Retrospectiva 2016 - #5: Faixa das sete da Globo viveu um de seus melhores anos com "Totalmente Demais", "Haja Coração" e "Rock Story"

Em 2016, a faixa das sete da Globo exibiu três novelas que agradaram o público. A faixa, que até 2014 vivia uma crise constante de audiência, conseguiu se recuperar com a ótima "Alto Astral" (2014-15) e manteve a tendência com a péssima "I Love Paraisópolis" (2015). De novembro de 2015 à maio deste ano, a faixa das sete exibiu seu maior fenômeno desde "Cheias de Charme", que foi ao ar em 2012: "Totalmente Demais", novela escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm e protagonizada por Fábio Assunção, Felipe Simas, Juliana Paes e Marina Ruy Barbosa.

De maio à novembro deste ano, a faixa das sete exibiu "Haja Coração", uma novela que tinha tudo para ser ótima, mas foi apenas mediana. E desde o dia 9 de novembro, está no ar a melhor novela exibida atualmente: "Rock Story", trama escrita pela estreante Maria Helena Nascimento. Vamos à mais uma Retrospectiva?

#RETROSPECTIVA2016 - PARTE #05
- FAIXA DAS SETE DA GLOBO -

A Rede Globo iniciou 2016 com "Totalmente Demais", trama exibida desde novembro de 2015. Teve cinco meses exibidos, entre janeiro e maio, e iniciou o ano com o pé direito com a entrada de Stelinha (Glória Menezes), que vinha com a missão de dar aulas de etiqueta para Eliza (Marina Ruy Barbosa), missão esta cumprida com sucesso.

A trama das sete se mostrou tão boa em 2016 como já havia sido em seus dois primeiros meses, em novembro e dezembro de 2015. Marina Ruy Barbosa, Glória Menezes, Juliana Paes, Fábio Assunção, Felipe Simas e todo o elenco da novela se destacou em uma das melhores novelas da sete já exibidas. Em fevereiro, com o fim do horário de verão, a trama das 19h enfim decolou na audiência, marcando médias acima dos 30 pontos, refletindo a qualidade vista diariamente por essa novela que foi Totalmente Demais.

A reta final de "Totalmente Demais" foi simplesmente espetacular e honrou a qualidade vista durante os sete meses de exibição da novela. Jonatas e Eliza enfrentaram momentos difíceis, como o convite da vencedora do concurso Totalmente Demais para ir morar em Paris, que ela acabou aceitando; mas, devido ao fato de ver seu amor esfaqueado por Dino (Paulo Rocha) acaba desistindo temporiamente da viagem e salva a vida do amado. No final, deu Joliza! Do início ao fim, "Totalmente Demais" foi uma novela cativante e agradável.


>>> LEIA MAIS: "Totalmente Demais" foi uma ótima novela e conquistou o telespectador

"Totalmente Demais", diferentemente das novelas anteriores de todas as faixas da emissora, acabou sendo encerrada em um dia incomum. O último capítulo do fenômeno das sete acabou sendo exibido no dia 30 de maio deste ano, uma segunda-feira. Sendo às sim, sua substituta, "Haja Coração" acabou estreando em uma terça-feira (dia 31/5), concorrendo com "Escrava Mãe", novela que abriu o segundo horário de novelas da emissora.

Protagonizada por Mariana Ximenes, Malvino Salvador e João Baldasserini, a trama de Daniel Ortiz conseguiu agradar bastante em seus primeiros capítulos; no entanto, no decorrer da novela, várias tramas foram sendo mal desenvolvidas pelo autor, resultando, lamentavelmente, em uma grande 'barriga'. A situação foi tão séria que a trama paralela do casal Shirlei (Sabrina Petralgia) e Felipe (Marcos Pitombo) ofuscaram a trama principal. Ironicamente, aconteceu a mesma coisa do que aconteceu com "Sassaricando", quando a trama de Tancinha, Apolo e Beto acabou ofuscando a história central, que na novela de Silvio de Abreu era a de Aparício e os seus "sassaricos".

No entanto, a novela conseguiu uma razoável repercussão, muito em função dos casais Bentancinha, Gimila e Shirlipe --- sendo o último o com a maior torcida. Daniel Ortiz, que entre 2014 e 2015 havia escrito a ótima "Alto Astral", se equivocou em sua segunda novela. Uma pena. Entretanto, deu para muitos atores e atrizes se destacarem: Marisa Orth, Mariana Ximenes, Fernanda Vasconcelos --- na pele de sua primeira vilã, a apaixonada Bruna ---, Marcos Pitombo, Sabrina Petralgia, entre outros. A trama durou seis meses no ar e teve seu último capítulo exibido também em um dia não tradicional: desta vez, numa terça-feira, 8 de novembro, com apenas 137 capítulos.


No dia 9 de novembro, entrava no ar "Rock Story", uma novela da autora Maria Helena Nascimento e que era uma incógnita, devido à notícias sobre enredo e elenco divulgados durante a época de pré-produção. A impressão, na maioria das pessoas, é que seria mais uma decepção na faixa. Mas não é. Logo nas chamadas da nova novela das 19h, já dava para perceber que a novela tinha tudo para conquistar o público.

A história de Guilherme Santiago (Vladmir Brichta), um cantor de rock que vê sua carreira e sua família desabar diante dos seus olhos; a de Léo Régis (Rafael Vitti), um cantor que se torna um grande fenômeno entre o público jovem; a de Júlia (Nathalia Dill), uma ingênua mulher que se vê enganada por Alex (Caio Paduan) e a de tantos outros personagens fisgou o público logo de cara. Até o momento, "Rock Story" vem se mostrando uma ótima novela e se tornou uma das gratas surpresas do ano. Mérito da autora e dos atores, além da direção.


|| LEIA MAIS:

Maior destaque da novela, Shirlei e Felipe roubaram a cena merecidamente em "Haja Coração"
Giovanni e Camila: um dos melhores casais de "Haja Coração"
Marcada por mocinhas, Fernanda Vasconcelos mostrou seu lado vilã em "Haja Coração"
Com ótimo início, mas com erros na condução dos núcleos, "Haja Coração" chega ao fim
 apenas como uma novela mediana
"Rock Story" vem se mostrando uma novela deliciosa e a maior surpresa de 2016

|| AUDIÊNCIA: Após começo difícil, "Totalmente Demais" explodiu e se tornou o maior fenômeno da faixa; "Haja Coração" marca mesma audiência que antecessora

Após um começo difícil, "Totalmente Demais" não demorou a esboçar uma reação e bateu seu primeiro recorde de audiência em 2016 no dia 18 de janeiro, quando marcou 29 pontos de média, chegando a picos de 30 pontos, um índice não visto desde a estreia de "I Love Paraisópolis", em maio de 2015. Logo depois do fim do horário de verão, em fevereiro, a trama das sete começou a subir que nem foguete: nos dias 22, 23 e 24 marcou 31 pontos de média, números incríveis que não eram vistos na faixa desde 2012. Bateu recorde de audiência na média semanal durante os dias 22 e 27 de fevereiro, com 28.7 pontos de média; na semana seguinte, garantiu um novo recorde (32 pontos - 1° de março) e finalizou a semana de 29 de fevereiro à 5 de março com 30,0 pontos de média. Recordes semanais foram sendo quebrados e no dia 15 de março alcançou 33 pontos de média. No dia 28 de abril, bateu mais um recorde: 35 pontos de média. Neste dia, foram exibidas as cenas do sequestro de Eliza. E no dia seguinte (16/03), repetiu o número.

No último capítulo, que como já dito foi exibido em uma segunda-feira, dia 30 de maio, conseguiu bater todas as expectativas e recordes ao marcar incríveis 37 pontos de média, chegando a picos de 40. Uma das maiores audiências do ano, só perde para as audiências dos capítulos finais de "A Regra do Jogo" (38, 39, 40 e 41 pontos).

No dia 31 de maio, entrava no lugar de "Totalmente Demais", a segunda novela de Daniel Ortiz, "Haja Coração". A novela estreou derrubando dez pontos, algo já esperado, uma vez que ocorre uma transição entre novelas. A trama marcou 27 pontos de média; dois acima da meta. Durante toda a sua exibição, conseguiu marcar números expressivos, sendo que seu recorde foi de 32 pontos, uma boa audiência, uma vez que a faixa acabou sendo recuperada de uma crise. Finalizou a sua jornada justamente com 27 pontos de média, mantendo a audiência do fenômeno "Totalmente Demais".

Desde o dia 9 de novembro, "Rock Story" vem sendo exibida numa das faixas mais tradicionais da Globo. No entanto, ainda não dá para fazer quaisquer análise sobre a audiência da mesma, uma vez que ela pegou a pior época para a exibição de uma novela (horário de verão e festas de fim de ano). Atualmente, a sua média geral é de 23 pontos.

Com duas novelas ótimas e uma mediana, a faixa das 19h da Globo viveu o seu melhor momento desde 2012, quando foi exibido o fenômeno "Cheias de Charme", exibido atualmente no "Vale a Pena Ver de Novo". 'Totalmente Demais' foi um grande fenômeno de audiência e a melhor novela da faixa no ano, seguida por "Rock Story", que vem se mostrando uma grata surpresa de 2016. Já "Haja Coração" decepcionou e poderia ser bem melhor do que foi. Que em 2017 tenhamos mais ótimas novelas exibidas nesta faixa.

Na próxima parte da Retrospectiva 2016, a crise sem fim na faixa das 21h será destacada. O que aconteceu com o principal horário de novelas da Globo? "A Regra do Jogo" conseguiu reerguer a faixa, mas "Velho Chico" só conseguiu elevar um ponto da antecessora. E "A Lei do Amor", apesar da qualidade, vem marcando baixas audiências e chegou a marcar apenas 15 pontos de média! Aguarde!

+ Retrospectivas:
> o ano da faixa de reprises da Globo
> o ano da faixa de "Malhação" na Globo
> o ano da faixa das 18h da Globo
> Especial: sete anos de CNEC Portal do Sol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

20 de Novembro de 2012: Dia da Consciência Negra!

'Melhores do Ano 2012': Categoria Melhor Amigo- Conheça os candidatos!

Canal Gloob é liberado para TVs de assinatura; veja relação

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Consolidados + Média Dia SP – Domingo, 15 de Janeiro de 2017

Comentando (Segunda Temporada)- 34° Edição: Sarah Beatriz.

Consolidados + Média Dia SP | Sábado, 06 de Fevereiro de 2016