Aprendendo Mais-- Edição #14-- Especial: Doenças e Prevenção -- Edição #03: Febre A

Desde a edição #12, estamos falando sobre doenças e suas formas de prevenção. Já falamos sobre Dengue e a Gripe A, duas graves doenças. E o Especial continua! Na antepenúltima edição deste especial, eu vou falar sobre a Febre Amarela. Então, vamos Aprender Mais, que Aprendendo Mais a gente sabe mais! 

Aprendendo Mais- Edição #14!
Especial: Doenças & Suas Formas de Prevenção!
Edição #03- Febre Amarela.

Aedes aegypty: mosquito transmissor da febre amarela nas cidades.
Aedes aegypty: mosquito transmissor da febre amarela nas cidades.


A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um Arbovírus do Gênero Flavivírus. Sua incidência se restringe à América Central, América do Sul e África.

A transmissão se dá por meio da picada de mosquitos previamente contaminados, ao sugarem o sangue de um indivíduo acometido. Nas cidades, o responsável é oAedes aegypti; e em ambientes de mata, os dos Gêneros Haemagogus e Sabethes. O período de incubação, ou seja, o tempo entre a picada e a manifestação de sintomas, é de aproximadamente três dias.

Em algumas pessoas não há manifestação de sintomas; ao passo que em outras, o quadro se apresenta bastante sério. Febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar.

Seus sintomas duram, em média, dez dias. Nesses casos mais graves, além do quadro descrito, há o comprometimento dos rins, o que pode provocar problemas cardíacos, pulmonares e hepáticos; e morte em 50% dos casos.

O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas e por meio de exames. Em alguns casos, análises laboratoriais adicionais são requeridas para averiguar se há ou não complicações ou comprometimento de órgãos e/ou funções vitais.

Não existe tratamento específico para a febre amarela e, dessa forma, os procedimentos médicos focam no controle de sintomas e prevenção de complicações. Repouso, ingestão abundante de água, boa alimentação e, no caso de hemorragias, reposição sanguínea, são importantes medidas. Após a cura, não há riscos de reinfecção.

A melhor forma de se evitar a febre amarela é por meio da vacinação, disponível gratuitamente em postos de saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em portos e aeroportos. Ela é recomendada a indivíduos com nove meses de idade ou mais e deve ser reforçada de dez em dez anos.

O controle do mosquito Aedes aegypti é outra medida eficaz, tendo a vantagem de também prevenir a dengue. Para pessoas cuja imunização por meio da vacina não é recomendada (gestantes, imunocomprometidos, etc.), o uso de bons repelentes, camisas de manga comprida, calça, meias e luvas – ao visitar áreas suscetíveis – é uma boa medida de prevenção.

IMPORTANTE: Assim como na dengue, o uso de aspirina ou outros fármacos contendo acetilsalicílico é contraindicado.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Disponível em:
Acessado no dia 11/07/2012, às 18h50.

E na penúltima edição...
Sarampo é o tema!

E na última edição...
O Tema é Leptospirose!

Edição #16: Vamos aprender mais sobre o Sistema Solar! Aguarde...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Músicas! (03/12): Pollo, Vagalumes. Escute agora!

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (19); saiba detalhes e mudanças

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)