Dois Irmãos: Conheça a história da próxima minissérie da Globo, que estreia em janeiro
Zana vivida por Eliane Giardini em 'Dois Irmãos' (Foto: Divulgação)
Os desafetos e intensos conflitos de uma família de imigrantes libaneses serão o mote de Dois Irmãos. Na minissérie de dez capítulos - escrita por Maria Camargo, a partir do célebre romance homônimo de Milton Hatoum, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho -, a rivalidade entre os gêmeos Omar (Enrico Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond) e Yaqub (Lorenzo Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond) será capaz de abalar os laços entre Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes), Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/Eliane Giardini) e seu clã.
A história será narrada por Nael (Theo Kalper/ Rian Cesar/ Irandhir Santos). Filho de Domingas (Sandra Paramirim/ Zahy/ Silvia Nobre), menina indígena recolhida em um orfanato para ajudar nas tarefas domésticas, o rapaz acaba se tornando testemunha e, ao mesmo tempo, parte integrante da intimidade de um núcleo singular.
"Dois Irmãos é um épico familiar, um drama de enormes proporções emocionais, capaz de gerar um álbum de família que espelha a própria história do Brasil, suas alegrias e seus retrocessos. É uma obra com camadas sociológicas, antropológicas e históricas, tudo isso rebatido na mesa de jantar de uma família de imigrantes libaneses, no odor dos quartos, na sensualidade de uma mãe, no afeto desmedido por um de seus filhos, nos ciúmes dos outros membros da família e nas perdas que o tempo nos revelam. É um Brasil em formação, composto pelos sonhos, mas também pela força de trabalho dos imigrantes”, explica o diretor artístico Luiz Fernando Carvalho.
Caracterizado de Halim, Antonio Fagundes aparece em cena gravada no Rio Negro (Foto: TV Globo)
Em um período em que a capital amazonense passa por significativas transformações, surge o amor de Halim e Zana. Mascate, ele é mais um dos estrangeiros, entre libaneses, sírios e judeus marroquinos, que frequentam o restaurante do pai dela, Galib (Mounir Maasri). Após criar coragem, o jovem se declara e conquista o coração da bela, que sonha em ter filhos. "Pelo menos três", exige.
A contrariedade de Halim em gerar herdeiros vem do medo que ele tem de perder os momentos deliciosos que passa ao lado da esposa. E ele tinha razão. Logo na primeira gravidez, Zana dá à luz gêmeos e tudo muda. O caçula dos meninos nasce com problemas respiratórios e acaba se tornando alvo do carinho desmedido da mãe, que acredita em uma suposta fragilidade da criança. Sem perceber, Zana cria uma verdadeira obsessão pelo filho, plantando, assim, o rancor no coração do outro, Yaqub.
Cauã Reymond exibirá barba farta na pele de Omar, um dos gêmeos (Foto: TV Globo)
Uma grande tragédia, no entanto, mudará para sempre a relação dessa família. Tomado de ciúme ao ver o irmão aos beijos com Lívia (Monique Bourscheid/ Bárbara Evans), durante uma sessão de cinematógrafo na casa de Estelita (Maria Fernanda Cândido /Carmem Verônica) e Abelardo (Emilio Orciollo Netto/Ary Fontoura), Omar quebra uma garrafa e corta o rosto do irmão. Eles param de se falar.
Decidido a fazer os filhos selarem as pazes, Halim resolve enviá-los para o Líbano, em meio à Segunda Guerra Mundial. Zana, porém, se mostra relutante até o último segundo. E, ao chegar ao porto, no momento do embarque, solta a mão de Yaqub, mas não consegue se desprender de Omar.
Yaqub, então, viaja sozinho, e o período longe de casa o transformará de maneira irreversível. O retorno para casa, no pós-guerra, terá consequências inimagináveis.
Na trama, Zana é mãe de Yaqub (Lorenzo Rocha) e Omar (Enrico Rocha) (Foto: TV Globo)
Da obra de Milton Hatoum, Dois Irmãos é uma minissérie de dez episódios, escrita por Maria Camargo, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho. Com estreia prevista para janeiro, a trama terá capítulos disponíveis antes, pelo Globo Play.
● Confira o teaser divulgado pela Globo para a estreia da nova minissérie:
Comentários