Clássico de 1989, “Tieta” substitui “A Gata Comeu” no Viva
Betty Faria e Cássio Gabus Mendes vivem romance quase “incestuoso” em “Tieta” (Foto: Reprodução)
Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, baseada na obra de Jorge Amado, “Tieta” foi ao ar originalmente entre agosto de 1989 e março de 1990. A trama, já lançada em DVD, não é vista na TV desde abril de 1995, quando se encerrou sua reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”. Por ocasião deste repeteco vespertino, a Globo alterou a abertura original, encobrindo a nudez da então modelo Isadora Ribeiro.
No elenco de “Tieta”, grandes nomes: Joana Fomm, José Mayer, Arlete Salles, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, Ary Fontoura, Cássio Gabus Mendes, Lília Cabral, Rosane Gofman, Paulo José, Paulo Betti, Ana Lúcia Torre e Otávio Augusto. Ainda, os saudosos Sebastião Vasconcelos, Mirian Pires, Yoná Magalhães, Armando Bógus, Marcos Paulo, Elias Gleiser e Cláudio Corrêa e Castro, dentre outros. Betty Faria, que havia adquirido os direitos do romance de Jorge Amado, os vendeu à Globo sob a condição de protagonizar a trama; a personagem, uma das mais brilhantes de sua carreira, foi vivida por Cláudia Ohana na primeira fase.
Cabe lembrar que a novela das 15h30 é reexibida pelo Viva por volta de 00h15. Com a definição de “Tieta” como substituta de “A Gata Comeu”, cria-se a expectativa para o anúncio dos próximos folhetins: “Pai Herói”, atualmente em exibição às 23h30, chega ao fim em maio; já os últimos capítulos de “Torre de Babel” devem ir ao ar em junho, às 14h30.
Comentários