Concacaf planeja candidatura conjunta de México, EUA e Canadá para 2026
Gianni Infantino diz ter apoio de federações para ampliar número de seleções na Copa (REUTERS/Maxim Shemetov)
Dirigentes das federações de futebol de Estados Unidos, Canadá e México vão se reunir no ano que vem para debater uma possível candidatura conjunta dos três países para sediar a Copa do Mundo de 2026. A Fifa anunciou em outubro que aceitará propostas desse tipo, sem limites de nações, e o presidente da Concacaf, Victor Montagliani, disse que o trio tentará levar a ideia adiante.
- É obviamente uma possibilidade. Estamos plenamente conscientes de que cada país provavelmente poderia hospedar a Copa por conta própria - disse o dirigente, durante a premiação da Globe Soccer, nesta terça-feira, em Dubai.
A Copa do Mundo não vai à América do Norte desde 1994, quando os Estados Unidos sediaram o torneio. Como possíveis candidaturas alternativas, aparecem Colômbia, Marrocos e uma proposta conjunta de Austrália e Nova Zelândia.
Ainda em 2026, a ideia é ampliar o número de seleções de 32, como é atualmente, para 48. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse em entrevista à "Gazzetta dello Sport" que tem apoio das demais federações para levar a ideia adiante.
- Ainda estou convencido a expandir a participação na Copa do Mundo para além de 32 equipes. Consideraremos ter entre 40 ou 48 times. Um torneio com 48 seleções seria disputado no mesmo período do modelo atual. E as federações estão claramente a favor - disse Infantino, também no evento em Dubai.
Comentários