Retrospectiva 2020: o ano em que a representatividade se destacou na TV

2020 foi um ano marcado por muitas discussões acerca da questão do racismo e do preconceito existente para com os negros. Infelizmente, o Brasil e o mundo se viram diante de casos onde a cor da pele acabou refletindo inclusive em tragédias, como a de George Floyd, assassinado nos EUA por policias e o de João Alberto, morto por seguranças em um supermercado da rede Carrefour. No entanto, a televisão serviu como um instrumento onde a população negra pôde se ver, e o mais importante: se sentir representada.


Logo no começo do ano, o reality show "Big Brother Brasil", que chegou a sua vigésima edição, teve uma grande participação na discussão contra o racismo. Ainda que entre o número total de participantes sejam poucos, o BBB20 contou com a participação de dois negros que se destacaram: Babu Santana, já conhecido por sua carreira de ator e integrante do grupo Camarote, e Thelma Assis, médica anestesista e até então anônima. O reality show da Globo teve uma ampla repercussão, e tanto Babu como Thelma se viram envolvidos em situações de preconceito, em função da cor da pele.

Babu e Thelma se destacaram durante o BBB20: o ator ficou em 4° e a médica foi campeã (Foto: Reprodução/Globo)

No entanto, os dois conseguiram participar de uma forma muito marcante do reality. Babu Santana acabou ficando em quarto lugar, após uma disputa com a influencer Rafaella Kalimann e a própria Thelma. No dia 27 de abril, Thelma se consagrou campeã da edição histórica do BBB e que foi de fundamental importância para a sociedade, principalmente pela sua origem humilde e também sua luta pelas conquistas que almejou. Foi uma vitória de fundamental importância até pelo fato de Thelma ser médica. O trabalho realizado pela classe que ela representa vem sendo de fundamental importância durante essa pandemia do coronavírus. Foi uma grande vitória e histórica, conforme colocado por Tiago Leifert no discurso que fez de Thelma a campeã.


Thelma Assis venceu o BBB20, em abril deste ano (Foto: Reprodução/Globo)

Antes da estreia do BBB20, na primeira semana de janeiro, ocorreu a estreia da primeira parte do "The Voice Kids", que chegou na sua quinta temporada. Logo na estreia, um participante se destacou: Kauê Penna, que cantou a canção 'Run To You', e logo chamou a atenção dos técnicos. Kauê optou por ficar no time de Carlinhos Brown. Assim, ele conseguiu ainda mais destaque nas etapas seguintes. No entanto, a edição passou por um longo tempo de pausa, em função da pandemia de Covid-19, que até então não era tão conhecida. Após o hiato, Kauê conseguiu ganhar a temporada, apesar das mudanças visíveis na voz em função da idade. Mesmo assim, deu o título para Carlinhos Brown, após duas temporadas seguidas de vitória da dupla Simone e Simaria.


Kauê Penna foi o grande campeão do "The Voice Kids", que concluiu sua temporada 2020 apenas em outubro deste ano (Foto: Reprodução/Globo)

O ano na TV também foi marcado por discussões acerca do assassinato de George Floyd, morto por policiais, nos EUA. Ao discutir o tema, em junho deste ano, no "Em Pauta", a Globo News, canal por assinatura ou disponibilizado em um pacote no GloboPlay, se viu alvo de críticas, pois tratou do tema sem jornalistas negros. Após as críticas, a Globo optou por exibir o que foi tratada como uma "edição histórica" do programa, na qual apenas jornalistas negras, além do apresentador, trataram do tema. Foi uma decisão correta e o programa corrigiu o erro cometido. Além disso, a Globo optou por reprisar a discussão na TV aberta, em uma edição especial do "Globo Repórter".

Histórico: apenas jornalistas negros participaram do "Em Pauta", comandado por Heraldo Pereira, também negro, em junho deste ano (Foto: Reprodução/ Globo News)


As vitórias de Thelma e Kauê, no primeiro semestre, não foram as únicas em 2020. Mas antes vamos destacar o contexto onde ocorreu a exibição de dois realitys: o "The Voice Brasil" (da Globo, que chegou a nona temporada) e "A Fazenda" (da Record, que chegou à décima segunda temporada). O ano foi marcado pela pandemia do coronavírus, e todas as emissoras de televisão tiveram que buscar meios para exibir os programas planejados ou até mesmo suspender ou cancelar programas, séries e novelas. Desta forma, surgiu uma discussão se os dois realitys seriam realizados em 2020. A Globo demorou, mas em meados do segundo semestre, confirmou a exibição do reality comandado por Tiago Leifert. Já a Record também demorou, mas confirmou com meses de antecedência que 'A Fazenda' teria sua temporada de número 12.

Colocado as questões acima, no dia 08 de setembro, com uma série de protocolos de saúde para evitar ao máximo o contágio pelo Coronavírus, a Record estreou "A Fazenda 12". Jojo Todynho, cantora, logo se destacou com o favoritismo da temporada, o que se confirmou na última quinta-feira (18/12).

Jojo Todynho foi a grande campeã da décima segunda edição do reality "A Fazenda" (Foto: Reprodução)


Já no The Voice Brasil, que viveu um ano totalmente diferente, sem plateia ou familiares no palco e com constantes derrotas para o reality da RecordTV, conseguiu entreter o público e também premiou um negro: Victor Alves, do time Iza, também negra. Foi uma temporada bastante diferente e que surpreendeu com o resultado, já que a invencibilidade do técnico Michel Teló, que havia ganho as últimas cinco edições (2015, 2016, 2017, 2018 e 2019), foi quebrada. Foi uma surpresa, podemos considerar até positiva, em função de quebrar uma hegemonia. 

Após cinco anos, Michel Teló perdeu a invencibilidade para o time Iza, que venceu com Victor Alves (Foto: Montagem/Reprodução - Globo/Twitter)



Diante dos resultados dos principais realitys shows de 2020, podemos constatar que foi um ano marcado por uma ampla mobilização da sociedade em reparar os erros que ocorreram com a população negra. E Importante frisar, no entanto, que isso não deve ser destacado como algo que muda o mundo, mas também é fundamental que as pessoas observem que há espaço para todos. E as vitórias de Thelma Assis, Kauê Penna, Jojo Todynho e de Victor Alves, além do histórico Em Pauta exibido na Globo News e reprisado pela Globo, serviram para mostrar que sim, os negros podem e devem se sentir representados e se destacarem em todos os meios, seja ele a televisão, os esportes, nas mais diversas profissões. E o ano fica marcado por essas grandes vitórias e também pela representatividade delas. Que venham muitas outras nos mais variados contextos. Que seja apenas o começo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Retrospectiva: os sete anos de CNEC Portal do Sol, a escola onde entrei menino e saio homem

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #03: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Comentando (Segunda Temporada)- 13° Edição: Como definir Maria Eduarda Silva, Maria Eduarda Pinto e Maria Eduarda Dantas?