Retrospectiva 2016 - #5: Faixa das sete da Globo viveu um de seus melhores anos com "Totalmente Demais", "Haja Coração" e "Rock Story"
Em 2016, a faixa das sete da Globo exibiu três novelas que agradaram o público. A faixa, que até 2014 vivia uma crise constante de audiência, conseguiu se recuperar com a ótima "Alto Astral" (2014-15) e manteve a tendência com a péssima "I Love Paraisópolis" (2015). De novembro de 2015 à maio deste ano, a faixa das sete exibiu seu maior fenômeno desde "Cheias de Charme", que foi ao ar em 2012: "Totalmente Demais", novela escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm e protagonizada por Fábio Assunção, Felipe Simas, Juliana Paes e Marina Ruy Barbosa.
De maio à novembro deste ano, a faixa das sete exibiu "Haja Coração", uma novela que tinha tudo para ser ótima, mas foi apenas mediana. E desde o dia 9 de novembro, está no ar a melhor novela exibida atualmente: "Rock Story", trama escrita pela estreante Maria Helena Nascimento. Vamos à mais uma Retrospectiva?
A trama das sete se mostrou tão boa em 2016 como já havia sido em seus dois primeiros meses, em novembro e dezembro de 2015. Marina Ruy Barbosa, Glória Menezes, Juliana Paes, Fábio Assunção, Felipe Simas e todo o elenco da novela se destacou em uma das melhores novelas da sete já exibidas. Em fevereiro, com o fim do horário de verão, a trama das 19h enfim decolou na audiência, marcando médias acima dos 30 pontos, refletindo a qualidade vista diariamente por essa novela que foi Totalmente Demais.
A reta final de "Totalmente Demais" foi simplesmente espetacular e honrou a qualidade vista durante os sete meses de exibição da novela. Jonatas e Eliza enfrentaram momentos difíceis, como o convite da vencedora do concurso Totalmente Demais para ir morar em Paris, que ela acabou aceitando; mas, devido ao fato de ver seu amor esfaqueado por Dino (Paulo Rocha) acaba desistindo temporiamente da viagem e salva a vida do amado. No final, deu Joliza! Do início ao fim, "Totalmente Demais" foi uma novela cativante e agradável.
>>> LEIA MAIS: "Totalmente Demais" foi uma ótima novela e conquistou o telespectador
"Totalmente Demais", diferentemente das novelas anteriores de todas as faixas da emissora, acabou sendo encerrada em um dia incomum. O último capítulo do fenômeno das sete acabou sendo exibido no dia 30 de maio deste ano, uma segunda-feira. Sendo às sim, sua substituta, "Haja Coração" acabou estreando em uma terça-feira (dia 31/5), concorrendo com "Escrava Mãe", novela que abriu o segundo horário de novelas da emissora.
Protagonizada por Mariana Ximenes, Malvino Salvador e João Baldasserini, a trama de Daniel Ortiz conseguiu agradar bastante em seus primeiros capítulos; no entanto, no decorrer da novela, várias tramas foram sendo mal desenvolvidas pelo autor, resultando, lamentavelmente, em uma grande 'barriga'. A situação foi tão séria que a trama paralela do casal Shirlei (Sabrina Petralgia) e Felipe (Marcos Pitombo) ofuscaram a trama principal. Ironicamente, aconteceu a mesma coisa do que aconteceu com "Sassaricando", quando a trama de Tancinha, Apolo e Beto acabou ofuscando a história central, que na novela de Silvio de Abreu era a de Aparício e os seus "sassaricos".
No entanto, a novela conseguiu uma razoável repercussão, muito em função dos casais Bentancinha, Gimila e Shirlipe --- sendo o último o com a maior torcida. Daniel Ortiz, que entre 2014 e 2015 havia escrito a ótima "Alto Astral", se equivocou em sua segunda novela. Uma pena. Entretanto, deu para muitos atores e atrizes se destacarem: Marisa Orth, Mariana Ximenes, Fernanda Vasconcelos --- na pele de sua primeira vilã, a apaixonada Bruna ---, Marcos Pitombo, Sabrina Petralgia, entre outros. A trama durou seis meses no ar e teve seu último capítulo exibido também em um dia não tradicional: desta vez, numa terça-feira, 8 de novembro, com apenas 137 capítulos.
No dia 9 de novembro, entrava no ar "Rock Story", uma novela da autora Maria Helena Nascimento e que era uma incógnita, devido à notícias sobre enredo e elenco divulgados durante a época de pré-produção. A impressão, na maioria das pessoas, é que seria mais uma decepção na faixa. Mas não é. Logo nas chamadas da nova novela das 19h, já dava para perceber que a novela tinha tudo para conquistar o público.
A história de Guilherme Santiago (Vladmir Brichta), um cantor de rock que vê sua carreira e sua família desabar diante dos seus olhos; a de Léo Régis (Rafael Vitti), um cantor que se torna um grande fenômeno entre o público jovem; a de Júlia (Nathalia Dill), uma ingênua mulher que se vê enganada por Alex (Caio Paduan) e a de tantos outros personagens fisgou o público logo de cara. Até o momento, "Rock Story" vem se mostrando uma ótima novela e se tornou uma das gratas surpresas do ano. Mérito da autora e dos atores, além da direção.
|| LEIA MAIS:
● Maior destaque da novela, Shirlei e Felipe roubaram a cena merecidamente em "Haja Coração"
● Giovanni e Camila: um dos melhores casais de "Haja Coração"
● Marcada por mocinhas, Fernanda Vasconcelos mostrou seu lado vilã em "Haja Coração"
● Com ótimo início, mas com erros na condução dos núcleos, "Haja Coração" chega ao fim
apenas como uma novela mediana
● "Rock Story" vem se mostrando uma novela deliciosa e a maior surpresa de 2016
|| AUDIÊNCIA: Após começo difícil, "Totalmente Demais" explodiu e se tornou o maior fenômeno da faixa; "Haja Coração" marca mesma audiência que antecessora
Após um começo difícil, "Totalmente Demais" não demorou a esboçar uma reação e bateu seu primeiro recorde de audiência em 2016 no dia 18 de janeiro, quando marcou 29 pontos de média, chegando a picos de 30 pontos, um índice não visto desde a estreia de "I Love Paraisópolis", em maio de 2015. Logo depois do fim do horário de verão, em fevereiro, a trama das sete começou a subir que nem foguete: nos dias 22, 23 e 24 marcou 31 pontos de média, números incríveis que não eram vistos na faixa desde 2012. Bateu recorde de audiência na média semanal durante os dias 22 e 27 de fevereiro, com 28.7 pontos de média; na semana seguinte, garantiu um novo recorde (32 pontos - 1° de março) e finalizou a semana de 29 de fevereiro à 5 de março com 30,0 pontos de média. Recordes semanais foram sendo quebrados e no dia 15 de março alcançou 33 pontos de média. No dia 28 de abril, bateu mais um recorde: 35 pontos de média. Neste dia, foram exibidas as cenas do sequestro de Eliza. E no dia seguinte (16/03), repetiu o número.
No último capítulo, que como já dito foi exibido em uma segunda-feira, dia 30 de maio, conseguiu bater todas as expectativas e recordes ao marcar incríveis 37 pontos de média, chegando a picos de 40. Uma das maiores audiências do ano, só perde para as audiências dos capítulos finais de "A Regra do Jogo" (38, 39, 40 e 41 pontos).
No dia 31 de maio, entrava no lugar de "Totalmente Demais", a segunda novela de Daniel Ortiz, "Haja Coração". A novela estreou derrubando dez pontos, algo já esperado, uma vez que ocorre uma transição entre novelas. A trama marcou 27 pontos de média; dois acima da meta. Durante toda a sua exibição, conseguiu marcar números expressivos, sendo que seu recorde foi de 32 pontos, uma boa audiência, uma vez que a faixa acabou sendo recuperada de uma crise. Finalizou a sua jornada justamente com 27 pontos de média, mantendo a audiência do fenômeno "Totalmente Demais".
Desde o dia 9 de novembro, "Rock Story" vem sendo exibida numa das faixas mais tradicionais da Globo. No entanto, ainda não dá para fazer quaisquer análise sobre a audiência da mesma, uma vez que ela pegou a pior época para a exibição de uma novela (horário de verão e festas de fim de ano). Atualmente, a sua média geral é de 23 pontos.
Com duas novelas ótimas e uma mediana, a faixa das 19h da Globo viveu o seu melhor momento desde 2012, quando foi exibido o fenômeno "Cheias de Charme", exibido atualmente no "Vale a Pena Ver de Novo". 'Totalmente Demais' foi um grande fenômeno de audiência e a melhor novela da faixa no ano, seguida por "Rock Story", que vem se mostrando uma grata surpresa de 2016. Já "Haja Coração" decepcionou e poderia ser bem melhor do que foi. Que em 2017 tenhamos mais ótimas novelas exibidas nesta faixa.
Na próxima parte da Retrospectiva 2016, a crise sem fim na faixa das 21h será destacada. O que aconteceu com o principal horário de novelas da Globo? "A Regra do Jogo" conseguiu reerguer a faixa, mas "Velho Chico" só conseguiu elevar um ponto da antecessora. E "A Lei do Amor", apesar da qualidade, vem marcando baixas audiências e chegou a marcar apenas 15 pontos de média! Aguarde!
+ Retrospectivas:
> o ano da faixa de reprises da Globo
> o ano da faixa de "Malhação" na Globo
> o ano da faixa das 18h da Globo
> Especial: sete anos de CNEC Portal do Sol
De maio à novembro deste ano, a faixa das sete exibiu "Haja Coração", uma novela que tinha tudo para ser ótima, mas foi apenas mediana. E desde o dia 9 de novembro, está no ar a melhor novela exibida atualmente: "Rock Story", trama escrita pela estreante Maria Helena Nascimento. Vamos à mais uma Retrospectiva?
#RETROSPECTIVA2016 - PARTE #05
- FAIXA DAS SETE DA GLOBO -
A Rede Globo iniciou 2016 com "Totalmente Demais", trama exibida desde novembro de 2015. Teve cinco meses exibidos, entre janeiro e maio, e iniciou o ano com o pé direito com a entrada de Stelinha (Glória Menezes), que vinha com a missão de dar aulas de etiqueta para Eliza (Marina Ruy Barbosa), missão esta cumprida com sucesso.
A trama das sete se mostrou tão boa em 2016 como já havia sido em seus dois primeiros meses, em novembro e dezembro de 2015. Marina Ruy Barbosa, Glória Menezes, Juliana Paes, Fábio Assunção, Felipe Simas e todo o elenco da novela se destacou em uma das melhores novelas da sete já exibidas. Em fevereiro, com o fim do horário de verão, a trama das 19h enfim decolou na audiência, marcando médias acima dos 30 pontos, refletindo a qualidade vista diariamente por essa novela que foi Totalmente Demais.
A reta final de "Totalmente Demais" foi simplesmente espetacular e honrou a qualidade vista durante os sete meses de exibição da novela. Jonatas e Eliza enfrentaram momentos difíceis, como o convite da vencedora do concurso Totalmente Demais para ir morar em Paris, que ela acabou aceitando; mas, devido ao fato de ver seu amor esfaqueado por Dino (Paulo Rocha) acaba desistindo temporiamente da viagem e salva a vida do amado. No final, deu Joliza! Do início ao fim, "Totalmente Demais" foi uma novela cativante e agradável.
>>> LEIA MAIS: "Totalmente Demais" foi uma ótima novela e conquistou o telespectador
"Totalmente Demais", diferentemente das novelas anteriores de todas as faixas da emissora, acabou sendo encerrada em um dia incomum. O último capítulo do fenômeno das sete acabou sendo exibido no dia 30 de maio deste ano, uma segunda-feira. Sendo às sim, sua substituta, "Haja Coração" acabou estreando em uma terça-feira (dia 31/5), concorrendo com "Escrava Mãe", novela que abriu o segundo horário de novelas da emissora.
Protagonizada por Mariana Ximenes, Malvino Salvador e João Baldasserini, a trama de Daniel Ortiz conseguiu agradar bastante em seus primeiros capítulos; no entanto, no decorrer da novela, várias tramas foram sendo mal desenvolvidas pelo autor, resultando, lamentavelmente, em uma grande 'barriga'. A situação foi tão séria que a trama paralela do casal Shirlei (Sabrina Petralgia) e Felipe (Marcos Pitombo) ofuscaram a trama principal. Ironicamente, aconteceu a mesma coisa do que aconteceu com "Sassaricando", quando a trama de Tancinha, Apolo e Beto acabou ofuscando a história central, que na novela de Silvio de Abreu era a de Aparício e os seus "sassaricos".
No entanto, a novela conseguiu uma razoável repercussão, muito em função dos casais Bentancinha, Gimila e Shirlipe --- sendo o último o com a maior torcida. Daniel Ortiz, que entre 2014 e 2015 havia escrito a ótima "Alto Astral", se equivocou em sua segunda novela. Uma pena. Entretanto, deu para muitos atores e atrizes se destacarem: Marisa Orth, Mariana Ximenes, Fernanda Vasconcelos --- na pele de sua primeira vilã, a apaixonada Bruna ---, Marcos Pitombo, Sabrina Petralgia, entre outros. A trama durou seis meses no ar e teve seu último capítulo exibido também em um dia não tradicional: desta vez, numa terça-feira, 8 de novembro, com apenas 137 capítulos.
No dia 9 de novembro, entrava no ar "Rock Story", uma novela da autora Maria Helena Nascimento e que era uma incógnita, devido à notícias sobre enredo e elenco divulgados durante a época de pré-produção. A impressão, na maioria das pessoas, é que seria mais uma decepção na faixa. Mas não é. Logo nas chamadas da nova novela das 19h, já dava para perceber que a novela tinha tudo para conquistar o público.
A história de Guilherme Santiago (Vladmir Brichta), um cantor de rock que vê sua carreira e sua família desabar diante dos seus olhos; a de Léo Régis (Rafael Vitti), um cantor que se torna um grande fenômeno entre o público jovem; a de Júlia (Nathalia Dill), uma ingênua mulher que se vê enganada por Alex (Caio Paduan) e a de tantos outros personagens fisgou o público logo de cara. Até o momento, "Rock Story" vem se mostrando uma ótima novela e se tornou uma das gratas surpresas do ano. Mérito da autora e dos atores, além da direção.
|| LEIA MAIS:
● Maior destaque da novela, Shirlei e Felipe roubaram a cena merecidamente em "Haja Coração"
● Giovanni e Camila: um dos melhores casais de "Haja Coração"
● Marcada por mocinhas, Fernanda Vasconcelos mostrou seu lado vilã em "Haja Coração"
● Com ótimo início, mas com erros na condução dos núcleos, "Haja Coração" chega ao fim
apenas como uma novela mediana
● "Rock Story" vem se mostrando uma novela deliciosa e a maior surpresa de 2016
|| AUDIÊNCIA: Após começo difícil, "Totalmente Demais" explodiu e se tornou o maior fenômeno da faixa; "Haja Coração" marca mesma audiência que antecessora
Após um começo difícil, "Totalmente Demais" não demorou a esboçar uma reação e bateu seu primeiro recorde de audiência em 2016 no dia 18 de janeiro, quando marcou 29 pontos de média, chegando a picos de 30 pontos, um índice não visto desde a estreia de "I Love Paraisópolis", em maio de 2015. Logo depois do fim do horário de verão, em fevereiro, a trama das sete começou a subir que nem foguete: nos dias 22, 23 e 24 marcou 31 pontos de média, números incríveis que não eram vistos na faixa desde 2012. Bateu recorde de audiência na média semanal durante os dias 22 e 27 de fevereiro, com 28.7 pontos de média; na semana seguinte, garantiu um novo recorde (32 pontos - 1° de março) e finalizou a semana de 29 de fevereiro à 5 de março com 30,0 pontos de média. Recordes semanais foram sendo quebrados e no dia 15 de março alcançou 33 pontos de média. No dia 28 de abril, bateu mais um recorde: 35 pontos de média. Neste dia, foram exibidas as cenas do sequestro de Eliza. E no dia seguinte (16/03), repetiu o número.
No último capítulo, que como já dito foi exibido em uma segunda-feira, dia 30 de maio, conseguiu bater todas as expectativas e recordes ao marcar incríveis 37 pontos de média, chegando a picos de 40. Uma das maiores audiências do ano, só perde para as audiências dos capítulos finais de "A Regra do Jogo" (38, 39, 40 e 41 pontos).
No dia 31 de maio, entrava no lugar de "Totalmente Demais", a segunda novela de Daniel Ortiz, "Haja Coração". A novela estreou derrubando dez pontos, algo já esperado, uma vez que ocorre uma transição entre novelas. A trama marcou 27 pontos de média; dois acima da meta. Durante toda a sua exibição, conseguiu marcar números expressivos, sendo que seu recorde foi de 32 pontos, uma boa audiência, uma vez que a faixa acabou sendo recuperada de uma crise. Finalizou a sua jornada justamente com 27 pontos de média, mantendo a audiência do fenômeno "Totalmente Demais".
Desde o dia 9 de novembro, "Rock Story" vem sendo exibida numa das faixas mais tradicionais da Globo. No entanto, ainda não dá para fazer quaisquer análise sobre a audiência da mesma, uma vez que ela pegou a pior época para a exibição de uma novela (horário de verão e festas de fim de ano). Atualmente, a sua média geral é de 23 pontos.
Com duas novelas ótimas e uma mediana, a faixa das 19h da Globo viveu o seu melhor momento desde 2012, quando foi exibido o fenômeno "Cheias de Charme", exibido atualmente no "Vale a Pena Ver de Novo". 'Totalmente Demais' foi um grande fenômeno de audiência e a melhor novela da faixa no ano, seguida por "Rock Story", que vem se mostrando uma grata surpresa de 2016. Já "Haja Coração" decepcionou e poderia ser bem melhor do que foi. Que em 2017 tenhamos mais ótimas novelas exibidas nesta faixa.
Na próxima parte da Retrospectiva 2016, a crise sem fim na faixa das 21h será destacada. O que aconteceu com o principal horário de novelas da Globo? "A Regra do Jogo" conseguiu reerguer a faixa, mas "Velho Chico" só conseguiu elevar um ponto da antecessora. E "A Lei do Amor", apesar da qualidade, vem marcando baixas audiências e chegou a marcar apenas 15 pontos de média! Aguarde!
+ Retrospectivas:
> o ano da faixa de reprises da Globo
> o ano da faixa de "Malhação" na Globo
> o ano da faixa das 18h da Globo
> Especial: sete anos de CNEC Portal do Sol
Comentários