Retrospectiva 2016: o ano da faixa das nove da Globo

Tá certo que 2016 já acabou, 2017 já está aí com tudo, mas muita coisa do ano passado ainda precisa ser relembrada na Retrospectiva 2016, que nesta segunda (2 de janeiro) fala do principal horário de novelas da Globo, o das 21h. Depois de um fracasso histórico com "Babilônia", exibida entre março e agosto de 2015, a emissora começou a exibir "A Regra do Jogo", trama de João Emanuel Carneiro, que ficou de 31 de agosto à 11 de março do ano passado no ar.

No dia 14 de março, estreava uma das novelas mais lindas e poéticas já exibidas. "Velho Chico", de autoria de Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi e Edmara Barbosa (que acabou sendo afastada), foi uma das melhores novelas já exibidas na faixa das nove e também na história. A trama ficou no ar do dia 14/3 ao dia 30 de setembro.

No dia 3 de setembro, estreava "A Lei do Amor", trama escrita pela dupla já consagrada Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. No ar até abril deste ano, provavelmente, a novela em seus dois primeiros meses estava ótima, mas devido à modificações após a realização do grupo discussão, a trama acabou obtendo modificações desnecessárias. Vamos à mais uma Retrospectiva do ano que se passou?


#RETROSPECTIVA2016 - PARTE #06
● A IMPORTANTE FAIXA DAS 21H DA GLOBO

Tradicionalmente, a faixa das nove é a que obtém a maior audiência da televisão aberta. Entretanto, muitas vezes a novela das sete já chegou a ultrapassar a das 21h e em 2016 isso se repetiu em uma proporção jamais vista. As três novelas exibidas no decorrer do ano ---- 'A Regra do Jogo', 'Velho Chico' e 'A Lei do Amor' sofreram importantes derrotas para "Totalmente Demais", "Haja Coração" e "Rock Story", mostrando o quanto o horário está sensível.


A trama principal de "A Regra do Jogo", novela escrita por João Emanuel Carneiro, foi o grande atrativo dos três meses de 2016 que ela esteve no ar. Foram inúmeras cenas marcantes, como a cena em que Tóia descobre toda a verdade sobre Romero, todos os desdobramentos da revelação que Gibson era o grande vilão, o sequestro da Tóia, a morte de Gibson, enfim, os capítulos exibidos durante estes três meses citados tiveram grandes momentos, honrando uma boa novela do João Emanuel Carneiro.

Vários atores se destacaram durante a novela: Giovanna Antonelli (Atena), Alexandre Nero (Romero --- em nada lembrava o Comendador), José de Abreu (Gibson - o grande vilão da novela), Vanessa Giácomo (Tóia), entre outros.

No saldo geral, entretanto, a novela das nove deixou bastante a desejar. Os dispensáveis núcleos paralelos não agregavam em nada na história e pareciam estarem avulsos na trama, resultado de um desenvolvimento equivocado. Os núcleos que deveriam servir para dar um alívio cômico, infelizmente, acabaram não conseguindo realizar o que queria, deixando os mesmos sem nenhuma graça. O lento desenvolvimento da trama principal também prejudicou, fazendo com que a novela prometeu muito e cumpriu pouco.

Na audiência, a trama de João Emanuel Carneiro marcou 28 pontos de média geral, se tornando, até o momento, o segundo maior fracasso da história da faixa. No entanto, a trama conseguiu elevar a audiência da faixa: estreou com 31, cambaleou com médias de 25 pontos, mas no final conseguiu fazer uma reta final na qual marcou entre 32 e 41 pontos. No final, conseguiu cumprir o objetivo de elevar a audiência do horário, deixada na lama por "Babilônia".

No dia 14 de março de 2016, estreava a novela que tinha a missão de seguir com a ascendência de audiência que a faixa das nove tinha voltado a ver (A Regra do Jogo marcou 41 pontos no último capítulo, no dia 11). Uma trama com tudo o que Benedito Ruy Barbosa já havia mostrado e explorado: um enredo rural, onde duas famílias se odeiam e uma paixão à primeira vista move a trama. A história de Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antônio Fagundes) e Iolanda (Carol Castro/ Cristianne Torloni), que se apaixonaram, mas que devido a morte do pai dele, o Coronel Jacinto (Tarcisio Meira) tiveram de se separar e ele se tornar o coronel da fictícia cidade de Grotas de São Francisco, onde ele anos depois tem que conviver com a paixão de sua filha, Maria Tereza (Julia Dalavia) por Santo (Renato Góes) e acaba os separando foi um respiro, após mais de uma década de novelas urbanas na faixa

"Velho Chico", mesmo com uma história batida, conseguiu se diferenciar devido à direção de Luís Fernando Carvalho, que deu um tom poético a novela. A trama ainda contou com grandes atuações de Antônio Fagundes, Camila Pitanga (que se redimiu após a irritante Regina, de Babilônia), Domingos Montagner (que infelizmente morreu durante o intervalo das gravações da reta final da novela), Lucas Veloso, Lucy Alves, Lee Taylor, Selma Egrei, entre outros atores e atrizes que engrandeceram o elenco do folhetim.

"Velho Chico" não foi uma excelente novela, mas agradou devido à maneira que a história foi contada, os grandes atores e atrizes, resultando em grandes cenas, a ótima trilha sonora, enfim, foi uma trama que mesmo diante de duas tristes mortes conseguiu fechar o ciclo da melhor maneira possível. Na audiência, a trama elevou 1 ponto de 'A Regra do Jogo': fechou a sua jornada com 29 pontos de média geral.


No dia 3 de outubro de 2016, estreava uma das novelas mais aguardadas do ano: "A Lei do Amor', trama escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. A história clássica voltava à faixa das nove. Logo no começo, os protagonistas Pedro (primeira fase - Chay Suede; segunda fase - Reynaldo Gianecchini) e Helô (primeira fase - Isabelle Drummond; segunda fase - Cláudia Abreu) se conhecem na Represa de São Dimas e pouco a pouco vão se apaixonando. Quem não gosta de nada disso é Mágnolia (Vera Holtz) e Fausto (Tarcisio Meira). O casal acaba armando um flagra para que Helô pensasse estar sendo traída por Pedro e coloca Suzana (Gabriela Duarte; Regina Duarte) na cama do personagem de Chay Suede. Claro que Helô fica arrasada e acaba se afastando daquela pessoa que ela amava.


Na segunda fase da novela, Pedro e Helô voltam a se encontrar, agora 20 anos depois de todos aqueles momentos que eles passaram. Mágnolia segue ao lado de Fausto, que logo no primeiro capítulo da segunda fase, exibido no dia 10 de outubro, sofre um misterioso atentado, no melhor capítulo da novela até agora.

Infelizmente, a novela sofre por dois motivos. O primeiro motivo acaba refletindo o segundo, pois é uma consequência do mesmo. A baixa audiência alcançada pelas primeiras semanas da novela acabou fazendo com que ocorresse a antecipação da realização do grupo de discussão da novela das nove. O mesmo disse achar a trama "confusa", cheia da personagens e que ninguém sabe se são vilões ou se são mocinhos. Isso acabou fazendo com que inúmeras mudanças começassem a ser feitas na novela, prejudicando todo o conjunto harmonioso da novela. Uma pena. A novela estava ótima até tais modificações começassem a acontecer. A trama já luta para não se tornar o segundo ou até o maior fracasso da faixa das nove e o horário segue em crise.


Com três novelas totalmente diferentes uma da outra, a faixa das nove da Globo em 2016 teve boas histórias, mas segue sem emplacar um grande sucesso ou fenômeno desde "Avenida Brasil", em 2012. Parece que a Globo vai ter muito trabalho para recuperar a faixa mais tradicional de sua programação.

Na próxima parte da Retrospectiva 2016, vamos falar sobre o ano em que as séries dominaram a televisão. A Globo, com "Ligações Perigosas", "Justiça", "Supermax" e  "Nada Será Como Antes" se destacou, assim como o SBT com "A Garota da Moto". A novela 'Liberdade, Liberdade' também será relembrada, uma vez que ela foi exibida nesta faixa. Nesta terça (3), às 9h30, no blog. Aguarde.

+ Retrospectivas:
> o ano da faixa das 19h da Globo
> o ano da faixa das 18h da Globo
> o ano de 'Malhação' na Globo
> o ano da faixa de reprises da Globo
> Especial: os sete anos de CNEC Portal do Sol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira