De Olho Na Rússia #1: Rússia x Arábia Saudita abre a Copa do Mundo nesta quinta, 14; veja curiosidades dos jogos de abertura das Copas


A Copa do Mundo da FIFA 2018 vai começar! Nesta quinta-feira (14/06), a partir das 12h, Rússia e Arábia Saudita se enfrentam pela primeira rodada do Gruoo A, no Estádio Lujniki, em Moscou. E a primeira edição do 'De Olho na Rússia', quadro semanal do blog (que nessa semana terá duas edições, hoje e amanhã) vai analisar como as duas equipes chegam para o jogo, a arbitragem, além de curiosidades sobre os jogos de abertura das Copas. Vamos lá!

1. Rússia: vaga garantida por ser a sede; chega pressionada para a competição

A Rússia garantiu a classificação ainda em 2010, quando foi confirmada como sede da competição. Os donos da casa não chegam ao Mundial com muita confiança. Na Eurocopa 2016, o time empatou com a Inglaterra, perdeu para Eslováquia e País de Gales, ficou em último no grupo e teve a segunda pior campanha de todo o torneio.

Na Copa das Confederações do ano passado, em casa, a Rússia até estreou bem ao vencer a Nova Zelândia, mas depois perdeu para Portugal e México e acabou eliminada ainda na fase de grupos. Como não disputou as Eliminatórias europeias, o parâmetro não é dos mais positivos.

O técnico é Stanislav Tchertchesov, que assumiu a equipe depois da Euro. O treinador decidiu estabelecer um sistema que prioriza a defesa, com a recorrente primeira linha de cinco jogadores — o esquema adotado nos últimos jogos tem sido o 5-3-1-1. Para completar a desconfiança sobre o time, três titulares sofreram lesões: Vasin, Dzhikiya e Kokorin.

Presença de um ex-gremista
O lateral-direito titular da seleção russa é um ex-gremista. Mário Fernandes, revelado no Olímpico e que joga no CSKA Moscou desde 2012, conseguiu se naturalizar e faz parte da seleção russa desde o ano passado. Na Copa, usará a camisa 2.

Provável escalação da Rússia: Akinfeev; Mário Fernandes, Granat, Ignashevich e Kudryashov; Zobnin, Golovin, Zhirkov e Samedov; Miranchuk; Smolov.

2. Arábia Saudita: zebra? Seleção árabe vai tentar surpreender

A Arábia Saudita não chegou às Eliminatórias asiáticas como favorita, porque estava na mesma chave de Japão e Austrália na fase final. Contudo, conseguiu superar os australianos no saldo de gols e ficou com a vaga direta — o país dos cangurus ainda conseguiu a vaga posterior na repescagem.

Mas a classificação surpreendente não assegurou a permanência do treinador. Bert van Marwijk foi demitido e deu lugar ao ex-são-paulino Edgardo Bauza, que ficou apenas dois meses no cargo antes de também ser demitido. O comandante no Mundial é Juan Antonio Pizzi, argentino naturalizado espanhol. Campeão da Copa América Centenário com o Chile em 2016, Pizzi tentou estabelecer um esquema com mais toque e posse de bola.

Parceria polêmica
A federação saudita firmou uma parceria com a liga espanhola para o intercâmbio de jogadores. Mas a concorrência interna nos elencos fez com que alguns dos principais atletas do país, como Salem Al-Dawsari, Fahad Al-Muwallad e Yahia Al-Shehri, chegassem ao Mundial sem ritmo.

Provável escalação da Arábia Saudita: Al-Mosailem; Al-Shahrani, Omar Hawsari, Osama Hawsari e Al-Harbi; Otayf, Al-Jassam, Al-Shehri, Al-Muwallad e Al-Dawsari; Al-Sahlawi.

4. Curiosidades das aberturas das Copas:
Quando o sorteio definiu os grupos e o calendário da Copa do Mundo, o fã de futebol ficou com um certo gosto amargo por conta da partida de abertura — um jogo de pouca expressão entre Rússia e Arábia Saudita. Na quinta, os donos da casa recebem os sauditas às 12h, no Estádio Luzhniki, e dão a largada para o Mundial.

É Copa, não importa quem joga
A verdade é que todo mundo esperou quatro anos pelo Mundial. Ninguém se importa com a qualidade do jogo ou a tradição das seleções, claro que todos os fãs de futebol vão assistir à partida e vibrar com o início da Copa. O fato de a Rússia ser uma certeza no jogo de abertura não ajudou muito, comparando com seleções de aberturas anteriores, como Alemanha (2006) e Brasil (2014). Mas em 2010, por exemplo, África do Sul e México empataram em 1 a 1. O jogo não era entre favoritos, mas o clima do país-sede estreando sempre é válido.

4.1: Histórico das aberturas dos Mundiais

1930: França 4x1 México / Estados Unidos 3x0 Bélgica
1934: Não houve jogo de abertura (todas as partidas da primeira rodada, eliminatória, foram no mesmo horário)
1938: Não houve jogo de abertura (cinco das partidas da primeira rodada, eliminatória, foram no mesmo horário)
1950: Brasil 4x0 México
1954: Brasil 5x0 México
1958: Suécia 3x0 México
1962: Não houve jogo de abertura (quatro partidas foram disputadas ao mesmo tempo)
1966: Inglaterra 0x0 Uruguai
1970: México 0x0 União Soviética
1974: Brasil 0x0 Iugoslávia
1978: Alemanha 0x0 Polônia
1982: Argentina 0x1 Bélgica
1986: Itália 1x1 Bulgária
1990: Argentina 0x1 Camarões
1994: Alemanha 1x0 Bolívia
1998: Brasil 2x1 Escócia
2002: França 0x1 Senegal
2006: Alemanha 4x2 Costa Rica
2010: África do Sul 1x1 México
2014: Brasil 3x1 Croácia

5. Transmissão do jogo de abertura:

A transmissão do primeiro jogo da Copa do Mundo será feito pela Globo (com exclusividade na TV aberta) e pelos canais SporTV e Fox Sports. Veja a escala de narradores e comentaristas a seguir:

- Globo: Galvão Bueno, Marcos Uchoa e Marcelo Courrege (cerimônia de abertura) / Galvão Bueno, Ronaldo Fenômeno, Walter Casagrande e Arnaldo César Coelho (partida);
- SporTV: Luís Carlos Jr., Ledio Carmona e Ricardinho;
- Fox Sports: João Guilherme (Fox Sports 1) / O Fox Sports também fará uma cobertura especial com mulheres, no seu segundo canal. As narradoras serão Isabelly Morais, Manuela Avena e Renata Silveira.

6. ARBITRAGEM
Pela primeira vez na história das Copas do Mundo, a FIFA fará uso do árbitro de vídeo. Veja a escala da arbitragem: Néstor Pitana será o árbitro central, sendo auxiliado por Juan Pabo Bellati e Hernán Maidana. O brasileiro Sandro Meira Ricci será o quarto árbitro da partida.

Rússia e Arábia Saudita fazem o jogo de abertura da Copa do Mundo, nesta quinta, 14 (Foto: Divulgação)

#DeOlhoNaRússia 
- 14/06/2018 -
Manhã, entre 10h e 11h: Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de 2018
12h: Rússia x Arábia Saudita (Grupo A) - jogo de abertura.

Por hoje, o #DeOlhoNaRússia é isso. Amanhã, na segunda edição, vamos analisar os principais jogos da rodada (entre eles Portugal x Espanha e Brasil x Suíça, além dos jogos da França, Alemanha, Argentina e Bélgica). Até lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

#Comentando- Edição #04: Empreguetes, o sucesso que começou na internet!

A Voz do Décio- ESPECIAL (Parte 2/3): 'Acabei perdendo a amizade dos meus amigos por vacilo.'

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção