Libertadores 2017: Grêmio e Lanús começam a decidir o torneio continental em Porto Alegre, nesta quarta-feira (22)

Grande final da Libertadores põe brasileiros e argentinos frente a frente. Quem vai levar a taça? (Foto: Montagem/Reprodução)

Nesta quarta-feira, 22 de novembro, Grêmio e Lanús começam a disputar o título da Libertadores de 2017, o principal torneio continental de clubes. O primeiro jogo acontecerá em Porto Alegre, com bola rolando a partir das 21h45 (de Brasília). Depois de dez meses de disputa, finalmente conheceremos o grande campeão da Libertadores da América.

De um lado, o time gaúcho busca o tricampeonato da competição sul-americana: já ganhou em 1983 e 1995. Do outro, um time que nos últimos anos vem em crescente ascensão, com títulos nacionais (Torneio Apertura 2007, Campeonato Argentino da Primeira Divisão de 2016, Copa Bicentenario de 2016 e a Supercopa da Argentina, já este ano) e um continental (Copa Sul-Americana de 2013).

Sem dúvidas, o favoritismo é do Grêmio, pela tradição (são 17 participações na Libertadores) e também pelo elenco. No entanto, o fato da finalíssima ser em Buenos Aires, em La Fortaleza, torna as coisas mais equilibradas. Se fizer um resultado favorável na Arena, o time comandado por Renato Portaluppi (que pode se tornar o primeiro brasileiro campeão como jogador e técnico) tem tudo para conquistar o título; caso contrário, o caminho rumo à taça pode ser complicado.

AS CAMPANHAS
Na fase de grupos, o Grêmio terminou na liderança isolada do Grupo 8 ao conquistar 13 pontos em seis jogos - quatro vitórias, um empate e uma derrota. A chave ainda tinha Guaraní-PAR, Deportes Iquique-CHI e Zamora-VEN. Nas oitavas, o Imortal passou pelo Godoy Cruz-ARG com duas vitórias, e depois enfrentou o Botafogo, empatando sem gols no Rio de Janeiro e vencendo por 1 a 0 no Sul.

Já na semifinal, o adversário foi o Barcelona de Guayaquil-EQU e o Tricolor encaminhou a classificação no jogo de ida, quando goleou por 3 a 0, fora de casa. Na volta, perdeu por 1 a 0.

Assim como o Grêmio, o Lanús-ARG somou 13 pontos - quatro vitórias, um empate e uma derrota - na fase de grupos e foi o líder do Grupo 7, que tinha ainda Nacional-URU, Chapecoense e Zulia-VEN. Nas oitavas de final, o time grená passou pelo The Strongest-BOL (empate por 1 a 1 na altitude e vitória por 1 a 0 em casa). Depois, nas duas fases seguintes, foram dois adversários argentinos.

Nas quartas de final, o Lanús-ARG precisou dos pênaltis para eliminar o San Lorenzo-ARG, já que cada um venceu por 2 a 0 a partida que fez em casa. Na semifinal, mais uma superação. Após perder por 1 a 0 no Monumental de Núñez e ver o River Plate-ARG abrir 2 a 0 no La Fortaleza, o time grená conseguiu a virada e a tão sonhada vaga para a final com uma vitória por 4 a 2.

AS PREMIAÇÕES
O campeão da Libertadores de 2017 garante automaticamente a vaga sul-americana no Mundial de Clubes, que será disputado nos Eminados Árabes Unidos, entre os dias 6 e 16 de dezembro. Além da vaga no Mundial, o clube campeão também garante uma vaga na Recopa Sul-Americana de 2018, a ser disputada, provavelmente, no primeiro semestre, contra o campeão da Copa Sul-Americana de 2017.

Confira as prováveis escalações dos clubes e a ficha técnica do jogo:

GRÊMIO X LANÚS
- Libertadores // Final: Jogo 1 (de ida);
- Data e hora: 22/11/2017 - 21h45;
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS);

- Transmissão -
• Globo, para todo o Brasil (exceto Rio de Janeiro [que terá narração de Luís Roberto, com comentários de Juninho Pernambucano e Leonardo Gaciba] e Minas Gerais [com narração de Rogério Correa e comentários de Bob Faria e Marcio Rezende Freitas]):  Galvão Bueno, com comentários de Walter Casagrande, Maurício Saraiva e Arnaldo César Coelho;
• Fox Sports (Gustavo Villani, Edmundo e Oswado Pascoal);
• SporTV ( Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona e Muricy Ramalho).

- Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Michel), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho (Everton);
Lucas Barrios.
| Técnico: Renato Gaúcho.

- Provável time do Lanús: Esteban Andrada; José Luis Gómez, Rolando García Guerreño, Diego Braghieri e Maximiliano Velázquez; Román Martínez, Iván Marcone e Nicolás Pasquini; Alejandro Silva, José Sand e Lautaro Acosta
| Técnico: Jorge Almirón.

- Escala de Arbitragem: Júlio Bascuñan, auxiliado por Carlos Astroza e Christian Schiemann (todos do Chile). O árbitro de vídeo será Jesús Valenzuela, da Venezuela, com o apoio dos equatorianos Roddy Zambrano e Christian Lescano.

A finalíssima do torneio, vale lembrar, será disputada em Buenos Aires, na próxima quarta-feira (29), às 21h45.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

SBT volta atrás e acaba desistindo da demissão de Patati Patatá

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

'Matando a Saudade': Patrícia Marx- Te Cuida Meu Bem

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações