito título da Libertadores: o substituto do suspenso Braghieri na defesa. Herrera deve ser o escolhido, numa solução dieta. Mas o treinador pode deslocar Velázquez para a zaga, com Pasquini na lateral e o volante Aguirre como novidade.

Escalação provável: Andrada; José Gómez, Rolando García, Herrera e Maxi Velásquez; Marcone, Román Martínez e Pasquini; Alejandro Silva, José Sand e Lautaro Acosta.
| Técnico: Jorge Almirón

- Grêmio: Renato planejou minuciosamente 2017 para fazer o Grêmio chegar ao momento mais importante do anocom força máxima. E a estratégia teria sido plenamente bem sucedida não fosse o terceiro amarelo recebido por Kannemann no duelo na Arena. Por falar na arbitragem, os gremistas agiram nos bastidores para tentar – em vão – anular o cartão e pressionaram na Conmebol por um pênalti não assinalado em Jael. Polêmicas à parte, o Tricolor está pronto para fazer o "jogo e sua vida" em Lanús. A escalação só será revelada uma hora antes da decisão – como o treinador gosta tanto de decantar – mas Bressan será o parceiro de Geromel no último capítulo da saga pelo tri.

Escalação provável: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Bressan e Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.
| Técnico: Renato Gaúcho

ARBITRAGEM
O paraguaio Enrique Cáceres apita a decisão, auxiliado pelos compatriotas Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla. O quarto árbitro, o árbitro de vídeo e seu assistente também são do Paraguai: Eber Aquino, Mário Díaz de Vivar e Milcíades Saldivar, respectivamente. O peruano Victor Carrillo será o outro auxiliar de VAR.

《 TRANSMISSÃO: LANÚS X GRÊMIO》
- Globo (para todo o Brasil): com Galvão Bueno, Casagrande, Maurício Saraiva e Arnaldo César Coelho);
- SporTV (para todo o Brasil): com Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona e Muricy Ramalho);
- Fox Sports (para todo o Brasil): com Gustavo Villani, Edmundo e Oswado Pascoal.

VAI ACABAR COM O PLANETA?


"Nós vamos acabar com o planeta". É assim que os torcedores do Grêmio definem a busca pelo tricampeonato da Libertadores, que chega ao fim nesta quarta-feira, 29/11. Depois de 11 meses de bola rolando, desde o dia 23 de janeiro, pela primeira fase da Pré - Libertadores, o futebol sul-americano conhecerá seu novo campeão. E o time gaúcho tem a expectativa de, a partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta, escrever seu nome mais uma vez na história.

Com uma campanha absolutamente irretocável (em 12 jogos até agora, oito vitórias, dois empates e duas derrotas, apenas), o time comandado por Renato Portaluppi tem sim condições de fazer história na Argentina, mas precisará controlar principalmente o lado psicológico e não "cantar vitória antes do tempo", pois a vantagem pode ser desfeita com um placar de 2 a 0 a favor dos argentinos ou pode ser aumentada (1 a 0, por exemplo, iria obrigar o time do Lanús a virar pra 3 a 1; 2 a 0 então, seria uma ótima vantagem).

Entretanto, vale destacar o quanto o Lanús é forte em La Fortaleza. Virou contra os rivais argentinos San Lorenzo, nas quartas de final, e o River Plate, nas semifinais. Ou seja, a vantagem de 1 a 0 se torna ainda mais pequena levando em consideração esse aspecto. Se o time gaúcho tiver paciência, equilíbrio e foco, pode sim conquistar o título da Libertadores, que é o maior objetivo do time no ano. E enfim, acabar com o planeta!
-----------------
- Fontes - 
Fotos: Globo Esporte 
Textos das escalações: Globo Esporte
Escalações (fontes): Futebol Interior e Globo Esporte
Transmissões (fontes): Globo Esporte e UOL 
Texto "Vai acabar com o planeta?": Décio Lucas Pereira Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Canal Gloob é liberado para TVs de assinatura; veja relação

Turma do Chico Bento- Manutenção 03/05: Aventura dedicada ao Dia das Mães, Descontos Permanentes e muito mais

Danilo Gentili aparece pelado em cartaz de divulgação do filme "Mato Sem Cachorro", que estreia em outubro