Ibope muda valor de cada ponto de audiência em 2017
A Kantar Ibope Media, empresa que faz a medição do público das TVs abertas e pagas, atualizou o valor de cada ponto de audiência. As mudanças ocorrem no índice do Painel Nacional de Televisão –a média nacional–, e em cada uma das 15 principais regiões metropolitanas do país que o compõem, segundo informa o colunista Ricardo Feltrin, do portal “UOL”.
A partir de 1º de janeiro de 2017, cada ponto no PNT passa a valer por 245,7 mil domicílios, numa estimava de cerca de 688,1 mil telespectadores. São cerca de 5.700 domicílios a mais que o índice que vale hoje (240 mil).
O ponto de ibope na Grande São Paulo também subiu um pouquinho: de 69 mil domicílios hoje para 70,5 mil em 2017.
O Ibope faz essas atualizações de seus índices anualmente, porque a medição do público que consome televisão (e rádio) precisa ser atualizada e acompanhar as alterações demográficas e socioeconômicas da população brasileira. Essas alterações são apontadas de acordo com dados mais recentes obtidos pelo IBGE.
Veja quanto a passa a valer cada ponto de ibope no país:
Painel Nacional de Televisão (PNT) – 245,7 mil residências, ou cerca de 688,2 mil telespectadores;
Grande São Paulo – 70,5 mil residências (199,3 mil pessoas);
Grande Rio e Janeiro – 44,0 mil residências (116,9 mil);
Belo Horizonte – 19,1 mil residências (54,1 mil);
Porto Alegre – 15,0 mil residências (39,2 mil);
Salvador – 13,4 mil residências (37,0 mil);
Recife – 12,3 mil residências (36,6 mil);
Curitiba – 11,3 mil residências (30,5 mil);
Fortaleza – 11,3 mil residências (34,9 mil);
Distrito Federal – 9,51 mil residências (26,7 mil);
Goiânia – 7,98 mil residências (22,5 mil);
Grande Campinas – 7,54 mil residências (21,1 mil pessoas);
Belém – 6,79 mil residências (21,5 mil);
Vitória – 6,57 mil residências (18,0 mil);
Manaus – 6,03 mil residências (19,2 mil);
Florianópolis – 3,91 mil residências (10,0 mil pessoas).
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