Conquista do Emmy Internacional é o ápice do sucesso de "Verdades Secretas"


Na última segunda (21/11), aconteceu em Nova York, a premiação do 44° Emmy Internacional, que conta com as indicações de programas, novelas e séries de emissoras de todo mundo. E, como não poderia deixar de ser, a Globo mais uma vez foi indicada, desta vez em cinco categorias, totalizando seis indicações nas categorias Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Série/Telefilme, Melhor Novela e Melhor Comédia. A seguir, vamos primeiramente analisar o desempenho do Brasil em cada categoria, para depois falar sobre o merecido troféu de "Verdades Secretas" (2015, escrita por Walcyr Carrasco e com direção de Mauro Mendonça Filho).


|| MELHOR ATOR: Alexandre Nero fez valer a indicação, mas perde
Na categoria "Melhor Ator", Alexandre Nero estava entre os indicados, pelo papel como Romero Rômulo, em "A Regra do Jogo" (2015, escrita por João Emanuel Carneiro e com direção de Amora Mautner). Foi merecido, afinal o ator fez um personagem bem diferente do José Alfredo, o "Comendador" de 'Império' (2014) e protagonizou grandes cenas. Entretanto, o ator não conseguiu vencer o grande Dustin Hofmann (que já ganhou o Oscar), mas valeu a indicação.

|| MELHOR ATRIZ: Grazi Massafera não conquista troféu, mas ganha reconhecimento e alavanca carreira
Na categoria "Melhor Atriz", Grazi Massafera estava entre as indicadas. Porém, perdeu para a alemã Christiane Paul. Entretanto, a indicação da atriz pela Larissa, de "Verdades Secretas", é o reconhecimento pelo grande trabalho feito pela Grazi, que brilhou durante toda a novela de Walcyr Carrasco e também mostra uma grande virada na vida dela, afinal ela sofreu muito no começo da carreira. Infelizmente, o prêmio não veio, mas como já dito, a indicação valeu a pena.

|| MELHOR SÉRIE E MELHOR COMÉDIA
Já na categoria "Melhor Série/Telefilme", a primorosa "Os Experientes", produção escrita por Fernando e Quico Meireles, esteve entre as indicadas. Lamentavelmente, também não conquistou o prêmio, mas merecia muito. Foram quatro episódios excelentes. O "Zorra", que foi totalmente reformulado em 2015 e abandonou o "Total", esteve entre os indicados na categoria "Melhor Comédia", mas também não acabou levando, embora merecesse, pois o formato atual deu um novo 'fôlego' ao humorístico.

| MELHOR NOVELA: O RECONHECIMENTO MUNDIAL DO FENÔMENO "VERDADES SECRETAS"

Na principal categoria disputada pelo Brasil, a de "Melhor Novela", "A Regra do Jogo" e "Verdades Secretas" estiveram entre as tramas indicadas. As duas indicações só reforçam a tradição do País na categoria, pois a conquista da trama de Walcyr Carrasco é a quinta consecutiva. Desde 2012, com o excelente remake de "O Astro", as produções brasileiras vem vencendo o prêmio. "Lado a Lado", em 2013; "Joia Rara", em 2014 e "Império", em 2015, foram as conquistas anteriores obtidas pela Globo. A emissora também venceu em 2009, no primeiro ano da categoria, com "Caminho das Índias".

Após apostar em uma sequência de remakes na faixa das 23h ---- "O Astro" (2011), "Gabriela" (2012), "Saramandaia" (2013) e "O Rebu" (2014) ----, a Globo resolveu produzir a sua primeira novela inédita após a reativação da faixa. Assim começou a ser desenhada "Verdades Secretas". A história da novela girou em torno de Arlete/Angel (Camila Queiroz), uma garota cujo sonho era se tornar uma grande modelo. Após sua mãe, Carolina (Drica Moraes) descobrir a traição do marido, acabou resolvendo ir para São Paulo. Lá, a então Arlete conhece uma agência de modelos, da ambiciosa Fanny (Marieta Severo) e acaba sendo considerada a nova "new face", e recebe o nome de Angel.


Só que nem tudo é flores para a personagem. Diante da necessidade de ajudar a mãe financeiramente, ela se vê obrigada a praticar o book rosa, um lado obscuro retratado com brilhantismo na novela das onze. Durante essa caminhada, ela acaba conhecendo o empresário Alex (Rodrigo Lombardi), com quem acaba se envolvendo. No decorrer da novela, eles ficam entre idas e vindas e entram em um triângulo amoroso que vai provocar consequências sérias com a mãe de Angel, Carolina.


Todos os desdobramentos do núcleo principal da novela foram bem desenvolvidos e a melhor cena foi justamente a em que Carolina flagra Alex e Angel juntos na cama. Tanto Drica Moraes como Rodrigo Lombardi e a então novata Camila Queiroz brilharam na sequência decisiva da trama.

Além do book rosa, outros temas polêmicos foram retratados com competência na novela de Walcyr Carrasco. O alcoolismo, drama vivenciado pela Fábia (Eva Wilma). A atriz brilhou ao lado de Reynaldo Gianecchini e mostrou, mais uma vez, a grande atriz que é. Outro tema retratado de forma responsável foi o uso de drogas, principalmente pela personagem Larissa, interpretada por Grazi Massafera. A atriz e ex-BBB finalmente mostrou, desta vez para todos, que é uma atriz de verdade. Toda a degradação da modelo que se afunda ao usar drogas foi feita de maneira extremamente condizente com a realidade, uma vez que não foi jogado ao público toda a degradação de uma vez da modelo e sim o passo a passo. Foi essencial isso, inclusive, para que a Grazi pudesse mostrar o seu talento. Não à toa que a personagem lhe rendeu uma indicação como Melhor Atriz no Emmy Internacional, que infelizmente acabou não levando, mas valeu assim mesmo.

Vale destacar ainda todo o elenco da novela, que brilhou: Agatha Moreira (Giovanna), Reynaldo Gianecchini (Anthonny), Ana Lúcia Torres (Hilda), Marieta Severo (que voltou às novelas após 14 anos vivendo a Nenê de "A Grande Família" e em grande estilo como a Fanny), Genésio de Barros, Gabriel Leone, entre outros. Todos estes nomes e os outros tiveram a oportunidade de mostrarem seu talento durante a exibição dos 64 capítulos da novela.

A situação escolar no País, a homossexualidade, traições, o cotidiano das modelos, muitas outras situações foram abordados com extremo realismo, reforçando a qualidade da novela, que foi a melhor novela do ano de 2015 e agora, recebe, merecidamente, o prêmio Emmy Internacional.

Além de um enredo bem desenvolvido, ótimos atores e ótimas atrizes e situações cotidianas abordadas com competência, vale destacar também a trilha sonora da novela, muito bem selecionada, com músicas como: "Sua Estupidez", Roberto Carlos; "Eu Amo Você" (Céu); "Sentimental" (Los Hermanos); "Criança" (Marina Lima), entre outras. O último capítulo da novela foi irretocável e o suicídio de Carolina ao flagrar Angel e Alex e o assassinato de Alex por parte de Angel foram os finais que surpreenderam o público.



A audiência da novela fez jus a qualidade e a grande repercussão da novela. Foram 20 pontos de média geral, sendo muitas vezes exibida depois da 0h --- o que reforça ainda mais o sucesso da mesma ---, chegando a marcar 27 pontos de média e 31 de pico em seu último capítulo, o que comprova a aceitação da história contada por Walcyr Carrasco. No Twitter, a tag #VerdadesSecretas ou o nome dos próprios personagens frequentemente ficavam entre os assuntos mais comentados no País. Durante toda a sua exibição, foi a novela mais comentada no Facebook e no Instagram, muito merecidamente.

Durante todas as premiações realizadas entre o fim de 2015 e começo de 2016 (Prêmio Extra, Prêmio Contigo, Melhores do Ano, Troféu Imprensa...), a novela protagonizada por Camila Queiroz, Drica Moraes e Rodrigo Lombardi teve sua grande qualidade reconhecida, ganhando a maioria dos prêmios e sendo indicada na maioria das premiações. Agora, a novela de Walcyr Carrasco chega ao ápice do sucesso com a conquista do Emmy Internacional e reforça ainda a grande qualidade da teledramaturgia brasileira, que em menos de dez anos da categoria "Melhor Novela", já ganhou seis vezes o prêmio, sendo que além de "Verdades", "O Astro" e "Lado a Lado" também foram as grandes merecedoras dos troféus conquistados em 2012 e 2013. As outras (Império, Caminho das Índias e Joia Rara) também mereceram, mas não como as três citadas acima.


O 44° Emmy Internacional reforça uma tendência que vem ocorrendo desde 2012, com a vitória do remake de "O Astro". As novelas brasileiras estão cada vez mais à frente das do mundo inteiro e a conquista de "Verdades Secretas" só reforça isso. Uma trama polêmica sim, mas que como foi bem escrita e bem dirigida e principalmente, bem desenvolvida pelo autor e pelos atores, a tornou esse fenômeno todo. Walcyr Carrasco, Mauro Mendonça Filho e todo o elenco e a equipe da novela merecem muito. Em 2017, é a vez de "Liberdade, Liberdade" ou de "Velho Chico". Vamos aguardar!

|| A seguir, veja a lista dos vencedores nas categorias em que o Brasil foi indicado:

MELHOR ATOR
Dustin Hoffman (Roald Dahl's Esio Trot) - Reino Unido
Alexandre Nero (A Regra do Jogo) - Brasil
Florian Stetter (Nackt Unter Wölfen) - Alemanha
James Wen (Echoes of Time) - Cingapura

MELHOR ATRIZ
Judi Dench (Roald Dahl's Esio Trot) - Reino Unido
Jodi Sta. Maria (Pangako Sa'yo) - Filipinas
Grazi Massafera (Verdades Secretas) - Brasil
Christiane Paul (Unterm Radar) - Alemanha

COMÉDIA
Dix Pour Cent - França
Hoff the Record - Reino Unido
Puppet Nation ZA - África do Sul
Zorra - Brasil

NOVELA*
30 Vies - Samuel Pagé - Canadá
Bridges of Love - Filipinas
A Regra do Jogo - Brasil
Verdades Secretas - Brasil

MINISSÉRIE
Capital - Reino Unido
Nackt unter Wölfen - Alemanha
Os Experientes - Brasil
Splash Splash Love - Coreia do Sul

PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO NÃO-ROTEIRIZADO
Adotada, Brasil;
Allt för sverige, Suécia;
Gogglebox, Reino Unido;
I can see your voice, Coreia do Sul.

>>> * Vale destacar ainda o fato de que as novelas das seis "Além do Tempo" e "Sete Vidas" mereciam muito mais serem indicadas ao Emmy do que "A Regra do Jogo", que foi a pior novela de João Emanuel Carneiro. Todas as outras indicações foram muito merecidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Amor à Vida: Paulinha será sequestrada por Ninho e Alejandra, que serão surrados por Bruno e Paloma e recuperam Paulinha