Campanha de doação de sangue de 'Sob Pressão' acontecer em 120 cidades e promoverá seminário; saiba mais
A já tradicional campanha de doação de sangue # correntesobpressão, promovida pela vinculada à exibição de "Sob Pressão", acontecerá em 120 cidades do país a partir de 2 de setembro, se estendendo ao longo de, pelo menos, uma semana, para evitar aglomerações. Ao todo, cerca de 138 pontos de coleta recolhidos mobilizados em 20 estados brasileiros.
A data que marca o início da ação é motivada pela exibição do quarto episódio da temporada, em que um paciente ocorre de sangue, mas não haverá mais bolsas disponíveis no hospital, despertando a reflexão sobre a importância da doação.
O objetivo da organização da campanha é superar os números alcançados na edição de 2019, em que foram coletadas 5.534 bolsas de sangue em um único dia, na data da estreia da terceira temporada na Globo. Para isso, o jornalismo e os programas de variedades da emissora entram nesta corrente ajudando a divulgar a ação. O público que desejar doar, deve verificar com o Hemocentro de sua região o protocolo adotado para a doação.
Em paralelo à campanha, a Globo ainda promoverá, no dia 3 de setembro, um seminário on-line em parceria com a PUC-Rio, reunindo universitários e universidades de diferentes regiões do Brasil para uma conversa com os atores Julio Andrade , Marjorie Estiano e David Júnior , o diretor Andrucha Waddington , o autor Lucas Paraizo e o médico consultor da série Marcio Maranhão. O evento será mediado pela jornalista Bianca Ramoneda e tem como temas a construção narrativa da série e o impacto da discussão sobre saúde na produção, além, claro, da campanha nacional de doação de sangue.
- 'Sob pressão' aborda diversos assuntos inspirados na vida real. É um projeto que foi concebido para discutir e pensar a questão da saúde pública junto ao entretenimento. E é muito gratificante ter esse espaço aberto com o público, mostrar para as pessoas que saúde, assim como a educação, é prioridade. Poder promover uma mobilização da população em torno de uma grande causa que pode ajudar a salvar muitas vidas nos traz um sentimento de dever cumprido - disse o autor, Lucas Paraizo.
Andrucha Waddington, diretor artístico da atração, lembra que outra ações semelhantes incentivadas pela série já tiveram retorno positivo
- Na primeira temporada, após a exibição de um episódio sobre doação de órgãos, exibindo uma cartela que direcionava o público para o portal Adote (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos), onde for possível buscar informação e conscientização sobre o tema. Aproximadamente 8 mil pessoas procuraram, pela primeira vez, informações para se tornarem doadoras.
Com informações da jornalista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".
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