Abordagem da pedofilia em "O Outro Lado do Paraíso" foi bem conduzida, apesar de alguns deslizes e dá espaço para elenco brilhar


"O Outro Lado do Paraíso" é um fenômeno de audiência e repercussão, isso todo mundo já sabe. O folhetim de Walcyr Carrasco é o maior sucesso do horário desde "Avenida Brasil" (2012). E exibiu, entre segunda (19) e terça (20), uma das sequências mais esperadas da novela: o julgamento de Vinicius (Flávio Tolezani), acusado de abusar sexualmente de Laura (Bella Piero), quando a menina tinha apenas oito anos de idade.

No início da trama, na primeira fase da mesma, houve uma introdução do drama da personagem, através dos olhares de revolta e tristeza daquela menina, que ainda era apenas uma criança. No entanto, devido aos baixos índices da primeira fase da novela, a abordagem foi atenuada e apenas na segunda fase da trama o destaque foi crescendo, a medida que a vingança de Clara (Bianca Bin) avançava. .

Em um primeiro momento, depois da passagem de tempo, o telespectador começou a ver como era a relação entre Laura e o padrasto. As cenas eram poucas, mas a abordagem começou a aumentar a partir do momento em que ela conhece Rafael (Igor Angelkorte), um médico que trabalha ao lado de Renato (Rafael Cardoso). As conversas que os dois tinham, aliás, foram o motor para que Clara conseguisse iniciar a vingança contra o delegado, que ajudou a jogar pra debaixo do tapete as denúncias que a mocinha fazia contra Gael (Sergio Guizé) e também pediu o exame psiquiátrico que levou a interdição da mesma. Pouco a pouco, o romance entre os dois foi avançando, mas Laura mostrava sua aversão a um relacionamento. Nem mesmo um beijo ela conseguia dar. Mesmo assim, o amor foi tão grande que os dois acabaram se casando, em uma linda cerimônia.

A abordagem da pedofilia e todos os seus desdobramentos começaram a ganhar ainda mais importância diante do casamento de Laura e Rafael. Logo na primeira noite de casados, os dois chegaram a fazer amor, mas para a enteada do delegado tudo aquilo dava apenas nojo. Diante disso, Rafael acabava desabafando com Renato. Logo depois, o médico acabava contando tudo pra Clara, que decidiu investigar a família e também se aproximou de Laura. Assim, a mocinha descobriu a aversão da esposa de Rafael por sexo, chegando ao ponto de empurrar o marido da cama, em uma cena impactante. Depois de uma conversa, em que Laura chegou a pedir a separação, os dois resolvem continuar juntos. Foi aí foi que tudo começou a fazer sentido. Clara, então, resolve pedir ajuda a Adriana (Julia Dalavia), advogada e que fazia uso de "coach" (técnicas que fazem as pessoas se lembrarem de traumas e momentos que buscavam esquecer). Era aí a chave para a máscara do delegado cair.

Após várias sessões envolvendo o "coaching", com direito a sessões de hipnose, finalmente Laura conseguiu se lembrar: foi abusada sexualmente pelo delegado Vinicius quando era criança. A cena, aliás, foi impactante demais. Bella Piero vem se mostrando uma grande revelação e já havia feito parte do elenco de "Verdades Secretas" (2015 - também do Walcyr). De início, ela ficou aflita com a ideia de denunciar o padrasto, principalmente pelo fato dele ser delegado. Mesmo assim, com o apoio de Rafael, Patrick (Thiago Fragoso), Renato e Clara, a denúncia é feita ao segundo delegado, Bruno (Caio Paduan).

A vida de Vinicius, assim, acaba desmoronando. Laura revela tudo para a mãe, Lorena (Sandra Coverloni), que de inicio não acredita na filha. No entanto, Laura segue determinada e denuncia o pedófilo. Bella Piero, aliás, brilhou em todas as cenas exibidas nas últimas semanas da novela, com destaque para a cena em que Laura resgata as memórias de quando tinha oito anos e era abusada, bem como a cena em que ela conta tudo para a mãe. Foram cenas muito bem dirigidas e interpretadas, valorizando o talento da atriz.

Com a denúncia feita, Vinicius acaba perdendo o cargo de delegado. E em poucos capítulos é julgado, em cenas que foram ao ar na segunda (19) e na terça (20). Vale destacar o elenco da trama, que brilhou na cena. Ilva Niño abrilhantou ainda mais a cena, em que se destacaram também a própria Bella Piero, que emocionou com o seu depoimento; Sandra Corveloni, que se destacou em todo o julgamento, e seu depoimento foi de cortar o coração; Flávio Tolezani, que se entregou ao personagem e suas expressões de ódio e de risadas diante da situação foram impressionantes; também vale a pena citar Marieta Severo, Igor Angelkorte, Eliane Giardini, Fábio Lago, Bianca Bin, entre outros. O choque e o nojo das vilãs interpretadas por Eliane e Marieta diante do crime cometido por Vinicius também merece menção.  A cena do julgamento, aliás, marcou o recorde de audiência da novela até agora: 46 pontos de média na Grande São Paulo.

Além da cena do julgamento, que teve uma tensão crescente e o momento da condenação foi uma grande cena de Mauro Mendonça Filho, diretor artístico da novela, a trama de Vinicius também teve um último grande momento: ao chegar no presídio, o ex-delegado foi avisado que os presos que cometem o tipo de crime que ele cometeu não duram muito tempo. Ele, então, ficaria numa cela especial e o diretor recomendou que Vinicius ficasse apenas dentro da prisão. No entanto, no capítulo de quarta (21/02), ele resolve desobecer a recomendação e vai tomar banho de sol. É assassinado em pleno presídio, com várias facadas. Só vale destacar que foi desnecessário mostrar as facadas e o sangue, no entanto, a cena acabou bem feita e as imagens em preto e branco deixaram a mesma ainda mais impactante. A cena também levou ao recorde da novela às quartas, com 41 pontos de média.

A abordagem da pedofilia em "O Outro Lado do Paraíso" foi bem feita e destacou grande parte do elenco da novela do Walcyr. Apesar do "coach" soar desnecessário, vale destacar que o autor foi feliz na condução desta trama do enredo, valorizando principalmente Bella Piero, que já desponta como uma grande atriz. Flávio Tolezani e Sandra Corveloni também se destacaram. Os avisos veiculados ao fim de cada capítulo com o disque 100 também impactou. A cena do assassinato do Vinicius mostrou como é que os casos de pedofilia são resolvidos na cadeia, apesar de ter sido pesado demais a veiculação das facadas. No saldo final, foi um tema muito importante tratado pela novela e o lema "Tudo que você faz, um dia volta pra você" faz cada vez mais sentido a cada vingança de Clara. Agora, a mocinha iniciará a vingança contra Gustavo (Luís Melo), o juiz que sempre ficou ao lado de Sophia e assinou a interdição da mesma. Ela já se aproximou de Nádia (Eliane Giardini) e pouco a pouco, vai descobrir os podres da família. Aguardemos os próximos capítulos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

SBT volta atrás e acaba desistindo da demissão de Patati Patatá

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

'Matando a Saudade': Patrícia Marx- Te Cuida Meu Bem

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações