Copa do Mundo de 2018 será transmitida apenas por três canais no Brasil; saiba detalhes das transmissões

Falta muito pouco: a bola vai rolar para a Copa do Mundo de 2018; Rússia x Arábia Saudita abre torneio a partir das 12h do dia 14 (Foto: Divulgação/FIFA)

A Copa do Mundo da FIFA de 2018 está cada vez mais próxima. O torneio organizado pela maior entidade do futebol mundial começa na próxima quinta-feira (14/06), quando acontecerão a Cerimônia de Abertura e o jogo de estreia entre Rússia e Arábia Saudita, em Moscou. O Brasil estreia apenas no domingo (17), contra a Suíça, em Rostov. E diferentemente de 2014, a cobertura efetiva do torneio será feita apenas por três emissoras: Globo, SporTV e Fox Sports.
Globo (na televisão aberta), Fox Sports e SporTV (na TV por assinatura) serão as únicas emissoras a transmitir o Mundial de 2018 (Foto: Montagem/ Divulgação)

Devido à crise, a Band optou por fazer apenas uma cobertura jornalística, assim como devem fazer SBT, RecordTV e RedeTV!. Na TV por assinatura, a ESPN preferiu dar mais atenção aos direitos da Liga dos Campeões dos próximos anos. Portanto, também fará apenas uma cobertura jornalística, com os melhores momentos dos jogos. Com isso, o caminho dos jogos será pela Globo ---- na televisão aberta, com exclusividade ---- e pelos canais Fox Sports e SporTV, na televisão por assinatura. Veja a seguir como será a cobertura de cada canal:


GLOBO


- COBERTURA PRÉ COPA: 10 à 13/06 - 
A Copa do Mundo só começa na quinta-feira, dia 14, mas a equipe da Globo já está na Rússia para esquentar a torcida e trazer cada detalhe dos momentos que antecedem o início da competição.  A partir de hoje até o fim do Mundial, o Esporte Espetacular e o Fantástico serão apresentados de um estúdio especial da Globo, montado em plena Praça Vermelha, coração de Moscou. Amanhã (11/06), o Bom Dia Brasil, com Ana Paula Araújo e Fernanda Gentil; o Jornal Hoje, com Sandra Annemberg e Alex Escobar; e o Jornal Nacional, com Renata Vasconcellos e Galvão Bueno. Glenda Kozlowski acompanha a seleção brasileira durante o Mundial e, de onde o time de Tite estiver, traz as notícias para o Hora 1 e o Jornal da Globo, também a partir da segunda.

O Esporte Espetacular desse domingo é especial e abrirá oficialmente a cobertura da Copa. No último episódio do quadro “Duelo dos Sonhos”, Galvão Bueno é convocado para escalar sua seleção brasileira de todos os tempos. Taffarel, Garrincha e o Rei Pelé estão entre os escolhidos. Já o repórter Clayton Conservani enfrenta nevascas, ventanias e temperaturas que chegam a 25 graus negativos para subir os 5.642 metros do Monte Elbrus, o ponto mais alto da Europa, na fronteira da Rússia com a Geórgia. No topo, ele finca uma camisa da seleção autografada pelos jogadores convocados por Tite. Marcos Uchôa desembarca na Suíça para revelar detalhes e curiosidades sobre o primeiro adversário do Brasil na Copa.

À noite, Tadeu Schmidt assume o estúdio da Globo para ancorar o ‘Fantástico’ da Rússia pela primeira vez. Em reportagem especial para o programa, Marcelo Canellas percorre a cidade de Moscou para descobrir como é a rotina de quem vivem por lá: se as melhores escolas e universidades são públicas ou privadas, se os hospitais e meios de transporte funcionam bem e quais as diversões da capital. No estúdio do programa no Rio de Janeiro, a apresentadora Poliana Abritta recebe Ana Maria Braga. É dela a responsabilidade de decidir qual das duas receitas de estrogonofe, o vegano ou o de jacaré, é a mais gostosa do Brasil. No último episódio da série ‘Por que Eles?’, Guilherme Roseguini mostra os motivos que levaram o técnico Tite a convocar os jogadores do meio campo e do ataque que defenderão a seleção na Copa.

- COBERTURA DA COPA -
Como já aconteceu em 2014, em 2018 a Globo exibirá todos os 64 jogos da competição, sendo 56 ao vivo na própria Globo e os outros oito na Globo Play. O Central da Copa passa a ser exibido, pela primeira vez, durante todos os dias e não mais apenas nos dias de jogos do Brasil, pelo menos no que consta nas primeiras modificações divulgadas pela emissora.

Com a transmissão dos jogos durante as manhãs e tardes (7h às 16h), alterações na grade serão constantes. No dia 14, por exemplo, a emissora exibirá às 10h30 a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo. Às 11h, mais cedo, entra no ar os jornais locais, que sempre quando houver jogos às 12h, serão exibidos uma hora mais cedo. Neste dia, será disputado o jogo de abertura entre Rússia e Arábia Saudita. No dia 15, jogos às 9h, 12h e 15h modificam a grade. No dia 16, jogos às 7h, 10h, 13h e 16h tomam conta da programação. Será assim até o dia 15 de julho, dia da final do Mundial.


FOX SPORTS

A FOX Sports está comemorando seis anos de operações no Brasil e, por isso, quer comemorar esse "hexa" junto à nossa seleção. Para a cobertura da Copa do Mundo 2018, a emissora aposta em tecnologias avançadas e na interação com público.

A programação do canal contará com mecanismos como a mesa tática com a ferramenta touch, realidade aumentada e câmera 360º, para que o público possa assistir todos os lances do torneio em detalhes.

Ao todo, mais de 100 profissionais vão para a Rússia para atuar na cobertura. Programas serão feitos diretamente do país, a exemplo do "Sports Rádio", com Benjamin Back, Fabio Sormani, Osvaldo Pascoal, Flávio Gomes e Mauricio Borges (Mano); "Expediente Futebol", com João Guilherme, Luciano Calheiros, Edmundo, Leandro Quesada, Eugênio Leal, Carlos Simon e PVC; e "Central FOX", com Edu Elias e Marina Ferrari. Além dos nomes já conhecidos do canal, Jô Soares também participará da cobertura. Ele está no programa "Debate Final", que será feito integralmente com a participação de especialistas de futebol durante o mundial.

A lista de narradores da FOX conta com: Nivaldo Prieto, João Guilherme, Marco de Vargas, Téo José e Silva Júnior. Já os comentaristas são: PVC, Edmundo, Zinho, Rodrigo Bueno, Oswaldo Pascoal, Fábio Sormani e Carlos Simon.

O FOX Sports Brasil transmitirá todos os 64 jogos da competição, além de apresentar programas ao vivo da Rússia. No canal FOX Sports 2, uma cobertura paralela do evento será liderada por mulheres.

O canal tem o patrocínio das marcas Betfair, Heineken, Itaú, Kia e Oi durante a cobertura da Copa do Mundo.

Campanha interna
Assim como as outras emissoras que farão a transmissão dos jogos da Copa, a FOX Sports também lançou sua campanha de divulgação do mundial. O tema escolhido foram os gestos que marcaram as vitórias da Seleção em Copas do Mundo, com um filme que celebra os cinco títulos mundiais do Brasil, nos anos de 58, 62, 70, 94 e 2002.

Entre os momentos escolhidos para a campanha "Gestos", estão a célebre comemoração de Pelé em 1970; os dribles de Garrincha em 58; o capitão Carlos Alberto Torres levantando a taça Jules Rimet; o time campeão de 94 entrando de mãos dadas no campo; a marca registrada de Ronaldo, ao comemorar seus gols no título de 2002 entre outros.


SporTV
A cada quatro anos o planeta se prepara para acompanhar tudo o que acontece na Copa do Mundo e com o SporTV não é diferente. O canal será o único a transmitir, ao vivo, todos os 64 jogos do Mundial da Rússia e ainda terá mais de 600 horas de conteúdo e uma programação dedicada à competição 24 horas por dia.

A equipe de narradores do SporTV será formada por Milton Leite, Luiz Carlos Jr, Jader Rocha e Julio Oliveira. Já como comentaristas estão confirmados Muricy Ramalho, Ledio Carmona, PC Vasconcellos, Mauricio Noriega, Ricardinho e Rafael Rezende.

“A Copa da Rússia será o meu sétimo Mundial como profissional. Narrei os três gols na França, a derrota do Brasil para a Alemanha, e os títulos de 94 e 2002. Há sempre a expectativa de narrar mais uma campanha vitoriosa, mas temos que estar preparados para qualquer resultado. Os assinantes do SporTV terão uma cobertura completa e podem esperar muita emoção durante as partidas.”, afirma Luiz Carlos Jr.

Os programas Planeta SporTV e Seleção SporTV serão ancorados, diariamente, de um estúdio exclusivo na Praça Vermelha, em Moscou. O novo Zona Mista, apresentado por Felipe Andreoli, dará o tom de humor à programação. “A atração vai reunir equipes de diferentes áreas do Grupo como entretenimento, esporte e jornalismo. Vamos mostrar assuntos que ninguém imagina ter conexão com esporte e levar convidados da dramaturgia, jornalismo, entretenimento e, claro, do esporte. O ‘Zona Mista’ vai buscar referências em várias áreas para falar sobre a Copa com humor.”, explica Andreoli.

A equipe de jornalistas escalada para a cobertura estará apta a entrar ao vivo de qualquer lugar do país-sede. Além de repórteres dedicados exclusivamente à Seleção, haverá também equipes alocadas em todas as cidades-sede para levar todo tipo de informação aos assinantes. Os integrantes do projeto Passaporte SporTV, baseados na Argentina, Islândia, Coreia do Sul, Marrocos, Sérvia e Costa Rica também irão fazer parte da cobertura mostrando o que acontece ao redor do mundo durante as disputas.

Com tecnologia de ponta, a Copa do Mundo da Rússia será o primeiro grande evento que terá a cobertura integrada feita pelo Esporte do Grupo Globo. Ao todo serão 23 equipes de reportagem integradas com profissionais das três plataformas para abastecer telejornais e programas do Grupo. Serão 400 profissionais dedicados ao evento nas três plataformas, metade deles trabalhando na Rússia. As equipes estarão equipadas para fazer entradas ao vivo, 24 horas por dia, em qualquer lugar.

Programação
A programação especial já começou em maio, com todos os programas da faixa ‘Baú do Esporte’ dedicados ao Mundial. Exibido de segunda a sexta, às 8h30, a faixa relembra momentos históricos do esporte nacional. Os assinantes poderão acompanhar lembranças de Romário, Bebeto, Jairzinho e Nelinho, e também assistir os narradores comentando seus lances mais marcantes.

Já está no ar a série As Matrioskas, com a exibição de um episódio a cada domingo, às 22h, até o início do Mundial. Glenda Kozlowski embarcou para a Rússia acompanhada pelas mães de três craques brasileiros – Neymar, Fernandinho e Gabriel Jesus – para conhecer as curiosidades e a cultura do país-sede. As quatro visitam os principais pontos turísticos e se encantam com as belezas do país na série.

No dia 10 de junho, o Seleção Copa estreia com André Rizek e Marcelo Barreto direto de Moscou às 20h. A dupla de apresentadores vai contar com comentaristas como Cuca, Seedorf, Deco e Petkovic para fazer um balanço da rodada e projeções para os próximos jogos.

Felipe Andreoli será o responsável por levar humor à cobertura. Diariamente, às 22h, ele vai comandar o Zona Mista, programa especial que vai analisar os principais lances do dia de competição com irreverência. Ele terá com a companhia do humorista Maurício Meirelles.

A partir do dia 11 de junho, às 7h, o Planeta SporTV, apresentado por Janaína Xavier, vai atualizar os assinantes com as primeiras notícias do dia e contar com o auxílio dos integrantes do Passaporte SporTV e dos correspondentes internacionais Marina Izidro (Londres), Marcelo Courrege e Richard Souza (Moscou), Alê Oliveira e Colin Vieira (Paris), Joanna de Assis (Nova York) e Evelyn Rodrigues (Las Vegas) para deixar o público por dentro de como a Copa do Mundo estará impactando o planeta.

O Troca de Passes passará a ser exibido às 18h, logo após a última partida do dia. Sob o comando de Tiago Maranhão e Gustavo Villani, a atração vai receber convidados especiais para debater os lances polêmico e a atuação das seleções no Mundial.

Para encerrar o dia, os assinantes terão um resumo das principais notícias e as últimas atualização dos clubes e atletas no SporTV News Copa. O programa vai ao ar às 22h30 sob o comando por Cris Dias e Ivan Moré.

Tecnologia
A mobilidade será uma característica forte dessa cobertura. Com os equipamentos portáteis, os jornalistas poderão ficar em áreas mais centrais levando uma nova perspectiva para a cobertura. Será a primeira vez que as pesadas Unidades Móveis de Transmissão não serão utilizadas. Todas as equipes de reportagem estarão equipadas com um kit composto por laptop, câmera leve e equipamento de transmissão ao vivo, que utiliza a rede de telefonia celular 4G.

Diante desse novo modelo, o conjunto de sinais do jogo e os sinais das câmeras exclusivas, cabine e repórter são trazidos por fibra ótica para o Brasil e produzidos nos controles de finalização da TV Globo e da Globosat. O avanço na tecnologia de compressão de imagem e a queda de preços da conectividade por fibra propiciam esta nova forma de trabalhar, muito mais eficiente, e sem abrir mão da qualidade técnica e de nenhum conteúdo relevante.

O estúdio exclusivo do SporTV será localizado na Praça Vermelha. O espaço terá uma vista panorâmica para a Catedral de São Basílio e contará com painel de led na composição do espaço.

Falta pouco! A Copa do Mundo da FIFA 2018 começa na próxima quinta-feira, 14/06 e vai até o dia 15/07!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

#Comentando- Edição #04: Empreguetes, o sucesso que começou na internet!

A Voz do Décio- ESPECIAL (Parte 2/3): 'Acabei perdendo a amizade dos meus amigos por vacilo.'

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção