Aprendendo Mais- #7- 'Especial- Energia Sustentável'- #1: Energia Limpa + Energia Eólica.


O  Aprendendo Mais já está na sua sétima edição e teve sua estréia no dia 09 de Junho. Desde então, já passaram vários assuntos por esse quadro: Aquecimento Global, Energia Renovável, Ciclos Biogequímicos, Aposto e Vocativo, Basquetebol e Energia Nuclear: pontos positivos e pontos negativos. E como foi avisado na edição #6, a partir dessa edição até a #11, vamos começar a falar sobre Energia Limpa. Serão faladas desde Energia Eólica até Energia Elétrica.


E para começar, vamos com uma introdução à Energia 
Limpa e logo depois vamos começar a série com Energia Eólica. Então, confira abaixo e Aprenda Mais!


Aprendendo Mais #7- "Especial- Energia Sustentável":
Edição 1: Energia Limpa + Energia Eólica.

Energia eólica e solar são fontes limpas.
Energia limpa: o nome já traduz o que seria esta forma de energia, ela não polui o meio ambiente. Como exemplo de energia limpa temos, a energia eólica (produzida através de correntes de ventos), a energia solar (obtida pelos raios solares), a hidrelétrica (fornecida através da movimentação da água), entre outras. 

Em se tratando da energia necessária para a movimentação de veículos, a energia limpa aparece como sendo aquela que não emite gás carbônico na atmosfera. O gás natural é um exemplo de combustível de energia limpa, ele não colabora com o chamado “efeito estufa”. Os biocombustíveis (produzidos por fontes renováveis) também entram na lista dos geradores de energia limpa. 

Até a energia nuclear pode ser considerada energia limpa, apesar dos rejeitos perigosos. Segundo especialistas, os rejeitos permanecem radioativos por séculos, mas o lixo atômico não emite poluentes na atmosfera, ou seja, se devidamente descartados não oferecem riscos ao meio ambiente. 

A energia limpa pode ser classificada como energia renovável, porque é produzida com o uso de recursos renováveis (movimento da água, luz solar, vento). Em contrapartida existem as fontes não renováveis, como petróleo, que mais cedo ou mais tarde ficará extinto. Este acontecimento seria visto como um bem para a nação, uma vez que os mais perigosos poluentes provêm da queima de combustível oriundo de fonte não renovável. 

O carvão mineral também é um exemplo de fonte não renovável, considerando a matéria-prima necessária para sua obtenção como objeto de exploração. Se milhares de árvores são cortadas diariamente, o plantio de novas para tornar o processo renovável é praticamente inútil.

Energia Eólica:


É crescente a preocupação com as fontes renováveis de energia em todo o mundo. A alta dos preços dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo esgotamento das reservas de petróleo previstas para as próximas décadas, e os grandes períodos de estiagem, gerados pelo aquecimento global - que afetam diretamente as hidrelétricas - tem levado cientistas a pensarem cada vez mais em fontes de energias renováveis. 

Dentre as fontes de energias renováveis, destaca-se a energia mecânica produzida pelos ventos, que vem contribuir significativamente para o atendimento das necessidades da população mundial, no que diz respeito à produção de eletricidade. 
Há mais de 3000 anos, a conversão de energia cinética em energia mecânica vem sendo utilizada pela humanidade. Com grande importância na agricultura, os moinhos de vento tinham distintas funções, como o bombeamento de água para irrigação das plantações, por exemplo. 

A utilização desse tipo de energia para a produção de eletricidade se deu na década de 1980, na Dinamarca. Desde a década de 1990, o setor de energia eólica vem apresentando um crescimento acelerado em todo o mundo, chegando a uma produção de 120 GW (gigawatt) ao final de 2008, segundo o Global Wind Energy Council (GWEC - http://www.gwec.net/index.php?id=8.). 

No Brasil, ainda segundo a GWEC, a produção chegou aos 341 MW ao final de 2008. 

As estimativas da Eletrobrás para a produção de energia eólica para o ano de 2009 é de 360 MW, o que ainda é pouco se comparado com quase 103 GW produzidos pelas hidrelétricas do país.


E na próxima edição, o especial continua!
Aprendam mais sobre Energia Solar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?