Programação atrasada no Norte e Nordeste durante o Horário de Verão expõe bagunça e desrespeito com o telespectador

Como fica o fuso de cada região durante o Horário de Verão (Foto: Divulgação)

O Horário de Verão é adotado no Brasil desde 1931. Entretanto, durante alguns períodos acabou sem  ser adotado e desde que 1985 é adotado todo ano nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Como é sabido, durante o período de vigência do horário, os moradores das regiões citadas anteriormente precisam adiantar o relógio em uma hora. As regiões Norte e Nordeste não o adotam, ou seja, o fuso horário fica com um atraso de 1h. E devido a isso, as emissoras de televisão acabam tendo que mudar as grades de programação. Enquanto umas antecipam toda a programação em uma hora, outras a atrasam.

Por muito tempo, as emissoras de televisão das regiões Norte (exceto parte do Amazonas e o Acre) e Nordeste deixavam a programação atrasada em 1h. No entanto, em 2008, devido a inúmeras pressões do Ministério da Justiça, todas as emissoras do país tinham que atender os requisitos da já extinta Classificação Indicativa. Por conta disso, as afiliadas acabaram atrasando a programação em uma hora, atendendo assim aos requisitos do ministério. Porém, no segundo semestre de 2016, a Classificação Indicativa acabou sendo derrubada, sendo obrigatório apenas a exibição de um aviso de para qual público tal programa era utilizado. Era, talvez, a porta para que a Rede Fuso ---- como é chamada a vigência desse período ---- fosse extinta.

Em 2017, a Globo anunciou que a Rede Amazônica iria ficar em rede, derrubando assim a Rede Fuso. Apenas o Acre seguiria com o atraso na programação, já que o fuso horário é de -3h, em relação a Brasília. A expectativa era que o mesmo acontecesse nas regiões Norte (em sua totalidade, com exceção do Acre) e Nordeste. No entanto, as afiliadas nas regiões acabaram optando pela adoção de uma nova Rede Fuso, agora gerada por cada uma das emissoras.

A grade da Globo durante o horário de verão é a que mais sofreu alterações ao longo dos anos, uma vez que várias reclamações dos telespectadores levaram a decisões sensatas da emissora. Até 2013, por exemplo, as transmissões do futebol começavam com o jogo já em andamento. Em 2014, modificações foram feitas e as novelas das 19h (exibidas às 20h nos estados sem o horário de verão) e das 21h passaram a ser mais curtas. Em 2016, novas alterações foram feitas e com a exibição do futebol às 20h45 (horário local), a novela das 21h passou a ser empurrada para às 22h45 (23h45 de Brasília). Várias outras alterações foram feitas na grade, de maneira que atendesse aos desejos dos telespectadores, como a exibição ao vivo das fases finais do "The Voice Brasil" e edições especiais ao vivo dos jornais nas regiões sem o Horário de Verão, sendo que isso só acontece em raras ocasiões.

Nos últimos anos, com a ascensão da internet, as alterações nas regiões Norte e Nordeste durante o horário de verão passaram a ser questionadas. A desculpa das afiliadas é que a manutenção dos horários normais ---- ou seja, a programação gravada previamente ---- é para que os telespectadores não percam o hábito de ver as novelas, séries e jornais nos horários certos. É uma justificativa plausível, mas não condizente com uma época em que basta acessar o Globo Play logo depois do término do programa na rede para poder assistir o mesmo. Ou seja, o discurso acaba indo por água abaixo, pois se o telespectador quiser ver logo, pode ir na plataforma online de vídeos da emissora.

Vários momentos chamaram a atenção durante a vigência do Horário de Verão 2017/18, que acaba às 0h de domingo (18/02). O primeiro deles aconteceu em outubro de 2017 e também em janeiro deste ano. Quando começou a vigência do horário, a Globo exibia a reta final de "A Força do Querer", grande fenômeno de audiência às 21h. Era precisamente a última semana do folhetim. A expectativa era que a Rede Fuso fosse abolida pelo menos nesta última semana ou ao menos na exibição do último capítulo. Entretanto, a própria Globo confirmou que o delay de uma hora (!!!) seria mantido mesmo com a exibição do último capítulo de um dos maiores sucessos da emissora. Uma grande prova de desrespeito com o telespectador, que quando viu a novela às 22h20 (de Brasília/21h20 locais), já sabia grande parte dos finais da trama de Glória Perez. Outra situação semelhante aconteceu em dezembro, com o último capítulo da reprise de "Senhora do Destino", mas atenuado por se tratar de uma faixa de reprises.

Duas situações relacionadas a citada acima também merecem menção. Era esperado que a programação em rede fosse adotada também durante o primeiro capítulo de "O Outro Lado do Paraíso", trama que sucedeu "A Força do Querer" às 21h, mas também não aconteceu e o delay permaneceu. Vale a pena fazer um adendo: o "Vídeo Show" por muitos dias exibiu cenas importantes da novela, que não havia sido exibida ainda nas regiões sem o horário de verão, ou seja, o "fator surpresa" foi abolido mais uma vez; a segunda situação que merece menção é o último capítulo de "Pega Pega" também ter sido exibido com um delay de 1h. Mais uma prova de desrespeito com o público por parte da Globo e de suas afiliadas nas regiões Norte e Nordeste.

Durante outubro e dezembro de 2017, outro fato causou grande ódio. Apesar de ter sido um pedido do público, as exibições ao vivo do "The Voice Brasil" acabaram causando ainda mais revolta. As novelas das 19h (exibidas às 20h) e das 21h passaram a perder de duas a três partes de duração (cerca de 25/35 minutos de arte). O que piorou a situação foi a exibição de duas partidas de futebol por semana em outubro e novembro, deixando a novela das 21h sem três das cinco partes serem exibidas nas regiões.

Além de tudo que foi citado anteriormente, os eventos ao vivo também fizeram estragos na programação. O último do período foi o Carnaval 2018, com os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Durante as exibições dos desfiles de São Paulo na última sexta-feira (09/02) e no sábado (10/02) e do Rio de Janeiro, na segunda (12/02), a transmissão nas regiões sem horário de verão começou com as escolas já na avenida, ou seja, quem não assistia pela Globo Nacional acabou perdendo grande parte dos primeiros desfiles, deixando o telespectador sem ver os mesmos na íntegra.

Nos últimos dias, a Rede Fuso Local ---- como passou a ser chamada pelos internautas ---- vem mostrando o quão equivocada foi. Neste horário de verão, não foram poucos os erros que as afiliadas cometeram: cancelamento de programas para adequar a programação em eventos ao vivo, jornais sendo interrompidos por plantões, plantões passando gravados para a região... No último sábado (10/02), por exemplo, o futebol foi ao ar às 15h30 locais (16h30 de Brasília), com um intervalo sendo adicionado logo após o começo do Caldeirão do Huck, uma vez que a programação seguia o horário normal. O programa retornou depois da transmissão do futebol, por volta das 17h30 locais (18h30 de Brasília, quando já havia começado "Tempo de Amar").

Em ocasiões de eventos ao vivo, quando a programação da Rede Fuso era gerada pela Globo SP/RJ, a grade ficava inteiramente em rede. Ano após ano, apenas em raríssimas exceções isso passou a acontecer. Por isso, as emissoras de televisão das regiões passaram a se utilizarem de gambiarras e tapas buracos depois destes eventos para que o atraso na programação seguisse. Na terça (13/02), logo depois da apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, o apresentador Carlos Tramontina acabou anunciando o capítulo inédito de "Malhação - Viva a Diferença", sendo que nas regiões Norte e Nordeste ainda seria exibida a reprise de "Celebridade". Na madrugada de quarta (14) para quinta (16), as transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno foram encurtadas em pouco mais de 20 minutos. No entanto, foi utilizado como tapa buraco a série "Pai de Primeira Viagem", que foi usada também em várias outras ocasiões, principalmente às quartas, quando a programação acabava ficando em rede, como nas finais da Copa do Brasil e da Sul-Americana.

Imagem mostra faixas "gravado" colocadas por Globo e RecordTV para esconder a faixa "ao vivo" (Fotos: Reprodução/Twitter)

No campo do jornalismo e do entretenimento (programas ao vivo, principalmente), vale destacar absurdos que aconteceram durante o horário de verão. Toda a grade passa gravada, até os jornais: enquanto começa às 7h30 de Brasília, o "Bom Dia Brasil" é exibido nas regiões várias vezes citadas aqui às 8h30 de Brasília; a mesma coisa acontece com o "Jornal Hoje" (13h20//14h20 de Brasília onde não tem horário de verão) e o "Jornal da Globo". Os programas de entretenimento ao vivo, como o "É de Casa" (9h aos sábados), o "Mais Você" (8h50, de segunda a sexta), o "Bem Estar" (10h05, segunda a sexta) e o Encontro com Fátima Bernardes acabam sendo exibidos gravados, com uma faixa com a inscrição "gravado". Um equívoco ainda maior por conta do plantão "G1 em 1 minuto" exibidos nos dois últimos citados, pois as notícias acabam sendo dadas com 1h de atraso.

O "Big Brother Brasil 18" também não passou ileso pelo horário de verão. Desde a estreia da atual temporada do reality, no dia 22 de janeiro, o programa foi exibido ao vivo apenas no domingo, já que a programação segue a rede normalmente neste dia da semana. O agravante dessa situação aconteceu justamente nesta quinta (15/02), quando um equívoco acabou acontecendo na quarta prova do líder do reality. O participante Diego acabou ganhando pontos a mais, por um erro da produção na prova. A prova acabou sendo que ser reavaliada e ficou constatado o erro. No intervalo de "Brasil à Bordo", às 0h01 (de Brasília) tal erro acabou sendo corrigido e a liderança de Ana Clara (Família Lima) foi confirmada. No entanto, a prova acabou sendo exibida na íntegra (!!) para os telespectadores das regiões sem horário de verão, com o erro sendo corrigido apenas no mesmo horário em que foi na rede. Mais um grande equívoco, uma vez que os telespectadores das regiões foram mais uma vez desrespeitados, assim como em boa parte do horário de verão.

Na RecordTV, os erros também se fizeram presentes durante o período. Os realitys "A Fazenda - Nova Chance", no segundo semestre de 2017 e a terceira temporada do "Dancing Brasil" foram as maiores críticas por parte dos telespectadores. O público das regiões Norte/Nordeste acabaram perdendo 1h de votação no caso do reality comandado por Roberto Justus e nem sequer pôde votar no reality comandado por Xuxa, uma vez que a votação da chamada "zona de risco" do programa só começa durante a exibição do mesmo. Vale destacar também o fato de toda a programação nacional da emissora passar gravada. Nem mesmo o principal jornal da emissora, o "Jornal da Record" é exibido em tempo real, assim como o "Fala Brasil", o programa "Hoje em Dia" e o  "Cidade Alerta". O SBT também comete esse erro, deixando também sua programação totalmente gravada.

A Band e a RedeTV! são as exceções.  Mesmo com o horário de verão, as emissoras exibem boa parte da programação em rede. A Band é a que merece destaque, uma vez que os jornais, principalmente, são exibidos 1h mais cedo, deixando o telespectador sem perder nenhum detalhe do que acontece. Já a RedeTV! não exibe o seu principal jornal ao vivo: das 17h30 às 19h30, exibe programação local, com o "RedeTV News" começando às 20h30 de Brasília, atrasando todo o resto da programação. O "A Tarde é Sua", por sua vez, é exibido ao vivo, às 14h (locais - 15h de Brasília), enquanto o "Melhor Pra Você" é exbido no horário normal, às 10h15 (11h15 de Brasília), o que acaba também mostrando uma bagunça na grade e também desrespeito com o telespectador.

Com tudo que aqui foi descrito, pode-se perceber o quão importante é uma discussão mais aprofundada sobre o que é melhor para o telespectador. Deixar a programação atrasada ou 1h adiantada? Não é uma questão para as emissoras tomarem sozinhas. O telespectador merece ser tratado com respeito, e colocar a programação com uma hora de atraso (ou seja, gravada) não é uma boa. As bagunças que acabam se formando mostram isso. A Rede Fuso acabou se tornando local, gerada por cada afiliada da Globo, mas não passou no teste. Diversos erros aconteceram, como na TV Bahia, que acabou entrando em manutenção durante a exibição de "Celebridade", ou seja, isso é uma amostra de que é necessário ir mais além nesta questão da geração da programação. Seria a decisão mais sensata cancelar a Rede Fuso, uma vez que tais bagunças não iriam acontecer. Provavelmente, uma nova discussão sobre o fim do horário de verão deve acontecer nos próximos meses. No entanto, uma boa decisão foi tomada: o horário de verão já foi encurtado em 15 dias, ou seja, começará apenas no dia 4 de novembro deste ano. Mas o melhor seria acabar por aí. Não só por causa da televisão, mas por outros inúmeros motivos, principalmente a saúde das pessoas. O Horário de Verão realmente merece acabar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?